quarta-feira, 1 de outubro de 2014

#MDC 6 - Sepiatember

Inspirado pelo movimento "Inktober" (que consiste em fazer um desenho à tinta por dia durante o mês outubro), o tema escolhido para o MDC de setembro foi "Sepiatember", fazendo um trocadilho com as palavras sépia (nome chique da cor marrom) e September (setembro em inglês). A ideia seria trabalhar durante o mês um desenho apenas usando tons de sépia. No cappuccino de hoje vou focar o discurso mais para o processo criativo e desenvolvimento, uma vez que o resultado do meu estudo já está postado no grupo MDC-Brasil.

Detalhes do desenho.

Diferente do mês passado, que trabalhei a Mary Poppins com afinco durante os 30 dias do prazo, desta vez vacilei feio. Na verdade estive muito ocupada ultimamente resolvendo problemas de adulto, o que acabou bloqueando um pouco a criatividade e a vontade de desenhar, mas saiu!

Processo criativo:
Quando finalmente parei um pouco pra me dedicar ao desafio (semana passada), as buscas que fiz foram: lembranças de coisas, sentimentos e objetos com essa cor; em seguida pesquisei mais sobre o significado da cor e pensei em como poderia usá-la; e por fim, paletas diversas com tons de marrom para tentar reproduzir com os materiais de casa.

Trecho retirado do livro Psicodinâmica das cores em comunicação, página 104.

Paletas que achei, inclusive em imagens de estojos de maquiagem.

Depois da pesquisa, escolhi trabalhar com os aspectos de melancolia associados à memória e ao elemento terra. Enquanto pensava nessas coisas e rabiscava despretensiosamente um papel, me ocorreu fazer uma nova situação envolvendo aquela personagem do post quarta-feira de cinzas.

Desenvolvimento:
Agora eu não lembro muito bem o que estava passando na minha cabeça. Acho que nem estava preocupada em produzir para o MDC, apenas rabiscando, sabe? Mas ficou tão legal e bem resolvido (sim, um rabisco bem resolvido), que serviu perfeitamente para a ocasião.

Desenho pequeniniiiiinho e despretensioso.

Às vezes um desenho pequeno fica bem feito porque o espaço para trabalhá-lo é muito limitado, então é comum a gente se frustrar ao fazer o mesmo desenho um tanto maior. Neste meu caso não teve muito disso porque o desenho inicial já era muito ingênuo e eu detalharia mesmo a ampliação dele... Aí, peguei um papel maior e "re-rabisquei", já pensando certinho em proporções, enquadramento dos elementos e quantidade de planos. 

Rascunho elaborado.

O rascunho (e consequentemente o desenho final) é quadrado e tem 21cm de lado. Como não queria estragar o rascunho, fiz uma cópia dele para estudar onde entraria cada tom de marrom.

Estudo de cor, luz e sombra.


Depois disso, veio a parte da bagunça! Apesar de ter testado meus marrons de lápis de cor, resolvi trabalhar com Ecoline. Existe vários tons de marrom de Ecoline, mas eu sou mão de vaca misturei as cores que tinha aqui para chegar no sépia. [Receitinha rápida: preto + vermelho; vermelho + verde (azul + amarelo); Se quiser mais escuro, põe mais preto, se quiser mais claro, mistura água e seja feliz.]

Pra quem gosta, taí meu papel de teste das misturas.

Desta vez, finalmente usei papel pra aquarela (Canson 300g/m²)! A experiência de usar o papel adequado para a técnica é uma benção divina. rs Até então sempre tinha "dado um jeitinho", improvisando com papeis de gramatura mais elevada, não necessariamente de linha específica para tinta mais aguada... e vou continuar fazendo isso pra não gastar o papel bom e caro. rs


Etapas de colorização e finalização.


Você consegue aquele efeito no céu jogando sal grosso sobre o papel úmido, pois a pedra sal absorve a tinta e deixa pontinhos mais claros onde estavam. Viu? Além de temperar churrasco e curar mal olhado, sal grosso serve pra ajudar no desenho também. =)

Há mais algumas informações sobre esse trabalho aqui. Mais uma vez, o convite para participar do MDC está sempre aberto, basta ter uma conta no DeviantArt e pedir pra entrar. Espero que tenha sido útil relatar o processo criativo e as etapas de desenvolvimento, embora acredite que o tamanho do post tenha desanimado sua leitura. 

Vou lá pra mesa começar meu #Inktober.
Até a próxima!

14 comentários:

  1. Nane, ficou fantástico!
    Aquilo é sal grosso? Nossa que sacada!
    O desenho ficou muito bonito e o processo de criação, nem se fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mateus!
      É sal grosso sim. Você deixa o sal grosso em cima da tinta, e quando secar, é só tirar as pedrinhas de lá. Quem já fez uma experiência linda com isso foi a Débora, depois procura lá No Canto da Mesa (o blog). =D

      Excluir
    2. Depois vou procurar, que bacana. Estou precisando aprender essas maldades. (kkkk)

      Excluir
    3. Beleza! Aguardo seus estudos lá no blog. ;)

      Excluir
  2. Não desanimou minha leitura nenhum pouquinhozinhooooo!
    E aproveitando já vou elogiar todos os detalhes que você se preocupa em passar, do teórico ao pratico! Obrigada pela receita kkkkk

    Adorei a ilustração, e amei o fato de você ter usado o tom sépia sem medo.... porque eu tive, talvez a falta de pratica me deixou timida =)

    Como eu disse no post do Deviantart da vontade de me juntar a eles, de abraçar todo mundo e acender uma fogueira rsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que não desanimou! \(*-*)/
      Juro que tento ser resumida, e me policio bastante para não detalhar demais as coisas, mas não adianta... o post é sempre gigantesco. Acho que peguei o "mau costume" depois do TCC. rs

      Aquele papel de teste (aquele ali cheio de mancha) serve justamente pra tirar esse medo de usar as cores, porque aí a gente já tem noção de como vai ficar. Antes de colorir o desenho, dá pra testar as misturas e já pensar "esse tom vai pra roupa, esse outro vai pro cabelo...", entende? Pelo menos foi a maneira que encontrei pra me sentir mais segura.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Nesse trabalho deu pra perceber o tamanho do poder que as cores tem na composição.

    Achei que utilização desses tons deu mais dramaticidade à ilustração, que ser naturalmente mais azulada.

    Olhando assim, parece que a menininha que ir ou voltar pra lua hehehe.

    Parabéns pelo desenho, o processo de criação também foi muito interessante. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sr. Momotaro.
      Uhum, cores são bem poderosas mesmo.
      Eu acho que a menina quer ir pra lua... ela é muito nova pra já ter ido lá antes.

      Muito obrigada por sua visita e seu comentário. ;*

      Excluir
  4. O desenho ficou muito bonito, parabéns. Fique um tempinho pensativo, só olhando os detalhes do céu. mas o melhor pra mim foi ver as etapas, principalmente o estudo das cores. Na hora que vi o titulo e as primeiras fotos já fiquei ansioso pra saber como você tinha feito hehe.
    O esquema do sal deu um efeito tão da hora que eu já tô pensando em alguma ideia pra aplicar essa técnica.
    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor, seu sumido! rs
      Viu como não é um bicho de sete cabeças esse efeito com sal? Eu conheci essa técnica indo na casa da minha tia tingir seda, aí um belo dia vi no blog da Débora esse truque aplicado lindamente no papel. Faça também qualquer hora dessas. =D

      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada!

      Excluir
  5. Como disse lá no deviantART, ficou muito linda a composição, mas ao invés de melancolia, eu senti mais afetividade. Acho que a interação entre os personagens e o tom mais quente da ilustração podem ter contribuído pra isso!

    Vou repetir todo mundo aqui dizendo que adorei acompanhar o processo todo. É uma pena que a falta de aparelhos te impeçam de gravar vídeos mais detalhados, mas fico feliz de você tentar compensar isso postando recursos infinitos, desde o thumbnail até os testes de cor! :D

    Super legal, viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar aqui também, Suco.
      Aqui no Cappuccino é sempre mais detalhado do que lá, porque tento expor o processo todo, enquanto no DA posto apenas o resultado e questões técnicas "mais pontuais".

      Minha câmera é velha já e talvez a bateria esteja dando seus últimos suspiros, e não aguenta muito tempo ligada. Quem sabe no dia que eu tiver um smartphone, consiga, finalmente, filmar o processo inteiro (porque daí eu deixo direto no carregador pra bateria não acabar no meio do vídeo rs).

      Valeu! o/

      Excluir
  6. Ahhh, a menininha e o lobo voltaram <3 Amei o cenário e o tom de sépia que você conseguiu!
    Aprendi essa técnica do sal na minha aula de pintura e fiquei de boca aberta quando vi o resultado xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal essa técnica né? Dá vontade de sair usando em tudo, sem critério algum! Hahaha

      Fico feliz que tenha gostado do retorno da menina com o lobo. Também gosto dos dois, e o bom resultado me deixou muito contente.

      Excluir