terça-feira, 7 de agosto de 2018

Bruxa a solta!

Dia desses, inspirada pela lua cheia, rabisquei uma bruxinha e acabei usando o desenho para testar um conjunto de canetas permanentes pretas - dessas de uso geral - que ganhei. Cheguei a postar o resultado no Instagram, e vou mostrar as etapas hoje por aqui.

Não usei referências externas, me baseei no senso comum que temos sobre bruxas usarem chapéu pontudo e voarem em vassouras. Como no momento do desenho eu estava com o humor compatível ao tema, acabei emprestando algumas características físicas minhas à personagem.

Rascunho.

O rascunho foi feito em papel cartão e usei apenas lápis HB. Era apenas um desses rascunhos que a gente faz enquanto conversa ou assiste alguma aula, sabe? Mas achei que ficou fofo e guardei para testar com as canetas permanentes.

O conjunto é formado por duas canetas, ambas com duas pontas, uma em cada extremidade da caneta. A caneta menor possui uma ponta redonda de feltro, e outra ponta fina também de feltro; a caneta grossa possui uma ponta redonda e outra ponta chanfrada.

Linhas de contorno feitas com caneta fina.

Usei a ponta fina da caneta meno para fazer a linha de contorno. O traçado fica bem uniforme e possui poucos pontos de variação na espessura. Como o papel cartão é um pouco poroso, as linhas devem ser traçadas de forma contínua para evitar acúmulo de tinta ao longo do caminho.

Preenchimento feito com caneta grossa.

A imagem acima mostra a diferença de espessura das duas canetas. Com a ponta chanfrada da caneta mais grossa preenchi as áreas pretas do desenho sem medo de ser feliz. A cobertura da tinta das canetas permanentes é muito boa e resistente à água. Isso me permite usar tranquilamente em projetos de curta duração como letreiro, cartaz manuscrito, endereçamento de encomendas, etc.

Mas Nane, por que você não pode usar em outros projetos? 
A carga dessas canetas permanentes são compostas por solventes que, com o passar do tempo, amarelam o pigmento. Já falei desse "probleminha" no post nem toda tinta preta é nanquim. Vale a pena dar uma conferida, caso ainda não tenha visto.

Bruxinha colorida.

Para colorir usei marcadores Bic e Promarker, e caneta gel branca para os picos de luz. O resultado me agradou muito e, assim como outros desenhos que fiz, já fiquei imaginando o desdobramento como estampa de alguns produtos (camisa, caneca, essas coisas...). Foi um processo divertido e despretensioso, que resultou em mais uma peça interessante para minha pastinha de desenhos.

Moral da história: não subestime os rabiscos que faz ao telefone, durante as aulas, ou enquanto espera na fila do atendimento de algum serviço. Eles podem ser base de algum material bacana futuramente. Seja para uso comercial ou como objeto de estudo... Vale tudo!

Abração a todos. Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Seeeempre trazendo material bacana pra gente ver! É de grande valia esses passo a passo, muita gente quer começar e nem sabe por onde, nem sabe que pode transformar um rabisco em algo finalizado e ja vai descantando as possibilidades!

    Me lembro que quando comecei a desenhar eu li seu blog e da Joyce (https://caixola.wordpress.com/) post por post...

    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora!!
      Ah, mas nem é material tããão novo assim não. Caneta permanente é algo bem comum das pessoas terem em casa, e é facílimo encontrar em papelarias. Até em supermercado a gente encontra! kkk

      Ai cara... eu já perdi as contas de quanto rascunho descartei na vida. Aprendi a não jogar nada fora, guardo tudo em uma pastinha e consulto de vez em quando. Ajuda a ter ideias.

      Muito feliz que te ajudamos de alguma forma! <3
      Agora você é que me ajuda e eu que super agradeço!!
      Adoro quando trocamos experiências.

      Excluir
  2. Ah eu não sabia que você tinha registrado os passos pra esse desenho, que bom que fez e postou aqui pra gente!

    Uma coisa que eu fiquei curiosa foi sobre o solvente, a caneta obviamente é japonesa e eu obviamente não sei ler absolutamente nada do que tá escrito, mas qual seria o solvente que amarela? Álcool? Se for assim, temos que estar atentos à vários marcadores permanentes, inclusive os de pintura como Copics, Promarkers e Magic Colors, né? :/

    Adorei o desenho, daria um ótimo cartão postal <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Joy!
      Então, a caneta é japonesa sim, mas não consta informação sobre a composição dentre essas coisas escritas nela. Ela é igual as das outras marcas que encontramos normalmente nas papelarias, dessas Pilot ou de escrever em CD, que tem o cheiro forte. Na composição deve ter algum tipo de metal no pigmento que acaba oxidando com o passar do tempo. Daí o amarelado que fica no papel depois.

      No caso específico de marcadores de uso artístico, a composição tanto do solvente quanto do pigmento já prevê resistência a longo prazo. O que pode acontecer é o pigmento desbotar com o tempo por exposição à luz. Isso varia de marca pra marca, de fabricante para fabricante, e principalmente, de finalidade para finalidade. Pode ficar tranquila! rs

      Na embalagem do produto costuma ter orientações sobre o uso e as finalidades para as quais o produto foi fabricado, então é sempre bom ficar atento a isso. Como nesses marcadores de CD não tem nada falando que se desenhar com eles vai dar zica a longo prazo, já estou relatando minhas experiências com o material.

      Obrigada pelo comentário! Se um dia transformar em print, te garanto um.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Nane!!!

    Bem bacana a bruxinha, gostei das cores e do "bixano", realmente quando eu prenso em bruxas, também caio no senso comum, chapéu pontudo, vassoura, roupas pretas, capa, gato preto, teia de aranha, morcegos, caldeirão etc.

    Você pegou referencias suas é? Interessante, eu faço isso tbm nos meus desenhos, mas pego algumas características da minha esposa e filha, quando desenho no meu sketchbook, normalmente eu estou na sala ou na cozinha e elas ficam transitando pra lá e pra cá, então observo e acabo passando alguma coisa para os desenhos.

    Tenho alguns desenhos bem antigos aqui, que usei esse tipo de caneta, eles ficam em guardadas em pastas catálogo, e por curiosidade fui dar uma olhada para ver se estavam amareladas, no meu caso foram bem poucos, se bem que os desenhos estavam misturados, então não tenho bem certeza se foram todos feitos com caneta permanente.

    Nossa, olhando meus rabiscos, tem muita coisa que eu nem lembrava mais que existia, deu até vontade de mexer neles, você tem razão, é sempre bom guardar esses rabiscos uma hora ou outra a gente acaba usando.

    Me inspirei na sua bruxinha e eu e minha filha estamos fazendo uma aqui também!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!!!

      Também guardo os desenhos nessas pastas catálogo, com plástico, bem protegido. Você faz muito bem em conservar suas produções. Viu como é legal rever? Vai inclusive servir de inspiração para sua filha.

      Agradeço o comentário. Estou ansiosa para ver a bruxinha de vocês lá no blog da Paloma.

      Abraço!

      Excluir
  4. Ola Nane!!!

    Gostei da bruxinha, gostei também do gato, estava vendo o desenho academia de bruxas e depois de ver também o seu desenho me deu vontade de desenhar a minha, meu pai também fez a dele, até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paloma!
      Também já vi esse desenho da Academia de Bruxas. É bem legal e divertido.
      Vou correndo pro seu blog dar uma olhada.

      Bjos! Obrigada por comentar.

      Excluir