quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Sarah Kali

Setembro chegou, chegando! Pensei que seria um mês calmo, mas a agitação não pára. O edital do mestrado pra artes abriu, finalmente, e estou estudando; minha primeira sobrinha nasceu, e agora sou tia Nane chan; tive oportunidade de participar na organização da II Mostra de Dança no Estilo Cigano aqui no estado; fora os freelas e o sepiatember... uau! Muita coisa pra pouco mês.

Fico muito inspirada e empolgada para produzir quando me exponho a situações que envolvem arte. Além de ter participado do evento de dança, nesta semana ouvi e assisti a entrevistas com artistas locais e vi documentários sobre história da arte internacional e brasileira. Corri pro cavalete e esbocei uma Santa Sarah Kali - a santa cigana!

Esboço com pastel seco sépia // esboço realçado com grafite

A intenção era usar guache, fazer algo mais marcado de pinceladas, mas pra minha surpresa as tintas estavam bem ressecadas. Recuperar as tintas me tomaria um bom tempo, - que eu não tinha no momento -, daí veio a ideia de usar o pastel oleoso mesmo.

Tenho feito muitas coisas com pastel oleoso, e embora eu não domine completamente as técnicas, já me sinto bastante à vontade com o material.

Compartilhei o resultado com meu primo, que é artista plástico e trabalhou com restauração de imagens sacras, e ele me deu algumas dicas para melhorar a expressão facial. A Santa Sarah Kali, por ser uma figura religiosa, precisava ter uma feição mais tranquila, então sugeriu mudanças nos olhos e na boca da figura.

Antes e depois dos ajustes.

Fiz em papel layout branco, 180g/m², no formato A3. Usei praticamente todas as 36 cores do estojo de pastel oleoso da Pentel, mas quis que prevalecessem as cores da bandeira cigana no desenho: verde, azul e vermelho. E claro,o tom de pele mais castanho e os traços étnicos da Sarah Kali, que é indiana (dizem), também deveriam ser evidenciados. 

Figura finalizada e detalhes.

Está aí o resultado do estudo. Tirei foto de detalhes da textura do papel cheio de giz oleoso pra mostrar como foi feita a sobreposição das cores. 

Por hoje é só, porque ainda tem muito desenho do sepiatember pra fazer.
Abraço, e até a próxima! o/

2 comentários:

  1. Nane, essa pintura ficou muito bonita. Adoro a forma como trabalha com giz pastel oleoso, desde àquelas Carpas. De certa maneira, esse giz apresenta um resultado parecido com o de pintura a óleo por empaste. Esta de parabéns pelo estudo e pelas realizações.

    Também sou tio, três sobrinhos, o mais velho inclusive recentemente me transformou em tio-avô. Quem aguenta isso? Me lembrou o: "tivô Stan".

    Acho que estou ficando velho......

    Quanto ao guache, para manter a tinta úmida por mais tempo, acrescente à mistura, gostas de médium acrílico ou Glicerina. Mas tome cuidado, principalmente com esse último, se exagerar na quantidade, fara com que a tinta vire uma calda que não seca nunca, que vaza para todos os cantos sujando as outras cores.

    Eu deixo minhas cores básicas (CMYK) diluídas com médium acrílico, assim minhas misturas de cor não ficam ressecadas, exceto o preto que resseca mesmo com médium.

    Abração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateeeeus! Tio-avô já?! Estou bem animada com uma sobrinha recém-nascida, imagina quando chegar minha vez de ser tia-vó! Kkkkk

      Nossa, você salvou minha vida com essa dica do médium acrílico e glicerina. Tenho as cores básicas também, mas o meu maior problema de secura é com a cor amarela. Vou tentar essa mandinga ae pra ressuscitar, muito obrigada!

      Valeu pelo apoio!
      Abração!!

      Excluir