terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pokemon Black & White

Mais uma brisa pra fazer meu dinheiro voar: o mangá de Pokemon Black & White lançado há pouco pela Panini. Como estou bem perdida ultimamente sobre essas coisas de mangá, só soube da novidade porque meu amigo pediu ajuda para achar a revistinha nas bancas da cidade.

Capa do volume 1

Beleza, né... Quando achei na banca, comprei pra ele. Mas qual não foi a minha surpresa ao ligar pro danado do infeliz meu estimado amigo e descobrir que outro amigo dele já tinha arrumando o exemplar?! Xinguei, claro, e fiquei com o mangá pra mim. Devorei e estou ansiosa pro vol. 2!

Não sou fanática por Pokemon, do tipo que decora os nomes e evoluções... Verdade seja dita, só fiz isso enquanto só existiam 150 no total (151 se contarmos o Mewtwo), quando passava o desenho na TV, e quando só havia os jogos Red, Blue e Yellow - este tenho até hoje emulado no celular. Ok, admito! Pra uma não-fanática, até que gosto bastante. rs

Naquela época, era o único jogo que meu PC conseguia emular.
Hoje quem emula é o celular tijolinho. *suspira* 

Quando comecei a ler o Black & White me perguntei "cadê o Prof. Carvalho?" e "Quem é esse moleque parecido com o Ash?", mas como o mangá conta a história de outro menino e explica tudo direitinho, me deixei levar. O desenho é muito bem feito, a história (apesar de ser um repeteco de pegar insígnias e tal) é divertida, e, aos poucos, fui deixando de lado meu preconceito conservador.

Após leitura do mangá...

Ficou feio porque sou uma cabeça-dura incorrigível.

Comecei o desenho despretensiosamente, querendo usar só nanquim, e no fim inventei de usar aquarela pra colorir... num papel inadequado para a técnica. Resultado: cagou estragou tudo! Mas não desisti e refiz - porque "cabeça-dura incorrigível" pode virar "persistente" dependendo da situação.

Refiz o desenho em papel adequado e voilà!

No primeiro, que deu errado, usei apenas aquarela em pastilha da Pentel; no segundo, que deu certo, usei lápis aquarelável da Faber Castell no Pokemon e Ecoline no fogo. Os picos de luz foram feitos com nanquim branco. Aproveitei a empolgação pra fazer os outros dois pokemon iniciais desta série.

Pokemon "lagartinho verde", e pokemon "ursinho azul"! xD

Nesse segundo estudo usei algumas cores de marcador Tombow para preparar a base de cor e depois usei lápis de cor pra dar volume. Em vez de nanquim branco, usei caneta gel nos pontos de luz. A sombra cinza foi feita com marcador à base de álcool. Todos os desenhos foram feitos usando referências tiradas das páginas da hq, e pra colorir me orientei pela capa. Espero que os fanáticos por Pokemon me perdoem caso alguma coisa esteja errada. XD

Se você quiser rir um pouco do rico universo do jogo Pokemon, existe uma webcomic chamada Super Effective muito legal de se ler (mas tá em inglês). Choro de rir com ela!! No caso deste post se perder no limbo, também vou deixar o endereço ali do lado, em "Recomendo". 

Até a próxima! o/

12 comentários:

  1. Nossa agora bateu a nostalgia de quando eram "apenas" 151 pokemons hein!

    Sem dúvidas que o segundo teste ficou melhor, apesar do traço ser o mesmo, a colorização fez toda a diferença. Não só pelos materiais usado, mas pelo resultado final. O desenho ficou mais iluminado e com a cor mais quente.

    Esse pokemon espirra meleca de fogo, é isso mesmo? xD

    Esse outro verdinho até tem cara de pokemon também, mas esse ursinho ai é muito esquisito parece um panda com o focinho picado por abelha e vestindo um pijama azul uaheuaheuah


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahhh... no primeiro estudo tudo virou uma meleca mesmo! O papel umedeceu demais e começou a rasgar, a tinta misturou com o nanquim do contorno, o pincel ficou sujo e eu não vi... Deu tudo errado!

      É isso mesmo, um porquinho que solta fogo pelo focinho. O nome desse pokemon é, pasme, Tepig. =S Os outros são Snivy (que eu não sei exatamente o que é) e Oshawott (acho que era pra ser um castor, apesar de realmente parece um panda).

      Falando em nostalgia, meu coração acelerava só de ouvir a abertura começando: "Esse meu jeito de viver / Ninguém nunca foi iguaaa-a-a-al / A minha vida é fazer / O bem vencer o maaaaal..."

      Excluir
  2. Nó Nane, os desenhos ficaram perfeitos (mesmo o que você disse que estava errado). Pokemon, melhor época é a primeira temporada. Nostalgia total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mateus! Obrigada!
      Vi que você compartilha dessa opinião quando li seu tutorial de pintura com guache, usando o Tentacool como modelo. Preciso ir lá comentar qualquer hora dessas, mas antes eu queria tentar reviver minhas Talens pra ver se consigo produzir um estudo decente.

      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Oi Nane!! Eu não entendo muito de pokemons, assisti o primeiro episodio a pouco tempo...achei bem legal. Os "bichinhos" são muto fofos!

    Gostei muito dos seus desenhos e adorei a sombra sutil ao redor dos dois últimos...!

    =D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!!!
      Alguns são fofos sim, mas tem uns que...credo! Medonhos! rs
      Há muito tempo não desenhava um pokemon, então fiquei feliz de ter feito esses.

      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Ó, você sabe que eu não sou nada fã de Pokémon. Assisti sim, durante algum tempo, mas nunca fui vidrada, sempre dando preferência pra Digimon. Mas mesmo assim, não tenho como permitir que você fale mal do Oshawott! Ele é muito fofinho (palavras de quem viu vários episódios de Black and White no Cartoon de madrugada)!!! XD

    Que bom que você resolveu insistir em refazer o Tepig! Ficou muito melhor o resultado com o material adequado. A Snivy e o Oshawott foram um plus. :)

    Saudades de quando eram só 150 Pokémons e de quando eles falavam a coisa com plural. Por mais que "os Pokémon" seja o "correto", pra nós soa muito cacófato! :P

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suco. Eu não assisti aos episódios dessa temporada de B&W, só tive contato pelo mangá mesmo, então ainda não consegui "captar a essência" de cada pokemon novo e dos personagens. Oshawott pode ser fofinho, mas ainda não percebi isso no mangá. rs

      Obrigada por seu comentário. Tô com vontade de desenhar mais, pena que o tempo não está favorável pra isso no momento. =/ Tá corrido aqui, você sabe né.
      Bjs.

      Excluir
  5. Eu quase chorei quando vi que essa HQ seria lançada no Brasil, tô louco pra ler!

    A arte está ótima como sempre, Nane! Gostei de ver meu favorito da quinta geração ai (O Oshawott... o ursinho azul! xD)

    Beijão e tudo de bom! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Obrigada, Ary!
      Eu gostei bastante desse Tepig, porque prefiro pokemons de fogo, mas achei as evoluções do Oshawott muito mais bonitas. =P

      x(:)D

      Excluir
  6. Ooi nane, passei aq p dxar uma sugestão hoho. Como vc tem vários materiais de pintura e manja de desenho, qria mto ver umas postagens suas sobre lettering e caligrafia. S2 Acho q seria bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasha!
      Sugestões são sempre bem-vindas!! \o/
      Lettering e caligrafia não são meus pontos fortes, mas procurarei atender seu pedido em breve, deixando boas referências e estudos pessoais (vou me esforçar). Obrigada!

      Excluir