segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Blue Period

Feliz Ano Novo, leitores!
Como vocês estão?

Nosso 2022 começou e espero que seja um ano infinitamente melhor do que os anteriores. A pandemia ainda está mexendo muito com a minha saúde mental e, consequentemente, afetando minha produção artística. Precisamos de ânimo (e todas as doses da vacina) para não deixar a peteca cair, certo?

Quero trazer pra vocês a dica de um anime que comecei a acompanhar no Netflix: Blue Period. Tem tudo a ver com nossa vida de artista e sobre como é importante ter uma produção constante, fazer exercícios, buscar inspiração... Tô curtindo horrores!


A animação conta a história de Yatora, um colegial que se apaixona por arte às vésperas de decidir qual caminho seguir após se formar no ensino médio. Apesar da temática, o anime não dá ênfase ao ambiente de sala de aula, e nos dá a chance de acompanhar a rotina de Yatora do lado de fora do colégio.

Os episódios saem semanalmente aos sábados e já deve ter mais de 10 disponíveis na plataforma, caso alguém queira maratonar.

Aviso aos mangazeiros:
Existe o mangá também!!! Está sendo publicado no Japão pela Kodansha desde 2017, mas não sei se alguma editora trouxe ou tem planos de trazer para o Brasil. Se você souber, deixa a dica nos comentários, por favor. 💙


Desde Bakuman eu não sentia uma ligação tão forte com a história de algum anime/mangá. Quando toca a musiquinha de abertura então, meu coração acelera de um jeito inexplicável.

Me conta se gostou do anime também.
Boa semana, galera! o/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Histórias da Ajudaris 2021

Oi, gente! Como estamos?

Em agosto deste ano participei como ilustradora solidária do projeto Histórias da Ajudaris, produzido pela Ajudaris - uma instituição de Portugal que fomenta projetos educacionais em várias escola do país. 

O projeto Histórias da Ajudaris promove a produção de textos de qualquer gênero literário a partir de um determinado tema, que muda a cada ano. Ilustradores voluntários recebem os textos produzidos pelas crianças e fazem ilustrações para que seja publicado um livro cuja a venda é revertida em fundos para projetos de melhoria na educação do país.

No ano de 2021 o tema proposto foi "Se eu fosse". Recebi 3 histórias de crianças diferentes, de idades diferentes, querendo ser coisas diferentes: um livro de receitas; o secretário geral das Nações Unidas; e o universo. Foi muito maneiro viajar na criatividade desses pequenos autores. As ilustrações podem ser visualizadas abaixo.




Todas elas foram feitas em mídia digital usando o aplicativo Procreate. Aproveitei a liberdade para testar estilos novos e experimentar as texturas das ferramentas de desenho do programa. Os vídeos com as etapas podem ser visualizados nos carrosséis das minhas postagens do Instagram.

Ano que vem as histórias terão o tema "Água". Se você é ilustrador e ficou interessado, pode participar como voluntário entrando em contato com a Ajudaris pelo email: historiasdaajudaris@ajudaris.org 

Se animar, me avisa! Eu também estarei no time de ilustradores do próximo ano e podemos trocar figurinhas sobre as histórias que recebermos.

No mais...
A novidade é de agosto e eu só estou contando agora, né? Que vergonha. A demora para atualizar o blog não é por falta de produção não, heim gente! É falta tempo livre pra sentar e redigir os posts mesmo. (Por favor, não me abandone xD)

Espero que a produção de vocês esteja a todo vapor também!
Até a próxima! o/

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Matiz, Saturação e Valor - folha de teste para materiais artísticos

Olá, arteiros!
No post de hoje tem utilidade pra quem gosta de pintar.

Sempre que compro tintas, opto pelas três cores primárias - azul ciano, amarelo e magenta -, mais preto e branco. Quando não encontro as cores básicas na loja, pego cores aproximadas e faço uma tabela de misturas para entender quais novas cores elas formam. (É possível ver as misturas neste post sobre tinta acrílica)

O tempo passou, fui pintando um monte de treco, e chegou o momento de repor meus tubinhos de acrílica. Só que a gênia aqui esqueceu de anotar a numeração de referência antes de ir pra papelaria, e chegando lá, escolheu "no olho" as cores. Conclusão: errei 2 cores das 3 que precisava comprar.


Em vez de comprar amarelo de cádmio claro, trouxe o amarelo limão; e no lugar de azul ultramar, veio o azul cobalto na cestinha. A compra foi feita há 2 anos, mais ou menos, antes dos tubos menores acabarem de vez. Mas sabe quando eu notei que comprei errado? Ontem!

Lá estava eu, animadíssima para pintar com as acrílicas, mas tive que parar tudo e testar as misturas para saber se a mudança nos tons afetaria muito a paleta a qual estava acostumada.

Uma nova folha de teste para download
Pensei em usar aquela tabela com o círculo cromático que disponibilizei aqui, mas como as cores que tenho de acrílica não são primárias, precisei fazer uma nova página de testes. Desta vez, uma em que eu pudesse explorar mais matiz, saturação e brilho das cores.




  • Matiz ou gama está relacionado ao espectro de cores, à variedade que nos é apresentada.
  • Quando acrescentamos branco ou preto em alguma cor, estamos alterando seu brilho/valor. Ao misturar branco para deixar uma cor em tom pastel, estamos, em "termos técnicos", aumentando o brilho/valor dela.
  • Para mexer na saturação, misturamos a cor com cinza. Quanto mais cinza, menos saturada a cor fica. Em outras palavras, cores saturadas são aquelas cores mais vivas, e cores menos saturadas são cores que parecem desbotadas.
Você pode visualizar e baixar a tabela de teste do Cappuccino clicando na imagem abaixo:


O arquivo em PDF é composto por 2 folhas, sendo a primeira delas a tabela vazia para imprimir, e a segunda, um guia de como utilizar corretamente a tabela.

Compartilhem com quem precisa
Todos os materiais disponíveis para download no Cappuccino são de minha autoria, gratuitos e de venda proibida. Faço isso para que o conhecimento artístico (teórico e prático) possa alcançar cada vez mais pessoas, ajudando no crescimento da nossa comunidade. 

Sendo assim, fique à vontade para indicar para seus amigos artistas! \(^_^)/ 
A sua opinião nos comentários deste post também é muito bem-vinda. 

Bons estudos e até a próxima! o/