quarta-feira, 22 de março de 2017

Pegando uma corzinha na praia

Nós, que não conseguimos ficar muito tempo sem desenhar, vivemos situações bem esquisitas de vez em quando e que só são entendidos por outras pessoas que também desenham. Quero compartilhar neste post uma história das minhas férias envolvendo materiais de desenho.

Tirei uns dias de folga do trabalho e meu marido sugeriu fazer uma viagem à praia, ficar uns dias fora de casa, passear por aí e dar aquela relaxada. A primeira coisa que passou na cabeça foi: "o que vou levar pra desenhar?" Nessa hora passei um dos maiores dramas de escolha da minha vida!

É sempre assim.

Tenho um estojo bem antigo, que abre e fecha com sistema de dobras, e ele é próprio para guardar material de desenho, pois vem com uns elásticos nos quais consigo encaixar lápis e canetas. Nele também tem espaço para itens pequenos, como borracha e apontador. Por conta dessa possibilidade de organização e pela grande vantagem de ocupar pouco espaço na bolsa, decidi levar os materiais nele.

Super prático!

Comecei escolhendo materiais que estou usando com mais frequência, como aquarela. Coloquei no estojo a caixa com aquarela em pastilhas e o pincel com reservatório, depois peguei 3 pontas diferentes de nanquim, lápis grafite, lápis azul pra desenho, caneta gel branca, lápis carvão branco e vermelho, borrachas e apontador. Sobraram 14 espaços, que eu quis preencher com lápis de cor.

Faltava escolher a paleta.

Grande questão do dia: da minha gaveta com mais de 50 cores diferentes, quais 14 cores escolher para levar na viagem. Por um minuto imaginei a vida sofrida da pessoa que precisa separar 12 cores diferentes de lápis de cor nas fábricas para colocar na caixa pra vender, e invejei quem monta aquelas maletas supercaras com mais de 100 cores.

Se identificou?

Ennnnfim, vou contar como saí dessa enrascada. Depois de respirar fundo e me acalmar, comecei a usar a lógica e meus conhecimentos sobre teoria da cor. Minhas primeiras escolhas foram os lápis preto, branco, amarelo, azul e magenta (um rosa mais puxado pro vermelho, sabe?). O lápis preto porque me dá variação de cinzas, e o lápis branco porque suaviza a passagem das cores no uso de degradê, e as outras três cores puras primárias - isto é, as que originam as demais cores.

A mistura entre cores primárias dá origem às cores secundárias.

E a possibilidade de escurecer a mistura dessas cores usando o lápis preto, me economizou 6 cores. Ou seja, Com apenas 5 lápis eu poderia fazer misturas que equivaleriam a mais de 11 lápis. Nesse momento, a minha dó pela pessoa que monta caixinhas de 12 cores já tinha passado.

Economia no material escolar das crianças! rs

Por fim, minha configuração ficou desta forma:

Paleta das férias.

Escolhi cores mais difíceis de obter com mistura ou que me dariam muito trabalho pra fazer, como rosa claro, ocre, sépia, verde-azulado (azul-esverdeado), verde esmeralda... E a partir da mistura dessas novas cores com as cores primárias, eu tinha muito mais possibilidades.

Não é só com lápis de cor que essa regrinha vale. Você pode economizar rios de dinheiro comprando apenas potinhos e pastilhas de tinta nas cores primárias e misturando elas no godê até conseguir a matiz desejada. Mas aí vai da preferência de cada um também. =P

Você já passou por uma situação dessas? Me conta!

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Muito bom, Chan. Já virei fã do blog, daqueles que ficam ansiosos esperando por novidades. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Nane, primeiramente, quero falar que adorei os desenhos. Chorei de rir com primeiro, e toda vez que releio, volto a rir. É tão simples, mas é assim que me sinto toda vez que vou passar alguns dias fora, ou seja todo final de semana, nas férias e feriados.

    O mais triste, é que eu até desisti de escolher, reservo a mochila para os materiais de arte e em uma bolsa de mão, carrego as roupas e os demais itens. Ou seja, mesmo indo passar apenas um fim de semana, preciso sair de mudança com meus materiais de arte. Aiiii minha coluna. Carrego mais material que roupa..... ô vida. O mais triste é que às vezes eu nem consigo utilizar esses materiais. Acho que virou vício, não consigo ficar longe deles. kkkkkkkk

    Um dia ainda conseguirei ser econômico, inclusive na hora de escolher os meus materiais. Isso é uma promessa! kkkkkk

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mateus!
      Sabe que acontece exatamente isso que vc falou? Às vezes eu levo um catatau de coisa pra desenhar e não pego nada por ficar distraída com outras atividades. E fora que, quando decido não levar nada, fico morrendo de vontade de desenhar.

      Vida sofrida a nossa. kkkk
      Abração! o/

      Excluir
  3. Esse estojinho roxo! :OOOO
    Aqui em casa tinha um igual quando eu era criança... eiaushiesuahiesuah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catei da sua casa. rs Brincadeira! Esse é meu.
      Tenta ver se ainda existe o de quando você era criança. É muito prático ter um desses pra carregar material.

      Excluir