terça-feira, 3 de julho de 2018

Desenhando melhor em 4, 3, 2, 1...

Procurar desenhar melhor é uma luta constante que temos, ainda mais porque estamos sempre nos comparando a outros desenhistas, né? Bom, primeiramente devemos entender que cada pessoa tem a sua maneira de desenhar e ainda que tenhamos interesse pelo mesmo estilo, cada artista desenvolve uma característica própria em seu trabalho.

Reparou que usei a palavra "desenvolve"? Não cai do céu! Essa característica própria adquirida pelo artista é, na verdade, o resultado de um processo - muitas vezes extenso, pessoal e exaustivo - de busca por aperfeiçoamento constante de seu próprio trabalho.

Pegue um cappuccino (ou uma bebida de sua preferência) e sente para conversar comigo, porque hoje vou falar de quatro coisas básicas com as quais, na minha opinião, precisamos nos habituar para melhorarmos nossa maneira de desenhar, principalmente para quem tem intenção de se profissionalizar fazendo isso. De certa forma, essas tais "coisas básicas" se aplicam também as várias outras carreiras. Mas, como sou ilustradora, os exemplos usados no post de hoje serão voltados mais especificamente para as artes. Vamos lá?

4 - Leia até seus olhos caírem
Ao longo da vida escutamos bastante a máxima de que "só aprendemos na prática", mas a teoria é igualmente importante para o aprendizado, pois lapida o fazer. Isto é, sabendo a teoria podemos praticar com mais confiança, os processos são otimizados quando sabemos o que e como fazer.


Livros sobre arte e desenho.

Leia textos sobre sua área de interesse, sejam livros, artigos, blogs... Construa sua própria biblioteca, não importa se ela for física ou digital, mas adquira sempre conhecimentos novos. Procure o saber teórico tanto de autores conhecidos, quanto das pessoas que gentilmente postam em seus sites/blogs suas próprias experiências e frustrações.

3 - Busque referências e se atualize
Quando se procura por leituras, consequentemente conhecemos artistas cujas obras nos chamam atenção. A apreciação dessas obras contribui para a construção de repertório.

Guarde aquele desenho legal que viu na revista ou salve no computador aquela ilustra bacana que apareceu numa pesquisa; monte um fichário ou uma pastinha de referências; siga os artistas nas redes sociais e acompanhe a evolução deles; veja histórias em quadrinhos e animações com outros olhos, perceba como as figuras são desenhadas e o que está na moda; procure outras obras do ilustrador daquele livro que você leu e curtiu na escola... Vá além: visite museus e galerias. Muitos possuem tour online pelos sites e contas nas redes sociais. Não tem desculpa, é só seguir!

Alguns artistas que sigo no Instagram; e minha ida à Pinacoteca, em São Paulo.

Esse tipo de referência ajuda demais! Com o tempo e o contato constante com trabalho de outros profissionais, você já saberá o que olhar quando precisar de ajuda com algum desenho. Mesmo que essas pessoas não convivam diretamente com você, ou nem fale seu idioma, é possível analisar suas obras e extrair delas algum aprendizado.

2 - Tenha materiais adequados
Não precisa gastar uma fortuna com materiais pra começar a desenhar. Pense nos materiais como suas ferramentas de trabalho e tenha à mão inicialmente apenas o que você realmente precisa. Vá abastecendo sua "caixa de ferramentas" de acordo com a demanda.

Minha área de trabalho.

Também é muito importante ter o seu espaço sagrado para desenhar. Mantenha seu cantinho de desenho sempre limpo e organizado para aproveitar melhor seu tempo nele.

1 - Treine constantemente
Recentemente os posts que minha vizinha de blog, Joyce, anda fazendo para o Caixola me deixaram bem motivadas para retomar o treino. Um deles foi o hábito de estudar, no qual relata a rotina de estudos sobre desenho de figura humana quem vem fazendo. Dá para notar o progresso que ela teve desenhando 20 minutos diariamente. Gente, vinte minutos! Parece pouco, mas faz uma enorme diferença.

Estudos de corpo humano que fiz há um tempo.

Só para esclarecer: ficar parado não faz com que a gente desaprenda a desenhar, só nos enferruja, e com isso acabamos ficando mais lentos para solucionar os problemas no desenho. Treinar diariamente nos agiliza física e mentalmente; a qualidade do acabamento melhora, os erros diminuem, otimizamos o tempo... Só temos a ganhar com isso. ;)

E aí, curtiu?
Concorda que seguindo essas dicas fica muito mais fácil buscar resultados? Não esqueça de compartilhar suas experiências, pois você pode ajudar outras pessoas com elas.

Até a próxima! o/

12 comentários:

  1. Nossa que postagem completinha! É isso mesmo, eu so comecei a desenhar melhor depois de treinar diariamente e rabiscar, rabiscar e rabiscar... No começo tudo e muito feio e ficamos frustrados por não alcançar a lindeza que são os desenhos dos nossos artistas preferidos, mas esquecemos o quantos de estudo tem por trás daquilo!

    Obrigada Nane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Os artistas que admiramos fazem desenhos todos os dias, então por que não nos motivarmos também pela disciplina de praticar sempre? Vamos que vamos!

      Obrigada pela visita! Beijos! o/

      Excluir
  2. Show de post, Nane! E não é porque você me menciona nele, não, mas porque tem muita informação aí que as pessoas precisam ouvir pra quebrar o mito de que o desenho é uma mágica que alguns nascem sabendo fazer e outros não.

    Eu demorei muito tempo pra entender muitas das coisas que tem a ver com o fazer artístico e acho que ainda estou no processo de aprendizado. Sinto que uma das coisas principais que o aprendiz no seu estado mais inicial frequentemente negligencia é que somente fazendo é que a coisa vai acontecer. O seu estilo só vai surgir depois de muita tentativa de resolução de problemas, da mesma forma você só vai aprender e melhorar sua arte praticando muito!

    Concordo em absoluto que as leituras, o saber técnico e teórico, são importantíssimos pro nosso desenvolvimento, e aprende-se muito com o outro, observando o outro e tudo o mais. Mas ao mesmo tempo acho que precisamos estar atentos para não substituir isso pela prática. Tá cheio de gente por aí que muito lê, muito assiste tutorial em vídeo, mas não senta na cadeirinha pra fazer os desenhos e fica esperando que uma luz divina da bênção do artista top desça sobre ele pra que ele comece a fazer desenhos maneiros! Não é bem assim, né?

    No meu próximo post do Caixola eu falo um pouco sobre isso a partir da experiências pessoais. Se puder acompanhar ficarei muito grata :D

    E mais uma vez, muito obrigada por me citar, compartilhar o conteúdo do Caixola como fonte de referência e motivação! Fico muito feliz que compartilhando o que tenho feito aqui esteja contribuindo positivamente nos seus estudos. Você também me motiva muito a produzir :D Obrigada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joyce!!
      Em relação às leituras, com certeza, a teoria deve acompanhar a prática sempre. Quis chamar atenção no texto para o fato de muita gente ignorar a importância da teoria no processo de aprendizagem. É preciso saber equilibrar os dois, porque, como você disse, a teoria sozinha também não vai fazer milagre.

      Fico muito feliz que tenha gostado. Seus posts no Caixola estão interessantíssimos. Relatar a experiência pessoal ajuda bastante, e estamos aprendendo muito contigo. Obrigada por compartilhar!

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá Nane!!!

    Você esta a todo vapor, nossa, onde você arruma tempo para trazer tanta informação?

    Post muito bom, bem organizado e com conteúdo que vale a pena a leitura.

    Aproveitando o gancho da Joyce, se me permite dar meu pitaco, isso acontece muito, no caso o pessoal ler muito e por pouco em pratica, na verdade na maioria dos casos é muito de assistir vídeos no youtube por exemplo e ficar só naquilo, eu sou prova disso, passei um período de pouca leitura, pouca pratica, e ficava vendo vário vídeos de técnicas, macetes e mais um monte de coisa, que são boas admito, mas para mim acho que só para se ter uma noção da coisa, o bom mesmo é ler entender e praticar, ver os vídeos também ajuda, mas com moderação, é aquela questão de ficar vendo um artista que você gosta fazendo aquilo que é para você tentar fazer, como trabalho com vetor aqui na empresa, e são coisas básicas do cotidiano, uma logo, um letreiro, coisas desse tipo, eu hoje aproveito o tempo vago para desenhar a mão livre ou na mesa digitalizadora, testar técnicas de arte final, pintura, luz e sombra e rascunhar que é o que eu mais gosto.

    Tanta gente que nós seguimos em redes sociais, apresentando trabalhos incríveis, e muitas das vezes, ficamos só naquilo, em apreciar o trabalho dos outros e esquecemos de botar a mão na massa, as vezes me deparo com uma pilha de rabiscos, vários e vários rascunhos, que da pra fazer um monte de coisa testar uma infinidade de ferramentas, e acaba passando batido e vai ficando, por isso esse seu post é animador, faz a gente parar e bom vou mexer nesse bagunça e fazer alguma coisa produtiva.

    Parabéns, e que venha o próximo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só, Cris! Tô ligada no 220v!!

      Os posts mais recentes tem sido resultado de reflexões pessoais e de conversas com outras pessoas que estão no mesmo barco que nós. Pelo que reparei, esse tipo de comportamento em relação ao próprio trabalho X trabalho dos artistas que admiramos é bem comum. Paramos a produção para virarmos expectadores e esquecemos depois de retomar nossa própria rotina. Sou igual! Me perco nos vídeos de técnicas e materiais e quando dou conta, não desenhei foi nada.

      Seguir e admirar o trabalho do coleguinha não é errado, na verdade é ótimo abrir o leque de referências. Mas precisamos dosar, alternar estudo com produção, para que a balança se equilibre. Falar é fácil né? Hahahah. Mas assim, estou procurando me policiar em relação a isso.

      Vamos desenhar, Cris!!!!
      Beijos! Obrigada por comentar.

      Excluir
    2. Oi Nane!!!

      Eu também estou tentando me equilibrar entre estudo, trabalho e produção, o problema é o tempo de trabalho, que consome muito mais e o que sobra, pelo menos na minha situação, pois sou casado e tenho filhos, é muito pequeno e fica para família, por isso sou o "desenhista das madrugadas e finais de semana", mas o bom é que agora tenho uma companheira de estudo, minha filha, que além de querer ser, professora, médica, veterinária, cantora, agora quer ser "blogueira desenhista", e eu estou dando o maior apoio, inclusive ela crio o seu próprio blog de desenhos, e se me permite, gostaria de pedir que você desse uma passadinha lá no blog dela e desse aquela incentivada kkk.

      Deixando aqui o link http://avidadepaloma.blogspot.com/

      Até mais Nane e desculpe se fugi um pouco do tema do post..

      Excluir
    3. Cris, minha rotina não é tão diferente da sua (só não tenho filhos ainda). Como voltei a estudar para fazer uma especialização, o tempo ficou mais reduzido também. Mas é como você falou: nem que sobre um tempinho de madrugada ou nos finais de semana...

      Visitei o blog da Paloma! Vou ficar de olho nas criações dela.

      Excluir
  4. Eu tinha feito um baita comentário, mas meu celular sem vergonha não salvou grrrrrr

    Estou aprendendo a importância dos exercícios. Esses mais comuns que alguns acham que não precisam mais fazer. Tenho me divertido muito.

    A leitura nos aproxima ainda mais dos nossos objetivos. Abre um leque imenso pra novas descobertas e experiências.

    Visitar museus é um dos meus programas da favoritos. Mas serve qualquer lugar quando nossa vontade é observar. Observar é outro ponto muito importante. Nos ajuda a ver, a enxergar de verdade.

    Nane, vc está de parabebs!!!! Seu post está sensaciinal. Gosto desses posts que nos fazem refletir e nos ajudam a abrir os olhos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia!
      Verdade... observar o mundo ao nosso redor nos faz crescer em vários sentidos. Tenho acompanhado os seus exercícios recentes também e fico felizona com as maravilhas que está fazendo.

      Obrigada por insistir em comentar novamente, mesmo seu celular tendo atrapalhado a primeira vez.

      Bjs minha querida!

      Excluir
  5. Nossa Nane, esse post ficou show!

    Quando leio estes posts sobre estudos (Joyce e Nane), me pergunto: Por que eu também não estou estudando? Acho que minha única forma de estudo recentemente, tem sido me desafiar a fazer desenhos que não tenho costume de fazer. Além disso, depois de ouvir uns podcasts aí, tenho tentando extrair dos meus desenhos e pinturas, "o melhor que posso fazer com o que sei e tenho", mesmo que isso leve muito mais tempo.

    As ideias que absorvi do artista do podcast foram: O que você faz, é para você ou para agradar as pessoas? | O que você vai deixar para o mundo como artista?

    Depois que "encerrei as atividades de bloggeiro", não compro materiais para testar mais, então tenho tentado mergulhar dentro de tudo que aprendi nesse meio tempo, para criar coisas cada vez mais lapidadas (dentro do que consigo fazer), não importando quantas vezes refaço, apago, pinto novamente. Só quero fazer melhor...

    Nane, to adorando os estudos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mateus! Muito obrigada pelo seu retorno.
      Olha, na minha opinião, você está em estudo constante sim. Em relação à essa forma de produção artística que comentou, descobrir o que fazer para aproveitar melhor uma técnica e materiais é por si só um estudo.

      Estudar constantemente não significa necessariamente concluir um desenho/obra por dia, mas se empenhar todo dia em um projeto. E isso você está fazendo, pois acompanho seu trabalho no Instagram e no blog.

      Sabe que também parei um pouco de comprar material pra testar? Notei que ficava com várias coisas em casa e não aproveitava direito nenhuma delas, ou então sempre usava os mesmos materiais. Vou comprando à medida em que realmente se faz necessário. O bolso também agradece.

      Abração, Mateus!!

      Excluir