quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Manifesto para 2020

"A origem da arte e o surgimento da linguagem ainda é algo considerado impreciso, porém, desde seus primórdios, na Pré-História, os seres humanos tentam representar o mundo por meio de representações pictóricas.(ROCHA, 2018)"

Caros leitores, o fragmento de texto acima está no meu trabalho de conclusão da pós graduação em História da Arte, que fiz em 2018. Naquela época, entusiasmada, busquei me aprofundar cada vez mais no meu universo de trabalho - a arte -, na esperança de conseguir propagar com mais qualidade meus conhecimentos nessa área.

Apesar da minha formação em design gráfico e considerar-me mais "projetista" do que de fato uma "artista", reconheço que sem o contato com a arte, não só minha profissão perderia o sentido, como também minha própria existência. Explico: nós, humanos, talvez nos diferenciamos dos outros seres não por sermos inteligentes, "pensantes", ou comunicativos, e sim por sermos imaginativos, criativos. 

Como expressar o que sentimos e o que experimentamos, de forma que o outros indivíduos de nossa sociedade consigam perceber, sentir e compreender o que guardamos dentro de nós? Algumas sensações e sentimentos são inexplicáveis apenas com uso de palavras. Ás vezes é uma melodia que nos emociona, é uma dança que nos faz sorrir, manchas de tinta numa tela que nos causam estranheza e busca por seu significado... A arte, sem dúvida, é uma ferramenta perfeita para comunicação do abstrato, do não objetivo, do intangível; ou até mesmo do óbvio, do exato, e do concreto.

No ano de 2019 me deparei com barbaridades sendo ditas e sendo tomadas em relação às artes e à valorização cultural, principalmente no Brasil. Falou-se sobre corte de investimentos para produções artísticas, houve vandalismo a obras de arte, incêndios em patrimônios históricos, e o retorno da terrível censura. Não foi um ano fácil, sobretudo emocionalmente, e espero de coração que possamos nos recuperar de todos esses sustos para seguir adiante com nossa produção.

Manifestações artísticas nos fazem quem somos. Cantar, dançar, desenhar, colorir, escrever, atuar - o ser humano precisa da criatividade, precisa da imaginação, precisa do senso crítico, precisa se expressar e evoluir. Do contrário, estaremos fadados novamente ao sufocamento pelo medo, pela ignorância e pela crença limitada na escuridão das cavernas.

Que 2020 seja um ano de luz, em todos os sentidos da palavra.
Um ótimo ano a todos!
Até a próxima. o/

8 comentários:

  1. Hey! Um Feliz 2020 pra você! Recheado de arte e postagens! estamos aqui só de olho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Feliz 2020 pra você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  2. Txt incrível! Q 2020 seja de fato melhor q nosso complicado ano anterior :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpresa boa você por aqui!
      Vamo que vamo, 2020 tá só começando.
      Obrigada por comentar. Bjs

      Excluir