Setembro chegou, chegando! Pensei que seria um mês calmo, mas a agitação não pára. O edital do mestrado pra artes abriu, finalmente, e estou estudando; minha primeira sobrinha nasceu, e agora sou tia Nane chan; tive oportunidade de participar na organização da II Mostra de Dança no Estilo Cigano aqui no estado; fora os freelas e o sepiatember... uau! Muita coisa pra pouco mês.
Fico muito inspirada e empolgada para produzir quando me exponho a situações que envolvem arte. Além de ter participado do evento de dança, nesta semana ouvi e assisti a entrevistas com artistas locais e vi documentários sobre história da arte internacional e brasileira. Corri pro cavalete e esbocei uma Santa Sarah Kali - a santa cigana!

A intenção era usar guache, fazer algo mais marcado de pinceladas, mas pra minha surpresa as tintas estavam bem ressecadas. Recuperar as tintas me tomaria um bom tempo, - que eu não tinha no momento -, daí veio a ideia de usar o pastel oleoso mesmo.
Tenho feito muitas coisas com pastel oleoso, e embora eu não domine completamente as técnicas, já me sinto bastante à vontade com o material.
Compartilhei o resultado com meu primo, que é artista plástico e trabalhou com restauração de imagens sacras, e ele me deu algumas dicas para melhorar a expressão facial. A Santa Sarah Kali, por ser uma figura religiosa, precisava ter uma feição mais tranquila, então sugeriu mudanças nos olhos e na boca da figura.

Fiz em papel layout branco, 180g/m², no formato A3. Usei praticamente todas as 36 cores do estojo de pastel oleoso da Pentel, mas quis que prevalecessem as cores da bandeira cigana no desenho: verde, azul e vermelho. E claro,o tom de pele mais castanho e os traços étnicos da Sarah Kali, que é indiana (dizem), também deveriam ser evidenciados.

Está aí o resultado do estudo. Tirei foto de detalhes da textura do papel cheio de giz oleoso pra mostrar como foi feita a sobreposição das cores.
Por hoje é só, porque ainda tem muito desenho do sepiatember pra fazer.
Abraço, e até a próxima! o/