terça-feira, 11 de agosto de 2015

Porta-treco do Tex

Sou daquele tipo de pessoa que visualiza melhor as coisas no papel. Não importa se é para uma ilustração ou para layoutar um folder, sempre faço rascunhos e/ou monto protótipos para ter noção de como a coisa ficará. Por isso, preciso ter sempre à mão material para trabalhar.

Com a possibilidade de digitalizar esses processos, uma dificuldade que encontro em todos os locais por onde passo para trabalhar é a não existência de material artístico "tradicional" para o pessoal da criação usar. Em todos os casos precisei levar parte do meu arsenal de casa, incluindo porta-treco (porta-lápis, porta-o-que-você-quiser) - que costuma ser uma caneca.

Desembucha!
Neste post eu vou mostrar o passo a passo da confecção de um dos meus porta-lápis, feito com lata vazia de leite em pó, revistinha velha, cola, e outras coisas.

Ingredientes:
1) Lata vazia de leite em pó, ou do alimento de sua preferência
2) Revista em quadrinhos velha, que você tenha desapego
3) Tinta da família das guaches (ecoline, aquarela, guache)
4) Cola escolar pra gastar desenfreadamente
5) Tesoura sem ponta
6) Pincel chanfrado de cerda grossa ou um dedo da mão (de preferência da sua mão)

Ingredientes utilizados

Modo de preparo:
Em uma bancada, retire páginas da sua HQ e corte vários quadros bonitos. No meu caso, optei por recortar sequencias das primeiras páginas da história do Tex. Depois, remova o rótulo da lata.

Com auxílio de um pincel (ou do seu dedo), espalhe cola sobre a lata e encape usando os recortes de HQ, como mostrado na imagem abaixo.

Em certo momento, será preciso sobrepor quadros. 
Tendo isso em vista, cole os quadrinhos com cenas mais legais por último! ;)

Pra combinar com a parede do meu futuro ateliê e com a atual parede do meu trabalho, que é onde o porta-lápis vai ficar temporariamente, precisei fazer uma aplicação de cor translucida sobre os quadrinhos. Para isso, usei Ecoline, misturando amarelo e vermelho até obter laranja-cenoura. Quem optar fazer isso usando HQ colorida, não precisa desta etapa.

Usei um dos recortes que sobrou para testar a mistura de cores até chegar no tom desejado.

Ao chegar na cor certa, adicionei um pouco de cola à mistura de Ecoline, para que a tinta virasse uma espécie de verniz. Aí, feito isso, apliquei em toda a lata usando pincel.

Não aconselho substituir o pincel pelo dedo nesta etapa.

Quando finalizei a aplicação de toda a mistura na lata, esperei secar completamente. Ok, confesso.... usei o secador de cabelo para agilizar o processo.

E por último, não menos importante, o acabamento com cola. Derramei uma porção generosa de cola sobre o papel e espalhei ao redor da lata toda. A camada de cola vai impermeabilizar o papel, e na hora que secar, vai ficar brilhoso.

Pode usar o dedo novamente.
Repare a diferença do laranja da foto anterior para esta. (n*0*n)

Enquanto estiver espalhando a cola, vai ficar uma camada branca na lata, mas depois que secar, tudo fica lindo e transparente. Não se preocupe!

Dicas importantes!
1) Nas etapas em que precisar esperar secar tinta ou cola, espere secar completamente para não desbotar ou manchar a pintura!

2) Cola escolar não é tão boa para impermeabilizar, apenas quebra um galho. Para melhor resultado, use aquela cola sinistra própria para artesanato.

Resultado

Combinando com a parede! rs

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Que legal! Bem simples e criativo hehehe=]

    Uma pergunta: Como você fez para o interior da lata ficar branco? Usou forro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sr. Momotaro!
      A lata que usei (sustagen) já era branca por fora, e de alumínio claro por dentro. Mas se usar lata de metal também consegue o mesmo resultado, esperando a cola secar direitinho. =)

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Hahahahaha! A essa altura já secou, né? Cadê a atualização!
    Eu sou muito fã de life hacks, cara. Quando eu era criança, transformava caixa de leite em bolsas e sacolas de presente. Claro que eu só dava esses presentes pra minha família, mas o processo todo era muito divertido. Pote de Danoninho virava chocalho e assim vai...

    Eu lembro de que na última vez que estive aí, você tava tentando se livrar de uma revistinha do Tex. Conseguiu se livrar de uma maneira muito bacana, heim? :)

    Sobre a impermeabilização, de repente verniz em spray também ajuda, não?

    Legal demais o post e fico feliz que tenha achado um momento pra fazer algo pra você e atualizar o Cappuccino! Com esse friozinho, um cappuccino cai é bem. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizado, Joy!
      Sempre fui meio estabanada pra essas coisas artesanais (os turn arounds da costura do sketchbook que o digam), mas vez ou outra acabo dando sorte.

      Eu tava precisando de um porta-treco no trabalho, estava sem dinheiro; tinha uma lata de sustagen acabando no armário de casa, e uma revistinha velha de Tex pra dar sumiço. Ou seja, tudo a meu favor!

      Sobre o verniz, o ideal seria isso mesmo, mas eu não tenho. Usei cola, que dá um efeito aproximado e, o melhor de tudo, não tem cheiro forte.

      Também estou feliz por ter conseguido tempo pra mim.
      Obrigada pela visita! o/

      Excluir
  3. Achei muito legal Nane, eu sempre fico preocupada para não molhar,já que é com latinhas mas fica um resultado tão lindo.

    Tava com saudade de visitar teu blog ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Quanto tempo!!!
      Tenho que ter muito cuidado para não molhar mesmo, mas está seguro. Só guardo objetos secos lá, como lápis, tesoura, régua. =]

      Volte sempre!
      Fiquei um tempo desaparecida, mas já voltei.

      Excluir
  4. Pra mim, porta-treco não deve ser muito delicado ou chique, mas q tenha um significado especial pra pessoa. É onde a gente guarda nossos tesourinhos <3 kkkkkk E adorei o seu! Tão simples de fazer. Preciso fazer um balanço no meu quarto, pq não sei mais dizer se tenho mais trecos ou porta-trecos kkkkkkkk xD Saudades de vc! Bjo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal fazer um porta-porta-treco? XD
      Concordo com você! Esse tipo de coisa deve ser especial. Agora que terei meu cantinho independente, estou super nessa vibe de personalizar meus pertences. (*-*)

      Também estou com saudade! Obrigada pelo seu carinho.
      Bjooo!!

      Excluir