quarta-feira, 27 de março de 2019

Does it spark joy? - método KonMari na vida do artista

Não se assuste! Este post não vai ensinar a dobrar roupas, mas vai dar dicas de como organizar a sua vida criativa para que sua produção como artista não vire uma bagunça.

Estreou recentemente no Netflix uma série chamada "Ordem na Casa" (Tidying Up), na qual Marie Kondo, autora dos livros "A mágica da arrumação" e "Isso me traz alegria",  visita famílias para ajudar a pôr ordem na bagunça de suas casas. Assisti a série toda e também senti vontade de guardar Marie num potinho... Mas o que mais me chamou atenção foi a possibilidade de aplicar seu método de organização - KonMari - em qualquer área da vida. Inclusive na profissão.


Trailer da série Ordem na Casa - Tidying Up

E como fazer isso?
A ideia geral é manter na vida apenas o que te traz alegria, itens que tenham valor sentimental, coisas que fazem parte de quem você pretende ser. Na vida profissional, interpretei como fazer uma organização geral das nossas referências, dos materiais e ferramentas, estilo de trabalho, técnicas...

Dependendo da sua área de atuação, as categorias podem variar, o importante é pensar nos objetos e agrupá-los de acordo com suas características ou função. Trabalho com design gráfico e ilustração, então dividi as minhas categorias da seguinte forma:

  • MATERIAIS: minha maior categoria - aqui ficam todos os materiais artísticos e as ferramentas de trabalho que tenho, como computador, tablet, papeis, lápis de cor, tintas, pincéis, caneta, grampeador, cola, fita adesiva etc;
  • LIVROS: esta categoria engloba livros em geral, revistas, mangá, histórias em quadrinhos, apostilas etc;
  • DOCUMENTOS: documentos pessoais e profissionais, desenhos e trabalhos antigos, contratos, briefings, certificados, diplomas, recibos, notas fiscais e afins;
  • REFERÊNCIAS: sites favoritos, plataformas, conteúdo em redes sociais;
  • DIVERSOS: praticamente itens de decoração, CDs de música, e as coisas que não pertencem aos demais grupos;

Mantenha apenas o que for necessário
Depois de separar os objetos dentro das categorias, fui descartando o que não me trazia felicidade e o que de fato não servia mais. Tinha vários marcadores secos ocupando espaço na gaveta, então agradeci e joguei fora. Itens que estão em boas condições de uso, mas que já não fazem mais sentido para você, podem ser doados pra quem precisa. Isso inclui os perfis que a gente segue em redes sociais também. 

Um pedacinho da bagunça...

Os itens que você decidir manter precisam ser guardados com seus semelhantes. A criação de subcategorias pode ajudar a estabelecer os espaços de cada coisa. Por exemplo: designar um local específico para guardar só papeis, outro só para tintas, outro para as canetas, e por aí vai. Desta forma fica mais fácil encontrar o que procura e, depois do uso, retornar ao lugar correto.

Deixe perto o que você usa com frequência.
Nesta postagem sobre criatividade comparei nosso cérebro com uma estante em que as coisas importantes estão lá para serem acessadas facilmente, e que à medida em que nossas prioridades mudam, as informações da estante também vão mudando. Bom, seu espaço físico criativo deve seguir a mesma linha: deixe mais acessível o que é usado com frequência. Se no futuro as prioridades mudarem, reconfigure seu espaço de modo que ele continue te atendendo bem.

Mantenha por perto apenas o necessário, e organize de acordo com tipo e frequência de uso.

No fim das contas você vai se sentir mais feliz e mais produtivo no seu ambiente de trabalho ou de estudo. Ainda estou no meio do processo e já me sinto bem melhor. Recomendo o exercício!

Até a próxima! o/

6 comentários:

  1. Eu não assisti a série ainda, mas como foi bem comentada por todos desde a estreia, tenho já tinha uma ideia da premissa. Achei seu paralelo com a organização do espaço de trabalho super válida, inclusive com a organização das referências que temos.

    Uma das coisas mais difíceis é quando o seu computador é espaço de trabalho, entretenimento e lazer. É muito fácil acumular muita porcaria e não saber o que fazer com tudo depois que já tá bagunçado.

    Gostaria de poder organizar meu "quarteliê" de forma mais adequada, mas ainda me faltam recursos de armazenamento. Um dia a gente chega lá! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Joyce! Muito boa sua questão sobre o computador ser o espaço de trabalho. Entra aí o que falei sobre os sites favoritos, organização das pastas, atalhos, ordem dos programas na barra de tarefa, tudo isso permite uma espécie de "arrumação" - que obviamente levará alguns dias pra planejar e concluir.

      Sobre falta de recursos de armazenamento, me deparei com esse problema também. Provisoriamente estou empilhando caixas (conforme visto na foto), mas gostaria de ter um gaveteiro futuramente para facilitar acesso de algumas coisas.

      Obrigada por comentar!
      Abraço.

      Excluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAHhhh * grito estérico!)
    Eu adorei a série! E me ajudou muito em outros aspectos da vida, como você mostra aqui no caso de organizar o material de trabalho.
    Postagem sensacional e muito útil! Estou descartando coisas (e pessoas) que não me trazem alegria hahahahah E trazendo pra minha casa menos coisas possíveis! O que me faz economizar uma grana!
    Valeu pelo post, amour!

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaaaaaaaaa
    (grito histérico 2)

    Nane
    Não assisti a série, mas encontrei umas meninas no YouTube que usaram o meto pra arrumar o ateliê. Fiz isso e estou super feliz. Tudo por categoria é mais fácil mesmo. Não tem mais aquela bagunça, a dificuldade de não encontrar o que se quer e etc. Eu amei.
    Seus posts como sempre são de utilidade pública. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilidade pública... ai ai, só você!
      É muito bom saber exatamente onde tá cada coisa e ter o cantinho sempre arrumadinho. Gostei bastante!

      Excluir