terça-feira, 10 de março de 2015

Carpas oleosas

Ei! Como vai?
Dei uma sumida nas últimas semanas, mas foi por uma boa causa. Este ano começou com a corda toda e não tive tempo livre para conseguir escrever com calma as postagens do blog. Durante o primeiro semestre de 2015, vou dar aulas da Universidade Federal do Espírito Santo como professora voluntária em uma disciplina optativa sobre design da informação em mapas, então meus dias se resumem em trabalhar fora o dia todo e planejar e montar a aula da semana durante a noite, e dormir quando sobra tempo entre as atividades.

Na véspera do primeiro dia de aula, ou seja, meu primeiro dia como professora, fiquei tão pilhada de ansiedade, que o sono foi embora. Daí catei meu estojo de pastel oleoso, abri o Google imagens para pesquisar referências e resolvi gastar a energia desenhando.

Alguns resultados da pesquisa usando a palavra-chave "Koi fish".

Vou me mudar este ano e queria deixar meu novo cantinho bem oriental e zen... E todo espaço que conheço com essa temática possui um lago com carpas. Esse pensamento me motivou a desenhá-las, já que não posso fazer um laguinho dentro do apartamento. Além disso, eu meio que quis encarar o desafio de representar peixes com pastel oleoso, trabalhando manchas, texturas e movimento, sabe?

Etapas de desenho e colorização com pastel oleoso.

O desenho foi feito em papel layout A3, 180g/m², com bastões da marca Pentel, os mesmos que usei na Princesa Trubufu e no Mario, utilizando inclusive a mesma técnica. Depois de colorir, apliquei solvente sobre a pintura para mesclar as cores, e por fim, voltei com os bastões de pastel oleoso para detalhes, sombras, reflexos e texturas.

Antes e depois.

Olhando de perto é uma borralheira danada, mas de longe até que melhora. Gostei bastante do resultado, lembrou muito obras impressionistas (movimento artístico que eu mais gosto, diga-se de passagem), e pretendo exibi-lo emoldurado em alguma parede.

Experiência divertida e relaxante! (*-*)

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Nossa Naneh a(o) "pintura / desenho" ficou fantástica(o). Adorei o resultado, ficou mesmo parecendo impressionismo. As cores da água e os reflexos de luz e sombra nos peixes ficaram "indecentes". (kkk)

    Nunca dei muita moral para o pastel oleoso, olha que preconceito idiota: toda vez que tento usá-lo, acho o material muito limitado, tipo coisa para criança – más estou bobo com esse desenho, ficou muito bom mesmo. o .O A ferramenta certa na mão certa, faz milagre.... vish!

    Parabéns pela iniciativa fêssora e boa sorte em sua nova jornada. É maldade da sua parte chamar a princesa de trubufu, ficou até bonitinha. (kkk)

    Apartamento novo? Ateliê novo, quero ver fotos aqui hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus! "indecentes" lol Me deu muito trabalho resolver esse lance aí de reflexos, luz e sombra, água... A água foi o maior dos problemas! Representar água é muito difícil, tá dooooido!!! Sofri.

      Existe sempre aquele grupo de material que ninguém dá muita bola, né? Bastões de cera em geral estão nesse grupo, mas acho que sempre dá pra fazer algo surpreendente. Já viu as coisas que a Silvia Meneses faz com lápis de cor? Lápis de cor!! É incrível a técnica dela para colorir. E você com suas guaches também não perdem em nada. Hunf! "A ferramenta certa na mão certa, faz milagre...."

      Mais uma vez obrigada pela força e pela presença no Cappuccino. Sobre o cantinho novo pra desenho, quando ficar pronto, posto aqui sim. Mas vai demoraaaaar.... haua


      Excluir
  2. Nossa muito legal, gostei bastante dos detalhes, ficaram muito bons, é incrível como você esta sempre inovando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! Obrigada!! Apanhei um pouco, mas fico feliz por ter conseguido um bom resultado. =D

      Excluir
  3. Ei, Nanika!

    Adorei muito, processo e resultado final. Eu me encaixo na lista de pessoas que não liga pra uma penca de materiais, simplesmente porque dá muito trabalho aprender uma técnica nova, ou porque não tenho disposição pra mexer com determinada coisa (solvente, por exemplo). Mas você pegou os pasteis e desenrolou muito bem seu desafio com eles, parabéns!

    Ficarei te devendo uma visita no novo cafofo, já que hoje não rolou de ir lá dar uma olhadinha, hahaha! Desculpa! ^^"

    Enfim, estou torcendo muito por vocês, sempre. \o/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Suco!
      Estou com uma preguiça danada de solvente ultimamente. Todo final de semana preciso sentir um pouco do cheiro de aguarrás na hora de limpar os materiais de pintura de parede. =T Quando fiz as carpas, usei a mesma aguarrás da princesa trubufu, que tem um cheirinho artificial de talco, mas é ainda mais enjoativo!

      Espero sua visita lá no "novo cafofo"! Leva os patins. xD

      Obrigada pela torcida! Beijão!

      Excluir
  4. Tentei comentar em outro post sobre pastel oleoso mas acho que não foi (ou sei lá, vai ver que foi). Quando eu fui me meter a besta a prender a usar pastel oleoso - alias também comprei da pentel, pq pentel é só amor - eu aprendi (espero) a tecnica com esses dois vídeos, mas eles não usam solvente. Na verdade é mais sobrepor as cores e (tentar no meu caso, no do cara conseguir) tentar uma pintura uniforme. Mesmo assim, o efeito parece super diferente e eu com certeza vou buscar achar um solvente pra tentar essa outra técnica <3:

    1: https://www.youtube.com/watch?v=e5yMbFnn8e8
    2: https://www.youtube.com/watch?v=Odix1PUC56E

    Depois de ver esses dois vídeos e matar alguns desenhos eu consegui esse passarinho: https://www.facebook.com/technicolordream/photos/pb.682812465179403.-2207520000.1434467018./683264518467531/?type=1&theater
    Agora me peguei pensando como ele ficaria se eu tivesse tentado essa técnica com solventes. Adorei o post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bacana as técnicas dos vídeos heim!
    Eu gostaria muito de conseguir ter efeitos sem usar solvente, mas acaba gastando material demais. Agora estou trabalhando o desapego, quem sabe...

    Obrigada por comentar!!!

    ResponderExcluir