sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Todo mundo é criativo!

Para alguns, a palavra "criatividade" é um bicho de sete cabeças, e acham que ser "criativo" não é para qualquer um. Bom, não é por aí... Todo mundo é criativo. A criatividade não existe somente para desenvolver o campo das artes, mas sim da necessidade humana de resolver problemas. Criar é pensar com foco em alguma coisa/situação, fazer a cabeça trabalhar, simples assim. E acredito eu que pensar é algo que todos fazemos (ou deveríamos fazer) o tempo todo.

Como ser criativo?
Minha resposta seria: "estimulando seu cérebro". No contexto da minha vida profissional, a criatividade geralmente está associada à resolução de problemas comunicacionais, conectando informações de todo o estudo que fiz sobre o assunto com experiências pessoais, vivências, com a parte ferramental técnico - o famoso "mão na massa". Quem acompanha o Cappuccino vê vários exemplos do meu processo criativo para resolver um desenho. =)

Ultimamente tenho acompanhado as séries do tipo Masterchef e vejo claramente a criatividade rolar solta na cozinha. Os participantes muitas vezes se deparam com ingredientes novos, ingredientes limitados, ou coisas que nunca comeram na vida, e precisam preparar um prato requintado para ser avaliado por 3 chefes de cozinha renomados. Ou seja, problemas que precisam ser solucionados fazendo o cérebro trabalhar.

O que tem pra hoje?
Separei uns vídeos de palestras bem legais que falam sobre processo criativo e como a criatividade gera inovação. Cada vídeo tem cerca de 15 minutinhos, e são bem tranquilos de assistir.

Você é criativo? - Johnny Ferrari fala sobre a importância do olhar diferenciado


  Processo Criativo Gunddens - metodologia usada pelo humorista Murilo Gun

Como criatividade gera inovação - Martha Gabriel

Então, partiu botar a mão na massa?
Tô indo lá! Até a próxima! o/

2 comentários:

  1. Nossa Nane, adorei essa postagem. O vídeo da lagarta e borboleta eu até baixei para "estudar". KKKK Vou ficar aguardando a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana o vídeo né? A Martha fala as coisas com muita clareza e é fácil entender e contextualizar. Que bom que gostou do post com a compilação. Obrigada por comentar!

      Até breve! o/

      Excluir