terça-feira, 10 de março de 2020

Exposição Murakami por Murakami

Olá!
Hoje vou te levar comigo para a exposição Murakami por Murakami, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que teve início em dezembro do ano passado e deve ir até agora, dia 15 de março de 2020. A entrada é gratuita às terças-feiras, e os ingressos custam R$12 (inteira) nos demais dias da semana.

Pegue seu ingresso, e vamos comigo!

Takashi Murakami é um artista contemporâneo japonês que mistura a estética das pinturas tradicionais japonesas (nihonga) com elementos da cultura popular. Seus trabalhos são muito coloridos, ricos em detalhes, altamente gráficos; com mistura de materiais, técnicas, texturas e tintas. Dá pra notar forte influência dos gravuristas ukiyo-e e do movimento Pop Art nas obras de Murakami.

Painel com personagem DOB - Takashi Murakami.

A exposição conta com painéis enormes pintados, em sua maioria, com tinta acrílica e serigrafia; esculturas folheadas em dourado; vídeos em animação. São organizadas em quatro grupos: um com os primeiros trabalhos, onde o personagem DOB (que ora lembra o Mickey, ora um alienígena) representa a cultura popular e o capitalismo; o segundo com motivos históricos e religiosos da cultura japonesa; autorretratos em forma de esculturas; e reinterpretação das obras de Francis Bacon.

Algumas obras da exposição Murakami por Murakami.

Fiquei impressionada! É um colorido que jamais vi em outros artistas, e representa muito bem o cenário da cultura pop oriental - lembra muito o universo dos mangás e animes, mas com uma pegada antiga e tradicional. "Fantástico" talvez seja a melhor palavra para descrever o trabalho de Murakami.

A exposição está quase acabando, mas é possível encontrar material online sobre o artista e suas obras, pois é mundialmente reconhecido pela sua estética não só nas artes plásticas, como também na industria do entretenimento e da moda. Além disso, ele é bem "moderninho" e está ativo em redes sociais, postando rotina e compromissos.

 
Frente e verso do folder da exposição. 
(clique nas imagens acima para ampliar)

O que mais me marcou e guardarei em minha caixinha de repertório para futuros projetos, como designer e artista, foram os coloridos vibrantes e as diferentes texturas trabalhados de forma tão harmoniosa. Uma massagem no cérebro de quem contempla! E você?

Até o próximo passeio! o/
---
EXTRA: no dia 30 de março de 2020, devido ao período de isolamento social em função da pandemia do coronavírus, o Instituto Tomie Ohtake disponibilizou o PDF do catálogo da exposição do Murakami para leitura e pesquisa por tempo limitado.

2 comentários:

  1. Uuuauuu eu desconhecia esse artista! Achei as obras lindas..e aquela primeira como é grande! Parabéns ao fotografo viu.. o post ficou sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As obras são enormes, Débora. Parece que quanto mais a gente olha, mais detalhes descobrimos e cada vez mais somos puxados para dentro delas. É uma coisa de doido! Obrigada por passear junto comigo.

      Excluir