sexta-feira, 18 de julho de 2014

Uma tarde bárbara!

Todo mundo já sabe que minha casa fica em festa quando o trio do barulho tá reunido pra desenhar, né? Ou melhor, ultimamente o trio só se reúne aqui em casa quando tem festa... Aniversário da minha mãe, meu aniversário e aniversário do meu irmão - um pertinho do outro! E graças a essas datas maravilhosas, consegui mais uma vez encontrar meus amigos Bis e Suco no meu humilde recinto pra jogar conversa fora e desenhar. 

Todos nós estamos trabalhando e sentimos falta do convívio diário que tínhamos na faculdade. Então, sempre que há alguma oportunidade, a gente aproveita pra fazer um encontrão. Desta vez, trabalhamos e estudamos coisas mais elaboradas, que fiz questão de registrar em etapas.

Estudos e desenvolvimentos do Bis (sequencia de cima) e da Suco (sequencia de baixo)

Na imagem acima está registrado começo, meio e "quase-fim" dos desenhos feitos pelos dois. Quando começamos os estudos, o assunto era abrangente, e ao passo em que avançávamos os estudos, o assunto ficava mais restrito ao processo criativo e estudo de desenho em geral (observação das formas, dificuldades de representação, essas coisas). =D

O mais legal de tudo é que temos liberdade total uns com os outros para aceitar críticas e pedir ajudas. Bis e eu passamos um tempo tentando resolver número de cabeças na proporção da fada que ele estava desenhando, e eu pedi dicas de efeito cromado (que ela usou bastante na série Rodentia) para fazer o meu desenho.

Minha bárbara

Sobre o desenho acima, eu havia assistido ao segundo filme da série Como treinar o seu dragão e ainda estava inspirada com os personagens e cenário da história. Hehehe! Enquanto conversávamos, rabisquei isso aí e finalizei usando canetinhas aquareláveis (as mesmas do post anterior).

Foi tão bom fazer essa reunião, e os resultados ficaram tão maneiros!!! Não vejo a hora de poder encontrar o pessoal de novo. Sei que sempre digo isso, mas fazer o quê? É a mais pura verdade. xD

E daí que...
Hoje não teve muita novidade, mas deixei vários exemplos de como uma conversa com os amigos influencia no processo criativo, e como boas ideias surgem ao longo do caminho. Isto é, às vezes você está rabiscando algo sem compromisso e o rabisco acaba evoluindo inesperadamente pra algo super legal. Então, se estiver com bloqueio criativo, mais uma opção válida é juntar os amigos e conversar. \(^-^)/

Fico por aqui. Até a próxima! o/

22 comentários:

  1. Eba!!!!!!!! Sou a primeira a comentar...uhuhuh \o/ \o/ \o/

    Acho super bacana esses encontros. É entre conversas desinteressadas/despreocupadas que tudo acaba acontecendo. Bom esse contato porque um ajuda o outro e todo mundo sai ganhando, né?!

    buáááááááááááá (se jogando no chão e fazendo birra) Eu queria estar ai com vocês!!!!!!

    Enquanto isso não acontece, vamos analisar o desenho.

    Menina, eu fui no cinema na terça e preferi assistir o filme A culpa é das estrelas (a sala do cinema virou piscina de tanto que chorei..rs). Achei que esse do Dragão seria chato, porque assisto ele de sábado (quando não tenho aula) enquanto tomo café...rs

    Voltando à análise:
    1) Desenho super criativo;
    2) Boas proporções;
    3) Cores harmoniosas. Acho incrível como você demonstra facilidade em lidar com cores. Em combiná-las. Tudo fica muio agradável aos olhos.
    4) Essas canetinhas são incríveis. Elas deixam uma suavidade linda, né?!
    5) O look da sua bárbara está um ESCANDÂLO;
    6) Ela ficou bem expressiva e esse "machado" arrasou. A sensação que tenho é que realmente teremos uma próxima cena. O desenho ficou com um movimento. Na verdade tem atitude.
    7) Que papel foi usado?
    8) Estou escrevendo aqui e teclando com você no gmail...hahahaha
    9) Parabéns. Trabalho lindo como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo quando a gente se encontra. Sempre sai alguma coisa legal de se compartilhar por aqui, mesmo não tendo uma produção propriamente dita em algumas vezes, mas dá pra obter discussões e reflexões muito boas.

      Na ocasião em que fui ver o filme, minha amiga estava em dúvida se assistia Como treinar seu dragão 2 ou A culpa é das estralas, só que eu já sabia da fama desse segundo fazer todo mundo chorar. Eu detesto chorar com filmes, e ela também não estava a fim... Então fomos ver os dragões! Muito bom e divertido!

      Sobre o desenho do post, usei aquele papel do sketchbook - vergê 120g/m² coral. A canetinha aquarela funciona muito bem sobre ele.

      Obrigada por seus comentários.

      Excluir
    2. Ainda não sai a procura desse papel para experimentar. Agora lembrei que tenho um saquinho com um papel em casa vou ver se é esse tal vergê e te falo.

      beijos e obrigada pela resposta

      Excluir
    3. Quando comprei esse papel vergê, ele veio numa sacolinha transparente, já cortado (pois comprei numa loja que vende artigos para scrap book). O nome do papel é vergê e o que eu uso tem cor salmão/coral/rosa-alaranjado (nunca sei o nome da cor), mas não sei qual a marca que comprei pelo motivo que citei acima. Mas vi um bem parecido da Filiperson, com preço razoável e em várias gramaturas. ;)

      Excluir
  2. Hehehe, que legal ver esse post com nosso encontro e as produções! Eu pedi o arquivo do meu desenho, mas ainda não dei continuidade a ele, acredita?! Acho que vou fazer uma lista de coisas a fazer e vou inserí-lo lá. Só não posso esquecer de olhar a lista, como fiz com a de filmes que preciso ver. XD

    Voltando ao post... foi mesmo muito legal (de novo!). Realmente as vezes estar numa situação descontraída contribui pro fluxo da coisa. Pode surgir uma ideia coletiva de desenho, que nem a do encontro anterior (Character Design Shuffle) ou isso aí: cada um com sua proposta, mas interagindo e trocando ideia o tempo todo.

    A que o Bis desenhou (que era pra ser uma fada) terminou sendo outra coisa, o meu está com cores chapadas ainda e o seu ficou com um volume sensacional! Ficou muito bem resolvido tanto no uso da canetinha aquarelável, quanto no uso da tinta nanquim. Os cromados também ficaram muito bacanas!

    Preciso ver Como treinar seu dragão 2... mas a experiência com malévola foi tão boa que acho que vou esperar estar quase saindo do cinema. :P

    Até mais ver, Nanikinha! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhhh, Suco, normal. Eu também sinto uma preguiça imensa de continuar desenhos cujo desenvolvimento fica em hiato. Ontem mesmo me deparei com um desenho legal que fiz em 2012 e que nunca finalizei, mas que entrou na lista de retomada.

      Por gostar dessa troca que ocorre entre a gente, é que eu tento fazer do Cappuccino um espaço para que todos possam participar de discussões também. Talvez seja um pouco visionário demais, mas gostaria que fosse um ponto de encontro. *suspira*

      Fico feliz que tenha gostado do meu cromado e dos volumes! Hahahaha! Tive muito medo de defecar o desenho, mas ainda bem que deu tudo certo. Como disse, me inspirei muito no tratamento que você deu aos ratinhos de Rodentia. =)

      Olha, Como treinar seu dragão 2 é uma ótima sequencia! Sei que estamos acostumadas a sequencia de animações ser mesmo um "número 2", mas Como treinar seu dragão 2 foge da regra e é um bom filme, tanto na parte do enredo, quanto na animação, e claro, entretenimento. Me diverti bastante no cinema e saí com vontade de assistir de novo.

      Obrigada pelo comentário, gata! Até mais ver! o/

      Excluir
  3. Nossa muito maneiro isso, é muito bom quando temos alguém para trocar ideias, quem dera eu ter amigos assim, no meu caso tenho meu companheiro de guerra o Wil, lá do nosso blog, mas nunca foi feito algo assim.

    Quanto aos desenhos, como sempre estão muito bons, aproveitando para perguntar, como vocês conseguem deixar o desenho assim no pc, meu scanner é novo, mas a qualidade quando escaneio fica pior que quando bato foto do meu celular, tentei mudar resolução para 600dpi, mas ainda assim perde qualidade, tentei mexer em brilho e contraste do photoshop, ou no ctrl + L, mas não fica bom de jeito nenhum, se puder me passar um macete eu agradeço.

    T+!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia marcar com seu companheiro de blog um encontro desses. Vi lá que ele tá com ideias pra uma série e de repente conversar sobre isso pode render bons frutos para os dois.

      Cris, o que você quer dizer com qualidade? O scanner digitaliza a imagem, e a diferença entre 72dpi ou 300dpi é no que diz respeito a resolução para impressão. Para a imagem ficar mais "bonita", além de mexer nas configurações de brilho e contraste do próprio scanner, você pode usar filtros nela, igual você usa nas fotos do celular.

      As imagens acima são todas fotografias, não escaneei o desenho.

      Excluir
  4. Que legal esses encontros!! Imagino e as horas voam e se agregam muitas coisas e detalhes no repertorio!
    Adorei os desenhos! Seus viking ficou muitoo legal ! Eu assisti como treinar seu dragão...e adorei! Mas ainda não vi o segundo =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora. \o/
      Não deixe de ver o filme, porque a gente acaba saindo do cinema com vontade de desenhar dragões. Hahauahuah Assisti duas vezes e nas duas vezes a vontade se manifestou de maneira igual. XD

      Excluir
  5. Ai Nane deve ser o maximo ter amigos que desenham para fazer encontros assim, amei o post é muito legal desenhar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Miss!
      É muito bom sim, e até os que dizem que não desenham acabam contagiados e começam a rabiscar junto. Maior legal descobrir os talentos escondidos. =)

      Excluir
  6. Oi, Nane!
    Cheguei até seu blog quando estava procurando google afora informações sobre uso de giz pastel oleoso (curiosidade, apenas) e em uma semana já tinha lido todos os seus posts. Você desenha bem demais, e fiquei surpresa quando em um dos textos você disse que nunca fez aulas o . O! Eu adorava desenhar quando pequena, parei por falta de incentivo e por achar que nunca conseguiria me aprimorar sozinha. Fiquei muito estimulada a tentar novamente! Quero te parabenizar pelo blog, pela arte, por ter corrido atrás do que você gosta de fazer e por ser generosa em dividir com a gente suas descobertas. Virei sua fã * . * !!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Andreia! Primeiramente, obrigada por ler o Cappuccino inteiro! Escrevo quase do mesmo jeito que falo, então fico com medo das pessoas não terem tanta paciência comigo. Kkkkkk

      Eu sempre gostei muito de desenhar, desde pequenininha, e nunca fiz curso para aperfeiçoar essa aptidão. Aprendi muita técnica e conceitos durante as disciplinas na Universidade, e depois disso houve uma melhora absurda nos meus trabalhos. Agora corro atrás do "conhecimento" por conta própria, caçando coisa na internet, investindo na compra de livros e revistas... E compartilhando tudo no Cappuccino. =D

      Meu conselho pra você é: volte a desenhar! Se já era algo que você gostava de fazer, então vale a pena continuar, mesmo que seja apenas um hobby. Faz muito bem para a cabeça, é ótimo para relaxar, alegra a vida...

      Abraço! Volte sempre!

      Excluir
    2. É o que pretendo Nane (tão logo seja possível). Como tô enferrujada, tenho certeza que vai ficar uma m... no começo, mas... mais vale um gosto. Era meu passatempo preferido quando criança.
      Vc parece ser mesmo super gente fina (como é que fica isso com acordo ortográfico? Com hífen, tudo junto? Ah, deixa pra lá!). Acho muito legal quando vc e suas "vizinhas de blog" danam a trocar ideias (rá! esse perdeu o acento que eu sei!). Qualquer dia eu palpito nos blogs delas também! hehehe...
      Bração procê!

      Excluir
    3. Bacana, Andrea! =D
      Ficaremos no aguardo.
      Abraço.

      Excluir
  7. Oi nane! Nossa AMEI seu blog, li inteiro, adorei tudo, seu estilo é maravilhoso! Sou uma APAIXONADA por ilustração, e adoraria ingressar nesse mundo hahaha mas não sou uma desenhista tão boa, será que voce poderia me dar algumas dicas? Quando desenho "copiando" de alguma fotografia e tal, fica tudo lindo, mas "de cabeça" nunca sai nada mais que rabiscos parecidos com de uma criança da 3ª série rs.. como voce começou a desenhar? você começou por algum estilo específico e depois criou o seu? por favor me dê uma luz rsrs.. você já tem uma fã aqui, parabens pelo seu trabalho lindo!
    Beijos e ah, tomara que me responda rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei superlisali, tudo bem? Respondo sim.
      Muito obrigada pelas considerações sobre meu trabalho e sobre o Cappuccino. Saber que o que eu faço ajuda a empolgar as pessoas pra desenhar me deixa feliz.

      Sempre gostei de rabiscar coisas, desde criancinha! Copiava desenhos na escola, pintava capa de prova, enfeitava a primeira página dos cadernos... Mais pra adolescência meu traço caminhou pro estilo mangá, mas depois que entrei na Faculdade procurei não me prender somente a isso e procurei exercitar mais o lado cartum. Atualmente considero o meu traço híbrido, mas consigo fazer até coisas mais realistas, quando necessário.

      A "cópia" é uma coisa muito boa em termos de exercício da técnica, mas também é preciso exercitar a parte da criatividade - o que você chama de "de cabeça". Quando for fazer isso, tente ter um objetivo antes de sair criando, como, por exemplo, inventar algum personagem para uma série que você gosta. Pensar em como vai ser a roupa, como esse personagem vai se comportar, depois você inventa o quarto dele, o quintal da casa, o mundo... Tô ajudando? >.<"

      Qualquer dia desses eu faço um Cappuccino mais detalhado sobre isso. Minhas "vizinhas de blog" e eu participamos de um grupo no DeviantArt chamado MDC, que possui desafios mensais de criatividade. Se quiser, será muito bem-vinda por lá, porque a intenção é justamente estimular criatividade e troca de experiências. =)

      Abraço! Espero que eu não tenha te assustado, e que você volte.

      Excluir
    2. Oi nane, não me assustou não hahaha na verdade me deu um ótimo empurrão... Eu também sempre gostei de desenhar, mas em algum momento da vida (aquele em que a gente tem que começar a trabalhar) eu parei por falta de tempo, mas agora estou voltando, e tem sido uma experiência muito prazerosa mesmo...

      Obrigada pelas dicas, elas vão me ajudar muito, até porque também nao quero me prender a um estilo só!
      E obrigada por me chamar pra sentar com vocês no deviantart rsrsrsrs ainda preciso de um pouco de prática e habilidade, mas quando eu subir de level eu estarei lá, batendo cartão, pode ter certeza!

      E eu voltarei, na verdade não saio mais do seu blog, até mais
      :)

      Excluir
    3. Ah, então tá bom!
      O trabalho dá mesmo uma desacelerada nos estudos pessoais de desenho, mas fazendo uma força, dá pra tirar uma meia horinha todo dia pra se dedicar. O importante é nunca parar de vez.

      Esperamos você no grupo! O MDC existe justamente para apoiar o crescimento conjunto, através da troca de experiências, dicas, ideias. Quanto mais, melhor. ^^

      Obrigada por comentar. Até! o/

      Excluir
  8. Tem que juntar essa galera e fazerem uma historia em quadrinhos juntos. Com esse tipo de traco que tu fez a barbara, e as colorizacoes, eu viasulizo que voces podiam criar um quadrinho sobre alguma questao relacionada a Saude, ou meio ambiente, ou animais de rua, por exemplo... Faz um quadrinho ja pronto, colorido e tal... uma cartilha simples, dessas que se distribui. Dai vai e vende a ideia na secretaria de saude da cidade! D uma grana boa e e um bom meio de mostrar os trabalhos. A minha mae sempre diz pra eu fazer isso, mas eu nunca fiz. Me lembrei agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rosali! Que ideia boa, heim?! A gente sempre gostou de fazer trabalhos junto, e um projeto assim seria uma ótima oportunidade de reunir o grupo de novo. Atualmente estamos com projetos pessoais em andamento (trabalho, graduação, estágio, essas coisas), mas quem sabe num futuro próximo não role de fazer uma proposta assim ou então tentar os editais das secretarias. A maior dificuldade no momento é a falta de tempo. =P

      Poxa, você é talentosíssima! Acho que conseguiria fácil fááácil uma coisa dessas! Agora que lembrou, manda brasa. Hahaha

      Abraço e obrigada por aparecer aqui no Cappuccino. =)

      Excluir