terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Leprechaun - SuperSoft Faber Castell

Conversando com as amigas desenhistas sobre lápis de cor, tive conhecimento sobre uma linha de lápis da Faber-Castell, da série mais profissional, chamada SuperSoft. São lápis de cor de mina macia e que soltam muito pigmento na superfície na qual são usados. Tive oportunidade de experimentá-los uma vez na casa da Joyce (Caixola), e gostei muito do comportamento da cor no papel. Empolgada com a experiência, no fim de 2018 me dei uma caixa de presente.

Caixa dos lápis SuperSoft e Leprechauns.

Encontrei um tempo para testá-los novamente esta semana, após ver uns estudos de leprechaun (duente da sorte) que a minha amiga Débora (Imaginei Ilustrei) estava fazendo. Fiquei inspirada e tive vontade de desenhar um também, então usei ele como a desculpa perfeita para estrear meus lápis SuperSoft.

O rascunho foi feito em papel sulfite e finalizado em papel kraft. Como a transferido para o papel kraft não é possível com mesa de luz, usei a técnica de decalque. Com grafite a gente risca o verso de uma folha de papel e depois a usa com se fosse um carbono.

Transferindo o rascunho para o papel kraft.

Antes de ir para os finalmentes e colorir o desenho, fiz uns estudos de comportamento do lápis. Isto é, em um papel colorido testei todos os lápis para saber exatamente quais eram as cores das minas, e misturei algumas para entender como o pigmento se comporta.

Testes de pigmento dos lápis SuperSoft.

Apertando bastante o lápis, o pigmento cobre toda a superfície, dando um efeito maravilhoso. Como pode ser observado na foto acima, os degradês podem variar tanto em função da pressão aplicada no lápis ao pintar, quanto na mistura entre cores diferentes.

Leprechaun finalizado

O marrom do papel kraft sumiu, ficou apenas o pigmento do lápis. O melhor de tudo é que não deixa resíduo na mão da gente e não corre o risco de borrar o desenho. Pelo menos comigo não aconteceu.

Gostei bastante da experiência e repeti fazendo uma companheira pro personagem. Afinal de contas, essa riqueza toda que ele carrega poderia muito bem ser compartilhada, né?

Casal leprechaun.

Os detalhes de pontos de luz, em branco, foram feitos com caneta Posca e caneta gel Gelly Roll. A tinta dessas canetas não absorve o pigmento deste tipo de lápis, continua bem branquinha. Achei ótimo, pois o efeito permanece no desenho por um bom tempo!

A caixa que tenho tem 24 cores e custou aproximadamente R$50. Foi bem divertido e prazeroso colorir com lápis de cor depois de tanto tempo sem usá-los. Existem outras marcas de lápis macios que seguem nessa linha, com preços variados. Os usados pela Débora no estudo foram os da marca Prismacolor. Espero que tenham gostado e que visitem os blogs mencionados neste post.

Desejo muita sorte e fortuna a todos vocês! 🍀
Até a próxima!

4 comentários:

  1. Mano do céu! Que estudo maravilhoso! Eu sou muito suspeita, pois fiquei muito fa dessa série de faber Castell! Ela é realmente muito macia e pigmentada, eu acho que cumpre muito bem a função que é apresentada (de cobrir papel preto). Achei o melhor custo benefício do mundo e espero que essa qualidade toda nunca caia!
    Seu estudo está espetacular como sempre!! Parabéns! Lembrei muito da nossa época de MDC!
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Esse negócio de todas nós desenharmos um Leprechaun foi muito MDC mesmo. Sinto falta daqueles estudos de desenho, despertava minha criatividade e, mesmo quando o mês era mais corrido e não tinha tempo de fazer vários estudos pessoais, eu me sentia produtiva pesquisando pelo menos pro desafio.

      Também espero que a qualidade não caia. (Faber, me patrocina!)

      Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  2. Que estudo supimpa!!!
    Adoro quando tem o processo de criação. Me lembra muito o livro Criatividade e processos de criação da Fayga Ostrower.
    Eu tenho esses lápis e até o presente momento não tive vergonha na cara pra testá-los. Ver seus testes de misturas e degrades é inspirador.
    O casal de Leprechaun ficou super lindo. Passa muito bem a mensagem.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvia!
      Olha, eu acho que vale a pena você abrir esses lápis aí e fazer uns estudos, viu. Acredito que vá gostar. Bjos.

      Excluir