quinta-feira, 6 de julho de 2017

Casal em nanquim

Oi oi oi...
Quem tem dificuldade de desenhar em um A3 levanta a mão. o/

Falei no post anterior da importância de desenvolver o gestual desenhando em formato maiores. É um desafio e tanto, mas depois que a gente se acostuma ou aprende uns "truques", a coisa fica bem mais simples. Recentemente tenho trabalhando em projetos de desenho muito legais que exigem tamanhos diferentes dos que estamos acostumados. Hoje vou falar um pouco sobre o desenvolvimento de um desses desenhos, e explicando a importância de ter um planejamento prévio.

Sketchbook.
Nada mais nada menos que o nosso famoso caderninho de rabiscos, onde as ideias devem ser anotadas, onde os estudos podem ser feitos, sem preocupação se o que você está fazendo lá vai virar uma obra prima. Antes eu ficava com essa paranoia de "ahh, tenho que fazer só desenhos lindos no meu sketchbook"... Na moral? Se você tá assim, desapega desse pensamento e seja mais feliz. rs

No projeto que vou detalhar, tudo começou com um pequeno esboço no caderno, como pode ser visto na imagem abaixo.

Página do sketchbook com a ideia // detalhe

A minha preocupação nessa miniatura foi basicamente estrutural, pois precisava fazer um desenho em formato maior depois, um A3 (29,7cm x 42cm). Então, no primeiro rascunho houve definição de enquadramento, composição, equilíbrio... essas coisas.

Rascunho, esboço, rafe... chame do que quiser.
Esportistas treinam antes dos jogos, bandas ensaiam antes de apresentações, assim como desenhistas esboçam antes de desenhar. É assim que a gente consegue um resultado mais seguro do que fazemos.

No desenvolvimento do projeto, meu segundo rascunho foi feito com o objetivo de passar a ideia inicial para o tamanho final. Precisava testar se o que foi idealizado na miniatura funcionaria na escala maior antes de sair gastando papel e nanquim com tentativa e erro.

Segundo rascunho, em tamanho final.

Sobre formatos: o A3 é o dobro do A4, daí, pra não ficar gastando papel de tamanho especial com rascunho, juntei duas folhas de papel A4 com fita adesiva transparente para poder rascunhar. Nesse esboço eu já tive noção melhor de como a composição se adequaria ao formato final, o que poderia ser valorizado e o que deveria ser descartado.

Desenho limpo e finalização.
Com ajuda da mesa de luz, fiz um desenho limpo à lápis. Isto é, passei para o papel apenas as linhas importantes do rascunho, bem de leve, para trabalhar o nanquim depois.

O desenho limpo já foi feito em papel especial, alta alvura (nome chique pra "muito branco"), liso, formato A3. Depois passei o nanquim por cima das linhas usando pincel fino. No preenchimento de grandes áreas pretas, usei pincel maior.

Resultado.

Desenho pronto, emoldurado e entregue ao casal, que ficou feliz e deixou compartilhar o processo todo aqui no blog. Muito obrigada!

Rascunhar, testar, estudar, fazer e refazer é cansativo, mas precisamos muito disso para conseguirmos um bom resultado do desenho que pretendemos entregar. Eu sei que os mais ansiosos gostam de fazer tudo de uma vez, de primeira, rápido... Mas quanto mais tempo e carinho a gente dedica a um projeto - seja ele qual for -, mais qualidade terá.

Espero que tenham gostado. Qualquer coisa, já sabe, né? Deixe um comentário ou envie um e-mail para o endereço ali no perfil. Vamos compartilhar nossas experiências.

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Excelente! Gostei muito, parabéns!!Meire

    ResponderExcluir
  2. Nane, ficou muito bonito! E o processo também ficou bem legal de se ver.

    O que me desanima no A3, é que além de ser mais difícil desenhar, por causa do tamanho, gastasse muito mais tempo para pintar ou colorir. Estou me planejando para fazer dois estudos em A3, um com lápis de cor e outro com guache. Já tenho os papeis, o que me falta é a coragem.

    Quero testar o A3 com lápis de cor, por que a ideia é poder trabalhar melhor os detalhes. E isso, no A4 é mais difícil.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mateus!
      Acho que vai ficar lindo um estudo seu em tamanho maior. Ficarei esperando novidades no seu blog heim.

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá Nane!!!

    Minha mão esta levantada...

    Legal, gostei bastante, faço bem poucos desenhos no A3, o processo é demorado, mas o resultado é bem satisfatória,seu desenho ficou muito bom, o uso do pincel para mim é bem difícil, no seu caso ficou bem suave, normalmente uso aquelas canetas nanquim e preencho os espaços maiores com o "canetão".

    Sempre me inspiro quando passo aqui, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criiiis!!!
      Também uso caneta nanquim, mas para desenhos menores ou finalização de quadrinhos. Como esse trabalho em especial precisava de linhas mais grossas e leves um pouco, acabei usando o pincel. Mas ó... difícil, tá?! rs

      Estou sempre de olho nos seus trabalhos! Gosto muito de ver seus desenhos. Continue a produção. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Nane
    Meu celular não tem deixado eu postar os comentários grrrrr. Ele apaga tudo depois que eu clico em publicar grrrrr

    Vamos lá

    Amei o desenho. Está tão perfeito que parece que você imprimiu numa daquelas impressoras top.

    Ultimamente tenho desenhado apenas em sketchbooks pequenos. Gosto de carregá-los para todo canto. Ainda mantenho essa manina ridícula de achar que todo desenho no meu sketchbook tem que ser "obra prima". Não desapeguei dessa ideia absurda ainda.
    Amei esse processo de rabiscar no sketchbook e passar para uma A3. Cara, faz anos que não uso uma folha desse tamanho....rs

    Parabéns pelo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvia! Obrigada.
      Sobre essa história do sketchbook, eu também demorei pra desapegar. Aos poucos a gente consegue. Vai usando pra rascunho mesmo, e quando achar que um desenho tem mais possibilidade que outro de "dar samba", aí transfere pra outro papel... maiorzinho, qualidade melhor... sem pressa.

      Bjo! Obrigada por vencer a birra do celular e insistir no comentário. Fico muito feliz com os recadinhos. s2

      Excluir