Quem achou que o mundo fosse acabar, levanta a mão! o/
Pois é, não acabou.
No post de hoje eu vou falar sobre algumas (não cabem todas) leituras de HQ e livros ilustrados que fiz durante o ano que se passou e meio que recomendar essas leituras para quem tiver os mesmos interesses que os meus sobre quadrinhos, desenho, roteiro... ou quem simplesmente busca diversão e entretenimento. Deveria ter feito isso antes do Natal, para que desse tempo da galera pedir alguns exemplares pra Papai Noel, mas esqueci completamente! Bom que agora dá tempo para organizar a lista de presentes de aniversário do ano que vem, né?
Vamos lá!
Atronauta Magnetar
Danilo Beyruth
Eu faria um Cappuccino inteiro sobre esta HQ, mas tenho medo de dar spoiler do conteúdo. Vale muito a pena ler, a história é linda, reflexiva, bem trabalhada, e a arte é incrível! Não sei o quanto de autonomia (fazer o que quiser) Danilo Beyruth teve na construção do roteiro, afinal, quando se brinca com brinquedos dos outros, é preciso ter muito cuidado! Mas ele mandou super bem e fez o Astronauta ficar muito mais interessante.
Peguei o hábito de ler tudo com meus olhos críticos de designer, então também achei alguns recursos ruins na construção de algumas páginas, mas nada que comprometa a história. Mas isso também é história pra outro Cappuccino.
Peanuts - Obra completa
Charles Schulz
A imagem é da capa do volume 5, que eu ganhei num sorteio da L&PM no Twitter.
Muito bom ver como as coisas são resolvidas por Schulz de maneira inocente e simples. Confesso que fiquei deprimida depois de ler tudo, porque o Charlie Brown sofre demais, credo! Já fiz um Cappuccino sobre isso uma vez, mas vale a pena insistir para que leiam a coleção.
É diversão garantida!
Calvin e Haroldo
Criaturas Bizarras de outro Planeta
Bill Watterson
Esse eu ganhei de aniversário do meu amigo Gk. Não sei se foi proposital me dar um livro sobre alienígenas ou se foi uma trollagem sem querer, mas definitivamente ele acertou no presente. Embora seja o único exemplar que possuo, já peguei emprestado pra ler quase toda a coleção dos livros com tirinhas do Calvin lançada aqui no Brasil.
As tiras do Calvin e Haroldo são sensacionais! Sou muito fã do Watterson e leio cada página como se fosse a última. Minha visão de designer ainda não achou um problema na construção dos quadros. =P
20.000 Léguas Submarinas
Adaptação de roteiro por João Marcos
Desenhos de Will
A adaptação da obra de Verne, que conta como o Professor Aronnax, Conselho e Ned Land foram parar no interior do submarino Náutilus com Capitão Nemo, ficou muito boa! Eu adorei e acho que é perfeito não só para o público ao qual se destina, mas um ótimo passatempo para quem procura algo interessante e rápido para ler.
Achei problemas nas construções de algumas coisas nas páginas, ora em relação à ordem de leitura, ora por falta do esclarecimento de alguns detalhes importantes para a compreensão da história. Digo isso porque desta vez quis ler a adaptação antes de ler a obra original, e no final precisei voltar algumas páginas achando que tinha perdido alguma coisa. As coisas só ficaram claras quando li o livro. Novamente passei o olho na HQ, achei o tal quadrinho "importante" e pensei: "faltou semiótica aqui".
Mas enfim, tá muito bom e eu recomendo!
Macbeth
Roteiro adaptado pro Marcela Godoy
Arte de Rafael Vasconcellos
Recomendo este inclusive para mim! Ainda não comprei, mas já folheei bastante e quero ler logo. Gosto muito das obras de Shakespeare e ver adaptações pra quadrinhos me deixa com vontade de tecer críticas, muitas críticas sobre elas. Hamlet até agora é a minha preferida, mas logo em seguida vem Macbeth.
Ainda não conheço o trabalho da Marcela Godoy, mas conheço o trabalho do Rafael e vale a pena ser visto, comprado, recomendado, encomendado...
Momotaro - o menino pêssego
Hideki Katsumoto
Este é um livro ilustrado pelo designer Hideki Katsumoto, que conta uma das lendas japonesas mais conhecidas do mundo! Até mesmo já recebeu adaptações com os personagens da Turma da Mônica, tamanha popularidade! Mas a melhor versão de todas, sem dúvida, é a que tem ilustrações do Hideki! Não li só neste ano, li ano passado também e acho que vou ler pra sempre!
O projeto gráfico do livro é lindo, as ilustrações são lindas, coloridas, divertidas... O livro é super tranquilo para ler, tem um glossário no final com algumas palavras japonesas e curiosidades sobre elementos da narrativa. Enfim, pra quem é criança e procura aventura, ou pra quem está interessado em cultura japonesa, fica a super dica!
Ahhhh.... mas só dá pra conseguir um exemplar contatando o Hideki, porque o livro não possui editora. Fica a dica pras editoras também!!
Desvendando Quadrinhos
Reinventando Quadrinhos
Desenhando Quadrinhos
Scott McCloud
Ninguém vira quadrinhista depois de ler esses 3 livros, porque não é suficiente. Mas eu diria que faz parte da bibliografia básica de quem se interessa pelo assunto. Todos os 3 livros são escritos em forma de quadrinhos, o que muita gente acha interessante. Eu, particularmente, acho completamente chato! Mas vale a pena ler, pois o lado bom de ser 100% ilustrado é não deixar dúvidas sobre o que está sendo dito.
McCloud cita bastante o mestre Will Eisner, então, quem quiser beber da fonte, fique a vontade também:
Quadrinhos e Arte Sequencial
Will Eisner
Eu tenho esse aí, mas há edição mais atual disponível no mercado. Acho que todos conhecem o Eisner como criador de Spirit, mas ele também já desenhou muitas capas para os quadrinhos da Disney, e trabalhou em muitas outras coisas. É considerado um dos maiores nomes quando se fala em quadrinhos no mundo!
Já tá bom?
Por hoje basta. Alguns dos livros acima já são conhecidos de posts anteriores, e com certeza capas novas aparecerão nos Cappuccinos de 2013.
Espero que todos tenham um bom fim de ano e que aproveitem bastante as festas!
Nos vemos em 2013!
Até a próxima! o/
Legal! Nunca li nada disso, só folheei o Will Eisner e algumas coisas do Scott McCloud, por pura curiosidade pela linguagem dos quadrinhos (já que a criação deles não faz parte do meu repertório pretendido! XD).
ResponderExcluirGostei das indicações e me interessou principalmente a do Astronauta. Acho que tinha visto essa capa em algum canto, mas nem tive muita curiosidade de saber do que se tratava. :D
Tem em todas as bancas! Custa uns 20 mangos.
ExcluirSempre pulei as hqs do Astronauta na revistinha, lia só quando eram curtas, não me interessava muito. Foi uma surpresa ver o que o Danilo Beyruth fez com o personagem. Eu devorei a HQ toda de uma vez!
Adorei as indicações!
ResponderExcluirJá tenho o Astronauta, tava doida pra ler desde que lançou. Tb nunca fui de gostar da personagem, mas pelos elogios que lia... Deveria ser sensacional. E é mesmo! \o/
Comprei o do Calvin quando fui a São Paulo e nem terminei de ler ainda. (apesar de amar as tirinhas do Watterson) Agora vou devorar de uma vez! XD
Vou tentar ler o restante ano q vem. E muitos, muitos outros! ^^ Vamos ver se o bolso diz o mesmo.
Já falei q amei esse novo banner?! E q me deixou com água na boca?! *-*
Espero que consiga ler tudo que tem programado.
ExcluirO bolso fica tranquilo quando é emprestado... sempre tem um amigo que comprou ou ganhou um livro legal. ;)
Sobre o banner, bom, aqui tá fazendo um calor danado e não conseguia tomar cappuccino. Mas se vc bater no liquidificador com uma bola de sorvete de creme, a coisa fica boa outra vez.