domingo, 24 de agosto de 2014

Gambiarra - Pincel com reservatório de água

Existe nesse mundo uma ferramenta maravilhosa chamada Pincel com reservatório. Como o nome já diz, é um pincel que possui um reservatório acoplado nas cerdas, que você pode deixar cheio de água e molhar constantemente a ponta do pincel sem precisar ficar mergulhando ele num copo o tempo todo. A ferramenta, além de ser de grande valia aos preguiçosos, permite que o "artista" leve suas aquarelas pra lá e pra cá sem precisar carregar na bolsa um volumoso recipiente para encher de água.

Pincel com reservatório da marca Sakura, linha Koi.

Não é um item caríssimo (está na faixa de uns R$18, e o preço varia de acordo com o tamanho), mas é um investimento a ser feito com material de desenho/pintura/etc que eu fico adiando. Na verdade, não é algo que preciso ter, e eu só teria pela possibilidade de tirar onda pintando com aquarela numa viagem de ônibus até a casa da Suco, por exemplo. E bom, as minhas vizinhas de blog têm e fazem uma propaganda danada!


Da esquerda pra direita: materiais da Débora, Silvia e da Suco.
Clique na imagem para ler a postagem no blog de cada uma delas.

Aí, neste final de semana, num curto momento de ócio, encontrei: um pincel velho no porta pincéis; uma caneta esferográfica seca (dessas com tubo de acrílico) no porta lápis; cola adesiva e cola instantânea numa das minhas gavetas... Se você costuma ler o Cappuccino, já sabe o que fiz em seguida.

A Gambiarra:
Primeiro, com ajuda de uma goiva, separei as cerdas do cabo do pincel; depois desmontei a caneta e reservei todas as peças (tampas, carga e tubo).

Tive cuidado de cortar o pincel sem danificar a base das cerdas no alumínio.

Em seguida, encaixei a ponta de alumínio das cerdas do pincel no tubo da caneta, no local onde ficaria a ponta dela. Feito isso, usei cola instantânea para fixar as peças e cola adesiva para vedar os buracos do tubo. Mas não pode ser vedado aquele buraco de cima do tubo, pois é por ali que a água vai entrar, sacou?

Em função do modelo da caneta usada, precisei tapar os furos que tinha na tampa superior do tubo.

Uma pausa para falar de Física - aquela matéria que te fazia tirar 1,5 numa prova valendo 10.
Se tiver algum físico de verdade lendo isso, saiba que sou mais ou menos leiga no assunto e tentei explicar a coisa de maneira simples.


Bada bim, bada bum! Agora você sabe como um pincel com reservatório funciona.
Mundo de Beakman é nóis! 

(E se alguém, por ventura, quiser ler mais a respeito, procure fluidos no livro de Física mais próximo.)

O teste!
Esperei um tempão a cola secar, enchi o tubo de água, fechei a tampinha de cima e chequei se havia algum vazamento. Estava tudo ok, com uma aparência horrível, mas ok.

 O teste de qualidade...

Peguei uma caneta aquarelável e fiz um círculo no papel, daí usei o meu super-mega-ultra-blááááster pincel com reservatório pra aquarelar. Funcionou muito bem! Fiquei feliz com o resultado da minha gambiarra hoje. Tenho certeza que será muito limitado o uso dele, mas espero que eu consiga usar bastante e que nenhum acidente aconteça (molhar minha mochila toda, por exemplo).

Atenção: não façam isso em casa!
Acho prudente avisar que as gambiarras mostradas neste blog são apenas demonstrações de como eu resolvi (ou tentei resolver) algo mão-de-vacamente. Meu conselho é que façam as coisas do jeito correto e seguro, seja comprando um produto confiável ou procurando assistência técnica do fabricante. Obrigada.

18 comentários:

  1. GENIUS!!!! Acho que vc devia patentear essa ideia logo, antes que comecem a vender por 5 reais o_o E agr deu vontade de assistir o Mundo de Beakman XD #madrugadaBeakman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhauahauha! Já pensou? xD
      Mas é aquele negócio, só vale a pena arriscar fazer isso se tiver tudo em casa, jogado na gaveta, como foi o meu caso. Se fosse pra comprar tudo separado, valeria mais a pena ($) comprar o pincel com reservatório "oficial".

      Também fiquei com vontade de assistir O Mundo de Beakman, mas tô com tanto sono que acabaria dormindo na metad....zZzZzZz

      Excluir
  2. Nanekmaaannnn!
    Rsss achei o máximo rsrs Alias acho o máximo como você resolve as coisas, aqui também vivo achando soluções.... eu fiquei procurando um gode legal a semana toda na net, queria um daqueles com tampa...com bastante espaço pra fazer mistura, ai eis que no trabalho olho do lado e vejo uma bandeja de petiscos, que eles fazem lá...branquinha, com 3 divisões. Não é o que eu queria claro mas o precinho supimpa e vem 6 no pacote, fui na area comercial e ja comprei um pacotinho que me entregaram na hora kkkkkkkkk ate eu não ter meu gode perfeito eu vou ficar muito feliz com esse! rsrs
    Acho que a questão é olhar em volta e achar soluções mesmo.

    Mas não desista de comprar um pincel com reservatório, tenho certeza que você não vai se arrepender, com ele vc aperta dos ladinhos e dosa a quantidade de água. Mesmo estando em casa é o que mais estou usando no momento.

    Beijos Nane =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nanekman"?! Hahahahha ai ai...
      Você tá coberta de razão, Débora. A gente precisa olhar em volta e achar soluções, mesmo que não sejam definitivas, mas que quebrem o galho e que de alguma forma agucem nossa mente criativa. rs Fiquei curiosa sobre a bandeja de petisco, você vai mostrar no Canto da Mesa?

      Estou com planos de comprar um pincel com reservatório de verdade qualquer dia desses sim. Por enquanto, como não dá pra apertar o tubo, desenrosco a tampa de cima para controlar o fluxo de água. kkkkkkk É muito mais complicado, né?

      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
    2. Preparando post do blog..... rs

      Excluir
  3. Hahahahaha... Mais uma gambiarra de Nane MacGyver!

    Ok, talvez vc seja muito novinha pra conhecer: MacGyver era o personagem da série dos anos 80, “Profissão: Perigo” (poxa, acabo de me denunciar). O cara era capaz de explodir coisas com chiclete mastigado (https://www.youtube.com/watch?v=B1-3zd8sSgw).

    Muito legal, até seu ócio é criativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ledo engano seu, cara Andrea!
      Eu conheço MacGyver sim (me denunciei também). Hahahaha

      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Sério que você conhece MacGyver?????
      hahhahahahahahah

      Excluir
  4. Eu acho que apesar dele não estar esteticamente agradável, e ser uma baita solução mão-de-vaca pra aquisição de um material, o jeito como você solucionou seu problema foi demais!

    A pior parte, acho, é ter que contar com conhecimentos em física pra fazer a coisa funcionar, quando a caneta com reservatório de água "original" conta com um corpo maleável pra você "espremer" a água, e um pedacinho de esponja antes das cerdas que ajuda a conter a água e manter a umidade baixa enquanto você não "espreme". :)

    Não sei se você sabia desses detalhes "técnicos", mas vale a pena contar, caso você pretenda algum dia dar um upgrade no seu craftsmanship! Hahahaha! XD

    Sobre a aparência, você podia cobrir ele com fita adesiva... será que fica menos feio? :P

    Tirando toda a zueira, legal você ter feito essa loucura toda e ter disposição pra vir contar. Pelo menos dessa vez você não tomou choque, nem se machucou, nem quebrou tudo, etc!

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suco, obrigada! Eu fiquei satisfeita apesar da aparência esquisita.
      Só não rola encapar, porque daí eu não vou conseguir acompanhar o nível de água no tubo. Hahahah Já pensou no pepino? xD

      Acho que entender de física não foi a pior parte, e sim a melhor. Se eu não manjasse dos paranauê, talvez não conseguiria chegar neste resultado. Já tive oportunidade de ver e manusear os pinceis com reservatório (seu e do Bis), mas acho que se fosse tentar reproduzir algo mais "fidedigno", seria um trabalhão e tanto.

      Pretendo, num futuro, adquirir um pincel de verdade. Eles são mais compactos que esse tubo de caneta e ocupam menos espaço. =)

      Até! o/

      Excluir
  5. Concordo que você deva patentear....rs
    Você colocou o MacGyver no chinelo.hhahaha
    Adorei a criatividade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei MacGyver no chinelo e usei como abridor de lata. Hauahua!
      Brinceira. Obrigada pelo seu sempre gentil e carinhoso comentário, Silvia.
      Bjos

      Excluir
  6. Adorei a gambiarra!
    Ignorarei o aviso e farei aqui em casa! Tenho todos os materiais! Só espero que dê certo!
    Também fiquei com vontade de ter um pincel com reservatório de água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha ok, tome cuidado e boa sorte!
      Não esqueça de contar o resultado depois. =D

      Excluir
  7. ao invés de água da pra colocar nanquim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, mas é importante lavar sempre depois de usar, pois o nanquim seco fica impermeável, entupindo o tubo e endurecendo as cerdas.

      Excluir