sábado, 14 de maio de 2016

Lápis metálicos

Nós, viciados em práticas artísticas, principalmente as visuais gráficas, temos uma espécie de prazer em comprar artigos de papelaria. Passamos em frente de uma e pensamos "Ah, vou dar uma olhadinha só pra ver se tem alguma novidade." Se identificou? Pois é... semana passada comprei mais um bloco de papel colorido.

Agora tenho 3 marcas diferentes do mesmo produto na gaveta. xD

As três marcas que tenho são diferentes em qualidade e gramatura do papel, uma ruim e fina; outra regular e mais pesada; e a terceira, muito boa com 120g/m². Para o post de hoje eu queria ter feito uma comparação entre as marcas, mas fiquei tão empolgada com meus lápis metálicos, que o foco mudou.

Queria testar as cores em papel preto, e parecido com o que fiz no Ih...deu branco!, fiz um desenho usando esse material. O tema que escolhi para o desenho foi Hercule Poirot, detetive personagem dos romances policiais da Agatha Christie. É o gênero que mais gosto, e no intervalo entre um livro teórico e outro, procuro alguma novelinha dessas para relaxar.

Antes do desenho, peguei um pedaço de papel preto e fiz uma paleta com as 12 cores disponíveis. Além dos lápis metálicos (os meus são da Faber Castell), usei lápis de cor branco (Eco Multicolor) e caneta gel branca (uni-ball da Mitsubishi).

Material assim não fica bom digitalizado =P

Como podemos observar no comportamento gestual acima, quanto mais apertamos o lápis no papel, mais "claro" ele fica; e, quanto menos força (ou camadas sobrepostas) aplicamos, mais o papel sobressai, deixando a área mais "escura". Estamos acostumados com o contrário, pois na maioria das vezes trabalhamos com papeis mais claros. Nas superfícies mais claras, as áreas iluminadas correspondem aos locais em que não há muito pigmento dos lápis.

A teoria é linda, mas me atrapalhei completamente colorindo o desenho que fiz. 
Preciso praticar mais...

Estudo finalizado.

Agora é apontar todos os lápis para fazer outro desenho, novos estudos, novas descobertas. Eu tenho lido bastante sobre técnicas e práticas de desenho, história da arte e teoria da cor. Estou inspirada para poder praticar as coisas que li. Recomendo esse tipo de leitura a todos!

Até a próxima. o/

12 comentários:

  1. Gostei do desenho com lápis de cor. Ficou supimpa. Conseguiu trabalhar bem a claridade. Parabéns! Tenho um desses, mas acho que nunca usei. A única vez que usei papel preto foi quando fiz meu primeiro curso de desenho (abafa que faz mais de 10 anos). A atividade era usar apenas guache branco. E dava uma pertubada na caixola (oi Joyce hihihi). Como você bem colocou estamos acostumados com o contrário. Depois disso nunca mais usei esse papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeei, Silvia! =D
      Essa atividade com guache branco parece interessante. Qualquer hora vou tentar, pois comprei um potinho de tinta há um tempo e não fiz nada com ele ainda. Adoro quando você me dá ideias!!!

      Obrigada!

      Excluir
    2. Nem foi minha ideia dar ideia....hhaha.

      Excluir
  2. Nossa, acho que nunca usei esses lápis metálicos nem em papel branco, quanto mais em papel preto! xD

    A única coisa parecida foi um desenho que fiz, na época de faculdade, de uma paisagem com as cores invertidas. Ficou bem psicodélico uahehauehaeh.

    Parabéns pelo desenho, ficou lindo! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sr. Momotaro!
      Tenho uma porção de material aqui pra experimentar. Sei que seu foco de trabalho é mais no digital, mas podemos brincar um pouco com analógico. Vamos nos reunir qualquer hora dessas pra um Cappuccino?

      Excluir
  3. Já tentei isso no meio digital e o resultado é sempre nó no cérebro e frustração! Lembro que só consegui concretizar uma experiência dessas na aula de Desenho II com o Gabriel, lembra? Saudades!

    Ficou mó legal, cara! Quero ver as outras experiências! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de Desenho II sim, foi bem legal a experiência que o Gabriel propôs. No meu diário gráfico tinha uns estudos em papel colorido, mas na época nós éramos crus pra caramba.

      Vem aqui qualquer dia desses me ajudar com as experiências! =)

      Excluir
  4. Naneh o desenho ficou show. Lápis metálico é complicado de utilizar, tenho duas cores e estou terminando um desenho em papel kraft, mas os lápis não ficam muito evidentes nele. O próximo passo era utilizar com papel preto, mas esta difícil arranjar tempo.

    Outra coisa, há uns dias juntei todos os blocos de papel que adquiri recentemente e percebi que tenho material para utilizar até o fim do mundo e fiquei irritado comigo mesmo, ando evitando até passar perto de lojas de materiais e papelarias por causa disso.

    As empresas de material de arte já perceberam que somos viciados, por isso todo dia nasce uma material novo. Ô vida difícil....

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus!
      Quanto mais escuro o papel, melhor o contraste para os lápis metálicos. Também tenho kraft em casa, mas para o teste preferi o papel preto mesmo. Pretendo testar depois em outras cores escuras do bloquinho, como o azul e o verde.

      Eu também tenho quilômetros de papel em casa! Rios e mais rios de tinta... Quando eu tinha tempo pra usar, não tinha os materiais; agora que tenho os materiais, falta o tempo pra usar. E assim segue nossa vida difícil! rs

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Nane!!! Que legal, não tinha pensado em usar com papel preto, qualquer dia vou tentar com os lápis metálicos esquecidos que tenho, e por sinal são muuuuuuuuito macios! Da marca Tris se não me engano...

    Que saudades dos seus desenhos! Adoro Agatha Christie <3 E compartilhamos do mesmo vícios " Deixa eu ver se tem algo novo...algo na promoção..algo que eu já tenha também" kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Senti falta das suas visitas também.
      A gente não tem jeito, né? Quando não é material de desenho, é livro...

      Excluir