quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Desenho de pote - superando o bloqueio criativo

Sabe aquele dia que a gente acorda inspirado, com vontade de tirar todos os materiais possíveis de desenho de dentro das gavetas pra fazer algo incrível, mas fica trezentas mil horas olhando pro papel em branco decidindo o que vai desenhar e no final não rabisca nada? Bloqueio criativo que fala, né? Pois bem, seus probleeeeemas acabaaaram!!! Minha amiga Débora (Imaginei Ilustrei) me apresentou uma técnica de sorteio ótima: o desenho de pote.

Funciona assim: você escreve algumas palavras em tirinhas de papel, depois organiza por categorias e as divide em potinhos. Por exemplo, o potinho de "personagens" seria alimentado com palavras como princesa, ogro, fada, bombeiro; o potinho de "objetos" poderia ter tesoura, cadeira, lâmpada, picolé; e um terceiro potinho de "ações" como fazer compra, cozinhar, cantar, estudar etc; Daí você sorteia uma palavra de cada potinho e faz um desenho com o resultado, que poderia ser "bombeiro, lâmpada, cozinhar". Será que consegui explicar?

Nossa ideia, a princípio, era arrumar uns potinhos mesmo, e colocar neles as mesmas palavras para o desafio ficar "justo". Mas a afobação foi tanta para começar a brincadeira, que acabamos usando uma planilha compartilhada para organizar as palavras e sorteá-las online.

Nossos "potinhos" - planilha em andamento


A dinâmica de embaralhar e escolher uma palavra ficou por conta do site Sorteador. Já que cada categoria possui números relacionado às palavras, foi só preencher os campos de sorteio do site e começar a diversão. O meu ficou assim: Característica 1; Personalidade 3; Personagem 15; Elemento adicional 22 = alto, zangado, pizzaiolo, com um aquário.

Rascunhos do pizzaiolo.

Fiz um monte de rascunhos até chegar numa possível solução combinando as palavras que sorteei. Foi um processo difícil, mas muito legal pra exercitar criatividade. Houve muita troca de ideia e de fotos, pois estávamos super empolgadas.

Rascunho limpo.

Depois de definir o rascunho, geralmente eu faço a limpeza dele. Isto é, apago aquele monte de rabisqueira doida e deixo as linhas mais certas possível para poder arte-finalizar o desenho. Quando o desenho precisa ser feito em um papel especial, uso mesa de luz nesse processo.

Comparativos - rascunho sujo e rascunho limpo.

Desenho base resolvido, hora de finalizar. Optei por trabalhar as linhas em nanquim e colorir com marcadores que ainda tenho funcionando.

Desenho em preto e branco x desenho colorido.

Ao colorir, fui adicionando elementos gráficos que reforçassem as características que o desenho deveria ter, como linhas verticais e ângulos fortes para marcar altura e zanga. Por fim, trabalhei nos detalhes de fundo e ajustei espessura da linha de contorno em alguns pontos.

Desenho finalizado.

Não sei ainda qual vai ser a frequência desses desafios de desenho, pois vai depender bastante da nossa disponibilidade de horas para fazê-lo, mas já estou aguardando o próximo. A experiência foi bem divertida e foi uma oportunidade de usar o material de desenho que estava parado.

Sinta-se à vontade para embarcar nessa conosco! É só criar quantas categorias de potes quiser e abastecê-los com palavras para sortear, e postar nas redes sociais usando a hashtag #desenhodepote pra gente te achar.

Fico por aqui!
Até a próxima. o/

2 comentários:

  1. Iuppppppppi!! Saiu a postagem e esta aberta a ltemporada de desenhos malucos! Utilizar os materiais parados pra mim foi o melhor! Lembrei de material que nem sabia que existia mais! Estou doida para o próximo! Obrigada por embacar nessa comigo! e não esqueça a #desenhodepote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamooooos nessa! Obrigada por ter me apresentado essa ideia. Eu senti muita falta de um compromisso criativo desde o MDC que fazíamos no DeviantArt. Amei participar disso e espero ansiosamente a próxima combinação maluca.

      Beijos!

      Excluir