domingo, 22 de maio de 2016

Lettering: um estudo saboroso


No cappuccino de hoje vou mostrar o resultados de estudos que fiz junto com o Sr. Momotaro dia desses. Eu o tinha convidado para desenhar comigo, testar uns materiais, só que não tínhamos em mente o que exatamente poderíamos fazer. Ele então sugeriu estudo e produção de lettering.

Achei a ideia excelente! Mas ficou um olhando pra cara do outro esperando um tema para desenvolver o estudo. Mais que um tema, precisávamos de palavras ou frases que tivessem sentido. Nomes de filme, de livros, trechos de músicas... Fomos falando categorias de adedonha até chegarmos na brilhante ideia de usar nomes de comida.

Foi exatamente assim que aconteceu

Preparativos
Primeiro, escrevemos vários nomes de comidas que achamos engraçados numa espécie de lista. Depois recortei os nomes e dobrei para que pudéssemos fazer um sorteio.

Eu peguei "coxinha com catupiry" e ele ficou com "bolo de cenoura".

Olhamos referências em sites como Pinterest e Behance, tanto para ver trabalhos já existentes nessa linha, quanto para termos uma base de como iniciar a atividade. A fim de conseguir uma estrutura mais equilibrada no desenho das letras, imprimimos uma grade quadriculada (parecida com aquelas folhas de caderno de matemática do 1º ano, lembra?) para usar sob o papel.

Quem não tem impressora em casa, pode fazer manualmente com uma régua, marcando toda a folha de papel em intervalos de 5mm, vertical e horizontalmente. Depois passa caneta preta para deixar as linhas bem evidentes. Pode fazer também em formatos reduzidos e carregar sempre com você dentro do sketchbook!



Nossa grade auxiliar.

Processo criativo
No primeiro sorteio, trabalhamos visualmente as letras para que as palavras se parecessem com as comidas que representavam. Acompanhe o processo nas imagens a seguir.


Rafes

Fizemos arte-final em outro papel, usando mesa de luz para fazer essa transferência. Sr. Momotaro usou caneta nanquim para as linhas de contorno das palavras, optando por colorir depois; eu fiz as linhas de contorno das palavras usando lápis de cor já nas cores que imaginava para preenchimento.




Cada um de uma vez na mesa de luz. rs

Depois do revesamento, cada um voltou para sua estação para trabalhar mais livremente a finalização colorida. O uso de material foi livre, não restringimos nada, não combinamos nada... poderia usar qualquer coisa que estivesse ao alcance. Os itens mais usados foram nanquim, lápis de cor, marcadores, caneta gel branca e tinta guache branca para acabamentos.

Colorização

No primeiro estudo a gente trabalhou bastante as cores e os materiais pensando em representar as texturas das comidas, as cores reais... No "bolo de cenoura", a palavra "bolo" foi desenhada com profundidade (em perspectiva) para lembrar pedaços de bolo, bem fofinho, com cobertura de chocolate; e a palavra "cenoura" ficou mais orgânica, delicada, e foi colorida em laranja. Na "coxinha com catupiry" tentei deixar a primeira palavra bem gordurosa! XD Quis reproduzir a textura da massa frita da coxinha, enquanto dava contraste na palavra "catupiry", explorando todo o derretimento que o queijo pode proporcionar.

Resultados do primeiro estudo

Depois disso, repetimos o sorteio e, coincidentemente, nós dois tiramos comida oriental! Confira na imagem abaixo como ficaram "rolinho primavera" e "yakisoba misto".

Já finalizados.

No segundo estudo, Sr. Momotaro trabalhou mais com o significado das palavras do que com a referência ao prato. Ou seja, em vez de algo que lembrasse um pastel cilíndrico, ele usou ornamentos cacheados e flores. Eu mantive a brincadeira com as palavras lembrando a comida, usando um desenho que lembrasse macarrão para escrever "yakisoba".

Conclusão
Foi um estudo gostoso! Trocadilhos à parte, gostei muito da experiência e achei divertido desenhar letras dessa forma. Não é algo que estou acostumada a fazer, então curti bastante pesquisar e praticar um pouco.

Conta aí, você já fez algo parecido? (^-^)

-----------------------------
Dica da Nane
Sabe, quando não se está com muita criatividade para escolher um tema para desenho, podemos sorteá-los, por que não?! Faça uma lista de várias coisas que você gosta ou que fazem parte do seu cotidiano. Aí, recorta tudo, dobra e guarda numa caixinha. Sempre que estiver se coçando pra desenhar e não souber o que fazer, recorra a esta caixinha e sorteie alguma coisa.
-----------------------------

Post relacionado:
Suco e Lettering

12 comentários:

  1. Olá Nane!!!

    Nunca fiz esse tipo de estudo, mas nossa muito interessante o que da pra fazer, realmente algo bem criativo pra se usar letras, por isso já disse e repito toda vez que passo aqui me surpreendo, nesse tempo que venho visitando seu blog, apesar de não postar no meu blog, tenho testado várias coisas baseados em seus estudos, vc ta sempre com uma novidade, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!
      Olha, quando puder, faça um estudo desses! Acho muito rico pra nosso crescimento como desenhistas/artistas/designers... Mesmo que não seja seu foco e tal, a experiência vale para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. =)

      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Pô, que legal! Você e o Sr. Momotaro mandam muito bem nos letterings! :)
    Nesses últimos dias eu ando como estômago meio atacado, e a gordura da "Coxinha" me deixou até meio enjoada quando eu vi, hahaha.

    Eu já fiz estudos assim, tanto é que tem um post meu relacionado ali em baixo :X.
    O mais recente (do ano passado) acho que foi um Finn desenhando no ar com os braços as palavras "Noodle Arms" que é uma "qualidade" muito importante que ele tem! Eu dei uma cagadinha na hora de finalizar as letras e tenho muita vontade de levar ele pro digital pra tentar consertar, porque é um desenho que eu realmente gosto muito :)

    Quem sabe uma hora dessas! Obrigada por me lembrar daquele dia que você veio aqui pra desenhar letterings! Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suco!
      Fico feliz pela gordura da coxinha ter atacado seu estômago... quero dizer, não exatamente feliz por ter atacado seu estomago, mas por ter conseguido provocar um sentimento real por meio de um desenho. =P ahsuahsuash Não fique braba, tá?

      Lembro do seu desenho do Finn - braços de noodles. Boto fé de passar pro digital heim, vai ficar muito maneiro!!!

      Tô esperando você pra um Cappuccino no Caixola. ;)

      Excluir
  3. Eitcha que esse exercício foi um estudo que deu água na boca!

    Hehehehe

    Brincadeiras à parte, realmente foi uma experiência bem legal. Fazer tudo manualmente sem se preocupar com imperfeições, deixou o resultado mais natural e isso é bom, pois acho que daí é que surgem soluções inusitadas, né? =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse!
      Exercitar a criatividade sem a mordomia do Ctrl + Z faz bem para nossa capacidade de resolução de problemas. Obrigada pela companhia nesse estudo, aprendi bastante assistindo você! Foi ótima a sua proposta de atividade e espero que tenhamos mais reuniões como essa.

      Abraço! o/

      Excluir
  4. Adorei os estudos Naneh. Vocês estão de parabéns!

    Há uns dias, me juntei à minha lindinha para atacar um daqueles livros de colorir para adultos. Foi uma experiência divertidamente diferente e produtiva. Difícil mesmo foi tentar fazer minha branca entender que eu também sei colorir um pouquinho, vocês são muito controladoras. kkkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus.

      Eu não controlo nada, heim! rs
      Sabe, eu tenho 2 livros desses de colorir, mas ainda não comecei a pintar nenhum... Fico travada tentando decidir as cores que vou usar e acabo deixando pra lá. =/

      Excluir
  5. Que blog recheado!!!! Estudo incrível.. favor todos vocês venham morar perto de mim (folgada kkk) que delícia poder reunir amigos e desenhar..dividir materiais.. .. ameiii o estudo! Ficou muito divertido..Nane se eu ler mais um post vou pular pra fora das cobertas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem que gostaria de poder estar mais perto para podermos nos reunir pra desenhar, Débora! Seria um dia muito divertido!!

      Pula pra fora dessas cobertas, menina! Kkkkkk
      Obrigada pelo comentário.
      Bjo

      Excluir
  6. Gostei da dica vou fazer :D O efeito na palavra coxinha ficou mto maravilhoso com o as gotas de oleo e do yakisoba tb achei mto criativo Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      Faça mesmo, é muito divertido o processo. =)
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada por comentar.

      Excluir