segunda-feira, 18 de junho de 2018

Lettering - wi fi só depois

Olá, tudo certo? Desenhando muito?

Na semana passada tive uma experiência muito boa: arrumei a casa inteira. No começo foi complicado e deu trabalho imenso colocar tudo no lugar certo, mas o resultado foi ótimo. Nessa história, o ateliê/escritório ficou mais organizado e a vontade de produzir aumentou. Antes eu olhava pra bagunça em cima da mesa e sentia preguiça de fazer qualquer coisa, mas agora tento manter todas as coisas no lugar certo para não desperdiçar os meus surtos criativos.

Um desses surtos ocorreu quando terminei de limpar os armários da cozinha. Tenho duas prateleiras que ficam em cima da geladeira viradas para a sala de estar e uma moldura vermelha que estava vazia na gaveta de materiais. Pensei em unir o útil ao agradável colocando um quadrinho com alguma frase legal sobre cozinhas, mas ao procurar inspirações e referências, encontrei uma frase que chamou mais atenção: "wi-fi só depois de 30min de conversa".

Resultados de pesquisa de imagens no Google.

Como pode ver, existem vários modelos dessa frase, feitas à mão ou digitalmente, composições coloridas ou monocromáticas. Me apeguei mesmo à frase em si e quis fazer minha própria composição à mão.

Esboços iniciais.

Defendo que todas as ideias devem ir primeiro pro papel! Além de conseguir visualizar em tamanho real, com o rascunho eu pude fazer teste de legibilidade das letras.

Verifiquei que a escolha das letras não deu muito movimento pra composição. Quando falo de movimento, me refiro a sensação causada pelo caminho que olho faz no texto. O único elemento que proporcionava isso era aquele "de" como se fosse uma linha. A partir daí, experimentei outros estilos, mantendo a composição.

Esses foram alguns testes de letras cursivas para quebrar a monotonia.

É importante rascunhar tudo antes de finalizar. Quando você visualiza o rascunho de maneira mais crítica, consegue perceber erros e corrigir a tempo. Mostre para outras pessoas e peça opinião nessa fase, trazer olhares de fora pode ajudar a enxergar coisas que a gente não vê durante o processo. Bem melhor do que gastar aquele material caro pra finalizar e ter que refazer.

Processo de finalização em nanquim.

Quando cheguei na composição que julguei mais interessante, corri pra mesa de luz e passei o rascunho bruto para um novo rascunho, com grafite bem de leve, já no papel definitivo. Em seguida, passei caneta nanquim no contorno das letras e fiz o preenchimento com nanquim tinta.

Quadrinho finalizado.

Esse foi o resultado do estudo de lettering da semana. Achei que ficou bem divertido, e ameniza um pouco o impacto que a frase (pesada e reflexiva) proporciona.

Gostou? Deixe seu comentário. Vamos trocar experiências!
Até a próxima! o/

4 comentários:

  1. Amei. Ficou muito bonito e legalbe a reflexão ficou show.
    Gosto dos seus estudos até chegar/descobrir o que fica melhor. Nanquim é amor
    Parabéns, Nane!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvia!
      Nanquim é meu material preferido! Muito amor mesmo.
      Continuarei postando processos sempre que der.
      Bjos

      Excluir
  2. Nane, ficou show!!!

    Como assim, se não me der a senha na porta eu nem entro. Brincadeirinha...

    Saudades de quando rede social, era os amigos da rua sentados na calçada até tarde, jogando conversa fora ou contando histórias de terror, ou mesmo brincando. Não precisávamos de muita coisa para nos divertir nessa época. Bons tempos...

    Os estudos ficaram ótimos e o resultado final, excelente. Adorei!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk
      Menino, eu fico incomodada, mas sou a primeira a oferecer senha do wi-fi pras visitas. xD

      Também sou dessa fase das redes sociais na calçada conversando até tarde. Hoje em dia ter visita em casa é praticamente um evento... =P

      Obrigada pelo retorno!
      Abraço!!

      Excluir