domingo, 29 de maio de 2016

Chapolin Colorado

Oh! E agora quem poderá me defender?

- Eeeeeuuuuu!!!

Acredito que Chapolin dispensa explicações. Se por acaso não conhece, bom.... Eu digo que é uma das séries mais divertidas que já vi! Das criações do Bolaños, Chapolin é de longe a minha preferida. Reassisti recentemente alguns episódios da série e, agora com conhecimento para avaliar a complexidade da criação do personagem, me senti muito inspirada para desenhar.

Pensei: "poxa, o Chapolin bem que poderia ter um desenho animado igual fizeram para o Chaves...." E quando me dei conta, estava na varanda de casa, com um monte de materiais de desenhos espalhados no chão, estudando poses e expressões em função das falas mais marcantes.

Quando criança, não entendia a palavra "astúcia" e pensava que ele falava "túcias".

O primeiro estudo foi feito no sketchbook usando brush pen nanquim, marcadores Promarker, marcadores Bic, lápis de cor vermelho, e caneta gel branca. Achei que fosse parar por aí mesmo. Tirei uma foto, postei no Instagram e, quando fui colocar o sketchbook de volta na mesa, vi o bloco papeis coloridos que tinha comprado há 2 semanas.

Na segunda sequência de desenhos, usei papel vermelho 120g/m², brush pen nanquim, marcador Promarker cinza, lápis de cor branco, e caneta gel branca.

Estudos no papel vermelho

Gostei do resultado do estudo das expressões corporais, mas não fiquei satisfeita com a falta de contraste no fundo vermelho. Fiz um teste com os marcadores da Tombow pra ver se a cor da tinta sobressaia no papel amarelo, e tendo resultado positivo, concluí a bateria de estudos lá.

Resultado no papel amarelo

Usei brush pen nanquim, marcadores Tombow, lápis de cor vermelho, caneta gel branca e tinta guache branca.

Apesar de ter pensado inicialmente em uma proposta de personagem para desenho animado, depois de pronto, achei que combinou mais história em quadrinhos. Não só por ter usado elementos de linguagem específicos de HQ, mas pelas expressões que usei, arte final e colorização.

Desenhar personagens de séries, de jogos, ou de livros é uma prática que gosto muito. Exercita o cérebro que é uma beleza! Indico a experiência. =)

Até a próxima! o/
---------------------------
Para quem se interessa em construção de um personagem, seja para criação ou análise, vou deixar uns links com artigos relacionados:

14 comentários:

  1. Olá Nane!!!

    Maneiro, me trouxe várias recordações, eu sempre achei que era astúcia mesmo,esse assim como o chaves foi e é até hoje um seriado que assisto de vez em quando, e hoje minha filha também gosta.

    Gostei muito desse estudo as poses ficaram ótimas, e o personagem ficou com aquele ar de herói atrapalhado assim como na série.

    Essa semana tenho rascunhado bastante e postado lá no meu blog, mas ainda não pensei em qual técnica de arte final usar, e entrando aqui no seu blog, tive algumas ideias.

    Acho muito legal da sua parte explicar quais materiais usou para fazer os desenhos, ajuda quem não conhece e da pra se ter uma noção dos resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, tenho acompanhado os feeds do seu blog. Os rascunhos estão bem maneiros, fico curiosa pra saber o que você pretende fazer com eles depois. E olha... você foi uma criança com repertório de palavras riquíssimo!! Kkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Naaaaaaaaneeee (sim um grito) Nane, nanika... nanizinha... se existe uma expressão maior do que a "fiquei apaixonada" desconheço... que estudos lindos, que desenho maravilhoso, que estudo incrível. Nem é exagero!! Se eu já tivesse tirado um cochilo iria correndo pegar meus materiais de desenho e minhas referências e desenhar... parabéns!! Ganhei uns papéis coloridos e quase nunca uso :( preciso pensar mais neles.. obrigada pelos arquivos, quero muito estudar a construção de uma personagem..preciso de coragem pra desenvolve-lo...

    Obrigada por td isso com a gente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora!
      Obrigada pelas palavras gentis. Fico toda emocionada quando falam que ficaram com vontade de desenhar olhando algum desenho meu. Saiba que eu também me sinto inspirada a cada post seu no blog e no instagram! Estou ansiosa para ver o que você vai arrumar com esses papeis coloridos.

      Beijo

      Excluir
  3. Minhas, suas, nossas "túcias"! A criança que não pensou isso era muito sábia! Sim, tô falando com você, Cris! Hahahahaha. É que de todo mundo que eu já conversei sobre isso, não havia uma pessoa sequer que não achasse que eram "túcias".

    Agora sobre os estudos, o que eu mais curti em termos de expressão foi o "suspeitei desde o princípio", mas em termos de finalização realmente o papel amarelo ganha disparado! Ficou um charme.

    Acho legal quando o substrato faz parte do desenho dessa maneira, e é sempre inspirador ver esse tipo de aplicação por outras pessoas, mesmo que eu não faça tais estudos com frequência. Acho que fiz só uma vez, pra falar a verdade e foi mó legal. :)

    Aproveite e assista MAIS Chapolin! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, engraçado tu pensar assim, aqui na minha cidade, no meu bairro, mais precisamente, a mulecada sempre falou astúcia, inclusive minha filha também fala, depois que li o que tu escreveu fiz o teste com ela, acho que a questão não é ser sábio não, porque de sábio não tenho nada hahahaha, acho que é o convívio com quem fala, e até agora aqui todos falam astúcia, eu até achei engraçado quando li túcia no desenho ali em cima, hahahh... Mas "Suspeitei desde o princípio".

      Excluir
    2. AHuHAEuhaeuhAUHE Legal, cara! De repente é alguma coisa regional mesmo, sei lá. Meus pais não assistiam Chapolin comigo pra corrigir e demorou um bocado até que eu e meus irmãos soubéssemos que era astúcia. hehehehe :X

      Excluir
    3. Joy, sobre o universo Chaves/Chapolin, não tenho metade da sabedoria que você tem, então fico feliz por você ter achado os desenhos condizentes com as ações e expressões do personagem. Também gosto quando o papel faz parte do desenho ou da pintura, mas ainda estou aprendendo a explorar esse recurso. =P

      Obrigada pelos comentários. =)

      PS: me divertindo com a discussão sobre "túcias".

      Excluir
  4. Naneh, duas palavras: EU ADOREI!!!!! As expressões ficaram fantásticas. A carinha de: Suspeitei desde o princípio. – ficou show demais. Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Um desenho animado do Chapolin Colorado pra onteeem hauuahuaha

    Infelizmente, não cheguei a acompanhar Chapolin e Chaves só aqueles episódios aleatórios no SBT. Mas só de ver seus estudos, não é q poderia dar certo mesmo?? Ou uma HQ! kkkkkkk A minha pose preferida foi a última xD

    ResponderExcluir
  6. NANE POR FAVOR FAZ DESENHOS DOSTEVEN UNIVERSO .....POR FAVOR NUNCA TE PEDI NADA

    ResponderExcluir