terça-feira, 7 de maio de 2019

Teste seus materiais sem medo

Este é mais um post para aqueles que, assim como eu, precisam trabalhar o medo de colorir desenhos. Fiz pra mim uma "folha de testes" que complementa a cartela de cores que disponibilizei no post sobre as canetinhas Geloo.

Costumo dizer que para se perder o medo de pintar seja lá o que for, precisamos conhecer os materiais, saber as cores, testar misturas, e praticar exaustivamente. Recentemente voltei a usar lápis de cor para pintar alguns desenhos e, antes de riscar o papel, adquiri o hábito de testar a mina do lápis em um papel de rascunho para ter certeza da cor. Isso já me dá uma confiança maior para colorir os desenhos sem medo de estragar, mas além de consumir material extra, notei que essa prática acaba me tomando um pouco de tempo a mais para finalizar um desenho.

Assisti alguns vídeos no youtube de pessoas que possuem grupos de colorir, e vi que a maioria fazia anotações das cores dos lápis em um papel para consultar. Foi daí que veio a ideia de elaborar uma folha de teste padrão, na qual eu pudesse especificar a marca do material, fazer anotações prévias e sugerir instruções de misturas ou possibilidades de efeitos. Desta forma, em vez de ter um papel rascunho sempre a tiracolo, eu teria um documento já com dicas do que posso fazer.

Vou deixar a imagem abaixo disponível em alta qualidade para que você possa baixar e imprimir. O formato original é de um A5, então sugiro impressão de 2 páginas por folha para melhor aproveitamento de papel. 

Clique na imagem para visualizar e baixar.

A princípio a folha conta com um mini círculo cromático para primárias e secundárias, espaço para 12 cores, 3 retângulos e 6 bolinhas para testes gerais de misturas, transições, sobreposições etc, além de um espaço pra observações gerais. 

Folha de teste - protótipo - lápis metálico Faber-Castell

No protótipo acima, ainda manuscrito, fiz estudos da minha caixa de lápis metálicos da Faber-Castell - que tem 12 cores - e achei que esse formato atende as minhas necessidades no momento. Aos poucos vou atualizando de acordo com os materiais que tenho no ateliê para tentar facilitar a vida. Espero que ajude a facilitar a sua vida também.

Depois me conta o que achou.
Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Nane
    Como não amar você e esse blog😍????
    Eu amei essa ideia. É muito bacana ter os registros dos nossos materiais. Me deu a ideia de fazer uma pasta e arquivar todos os testes. Uma coisa bacana desse documento é que podemos imprimir em diversos tipos de folha. Papel sulfite, papel para aquarela em várias gramaturas, papel pólen (amo pra usar giz de cera), cartolina, opalina... Enfim, uma infinidade de papel. Legal que além de testes com materiais a gente acaba descobrindo qual material fica melhor em determinado papel.
    Parabéns!!! Como sempre nos mostrando caminhos 😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Eu que agradeço pela complementação sobre a possibilidade de imprimir em papeis diferentes para testar. Fico feliz em ajudar e compartilhar as coisas por aqui.

      Beijo!

      Excluir
  2. Uma Ótima dica! eu fazia isso com minha aquarela e passei a fazer com lápis de cor quando adquiri os prismacolors. Minha tabela é diferente da sua, são apenas retângulos que eu preencho com a cor e anoto o código/nome embaixo.
    Só de ver essa postagem da vontade de ir pegar meus lápis de cor e colorir!
    Obrigada Nane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua tabela é parecida com a que disponibilizei no post das canetinhas GELOO - serve para catalogar e referenciar as cores. É uma ótima ferramenta!!

      Na tabela de agora eu tô propondo um espaço para testes de misturas, efeitos, até mesmo teste de técnicas. Acredito que ambas tabelas funcionam de maneira complementar.

      Obrigada você pelo comentário.

      Excluir
  3. Eu uso de umas canetas bem grandes da Faber que é da marca Jumbo eu acho e é bem legal pq dá pra marcar em grande escala só que o problema é o papel que além de ficar meio molengo fica meio destruído vc sabe algum marcador bom?e sobre o pessoal do Y-no vc tem notícias deles conheci o grupo esse ano já me apaixonei e vim parar aqui fiquei sabendo que vc tbm é fã deles e já encontrou com eles e sabe algum site que tem a letra da música cidade do samba? desculpa pelo número excessivo de perguntas é que eu gostei do seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa dnv e eu andei um pouquinho pelo seu blog e achei as canetas geloo vlw agr só faltar achar um feito de encontrar ksksksk

      Excluir
  4. Como vc vive da arte,v vende artes digitais e artes em quadros, ou sei lá pq eu ainda estou naquela fase em q me obrigam a arrumar um emprego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Diogo! Quanta coisa, ai meu Deus, vamos lá... Vou responder tudo aqui:
      Conheço as canetas Jumbo. São marcadores à base de água, então se o papel for fino e não tiver alguma película própria para uso de marcadores, qualquer marcador vai deixá-lo molenga mesmo. Faça testes com gramaturas diferentes de papel - gosto muito de usar o papel Layout da Canson gramatura 180g/m² para trabalhos com marcadores, pois a superfície é mais lisa.

      Não sei onde tem a letra do Cidade do Samba, é uma das músicas mais antigas deles, mas o vídeo foi postado recentemente. O y-no começou quando os integrantes se conheceram em grupo sobre cultura brasileira na faculdade. Atualmente, já formados, cada um tem um emprego diferente e não se encontram mais com tanta frequência.

      Sobre venda das artes digitais, recebo alguns pedidos de encomenda sim. Conheço muitos artistas que conseguem viver disso, mas precisa disciplina e um plano de negócios bem estruturado. Não veja o emprego como uma obrigação, mas como algo importante para seu desenvolvimento pessoal/profissional. Procure uma atividade relacionada a algo do seu interesse e corre atrás!

      Obrigada pelos comentários!
      Seja bem-vindo ao Cappuccino.

      Excluir