terça-feira, 18 de novembro de 2014

Suco e Lettering

Neste último semestre, minha amiga Suco se matriculou numa disciplina de desenvolvimento de tipografia. Logo nas aulas iniciais, os alunos tiveram que fazer exercícios de desenho de letras em vários estilos usando penas caligráficas e tinta nanquim. Empolgada com os resultados da Suco, aceitei o convite para passar uma tarde na casa dela mês passado e tentar pegar um pouco de conhecimento por osmose, desenhar a toa e colocar a conversa em dia.

Foi neste dia que fiz a fanart de Rodentia! (foto retirada de: joyce_carmo)

Há algum tempo ela já havia feito alguns testes de lettering bem legais e com essa ida na casa dela, me empolguei e quis arriscar algumas coisas também. Começamos com alguns exercícios bem básicos, usando nanquim colorido e buscando referências de um livro (Suco, poderia deixar um comentário com o nome do livro, please?).

Usamos pena caligráfica de ponta chanfrada para fazer as letras.

Depois disso, discutimos sobre desenhar algo para colocar em prática o que aprendemos com os exercícios. Chegamos a conclusão que faríamos cartas de baralho com uma letra "A" bem firulenta. Foi divertido demais desenhar junto com ela e gastar as tintas todas! Ao contrário do exercício com pena, desta vez fizemos o desenho do contorno da letra antes de preencher com nanquim preto.

O meu foi de Copas, o da Suco de espadas.

Sem contar que acabamos passando depois na papelaria pra eu torrar meu capital com coisas que não precisava: nanquim verde e 100 folhas de papel branco, 120g/m². Já posso ficar 2015 todinho sem me preocupar com material de desenho, porque 2014 foi o ano da ostentação!

Em casa, ainda empolgada por conta do fim de semana, consegui desenvolver vários exercícios de lettering durante a semana. Nenhum deles ficou bom, mas valeram como exercício. Por causa do Inktober, boa parte das produções iniciadas lá foram parar na minha galeria.

Estudos, rabiscos descompromissados.

Para ver os exercícios finalizados de Lettering, usados como atividade do Inktober, veja minha galeria do Deviant Art. No Google imagens a gente acha milhões de referências e dá pra deixar a imaginação rolar solta. Foi bastante divertida essa experiência, pois foi algo que nunca arrisquei fazer antes, e agora é questão de prática para conseguir fazer algo bom. =)

Até a próxima! o/

4 comentários:

  1. Nossa parabéns para você e a Suco pela disposição de fazer um lettering manualmente! Precisa de muito treino para conseguir um traço bom.

    Quando preciso fazer algo mais caligráfico eu recorro ao computador mesmo, onde eu posso criar meus brushes e fazer ajustes do desenho das letras xD

    A ilustração da carta ficou muito boa. =]

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sr. Momotaro!
      Acho que pra ficar boa nisso, preciso treinar bastante. Cada uma tem o método que acha mais confortável, e eu prefiro fazer no tradicional antes de levar pro computador. Você fazer direto digitalmente deve poupar mais tempo de trabalho. Legal!

      Valeu por comentar. ;*

      Excluir
  2. Esse dia tá deixando muita saudade. Se não me engano foi a última vez que nos encontramos pessoalmente também! Poxa vida! Essa coisa de ser adulto é uma droga!

    E eis que finalmente estou vendo o Gollumzinho que você tinha dito que desenhou, HAUEHUEAH. Devia ter acabado ele, viu?!

    O nome do livro que usamos aqui em casa é The Art of Calligraphy, do autor David Harris. Tem em português já com o nome de A Arte da Caligrafia. :)

    Eu gostei muito de estudar caligrafia e tipografia nesse semestre. Vou continuar praticando pra ver que bicho que dá! :D

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tenhamos em breve outro dia tão divertido quanto esse! Preciso te entregar uns materiais de desenho que comprei na última ida à papelaria. s2

      Valeu por deixar o nome do livro! Também pretendo estudar e praticar mais. Obrigada pela inspiração, "miguxa"!

      Excluir