Ei, gente! Tudo legal?
Falei recentemente aqui sobre os apps gratuitos para desenho digital que utilizo no meu dia a dia, e hoje vou mostrar o passo a passo de uma ilustração que fiz no Autodesk Sketchbook, que de todos eles, foi o que eu mais curti.
A ilustra é, na verdade, uma fanart de Link e Zelda no jogo Breath of the Wild; e eu costumo dizer por aqui que a melhor forma de se praticar desenho é desenhando personagens que você gosta. No meu caso, quis treinar velocidade no desenho digital.
Mood board
Uma coisa que eu tenho usado bastante antes de criar uma ilustração é o tal do mood board - ou quadro com referências. A complexidade desse quadro pode variar de acordo com cada projeto, é nele que coloco todas as ideias e referências visuais que vão me auxiliar no desenrolar do trabalho. Na imagem abaixo está o quadro simplificado que usei para a fanart deste post:
Da esquerda para a direita vemos duas artes originais de divulgação do jogo Zelda Breath of the Wild, e uma foto de casal dançando na cozinha que tirei de um banco de imagens. Falando nisso, adoro caçar referências de poses e gestual em banco de imagen, revistas, álbuns de família... Qualquer dia escrevo melhor sobre isso, me cobrem.
Etapas do desenho
Neste desenho fiz dois rascunhos, e geralmente essa é a quantidade mínima de desenhos que faço na etapa de esboço: uma mais livre e bagunçada para deixar fluir a ideia no "papel", e uma outra, chamada de "desenho limpo", com mais detalhes e linhas definitivas, que servem de base para a arte-final.
Na primeira etapa de esboço me preocupei com a estrutura do desenho, distribuição dos personagens no espaço, elementos auxiliares. Ou seja, a composição. Comparativamente, podemos dizer que o esboço menos elaborado se relaciona mais à referência do casal dançando do que às referências dos personagens do jogo. Já o segundo esboço, quando a estrutura está definida, foi hora de adicionar os elementos que caracterizam as personagens e deixar tudo no esquema pra finalizar.
Arte-finalização e colorização são os processo finais e, às vezes, os mais demorados. Principalmente no desenho digital, quando se tem uma infinidade de ferramentas, materiais e tintas simuladas para usar. Justamente nessas partes que eu gostaria de ganhar mais velocidade. =P
Por fim...
Estou compartilhando esse e outros estudos lá meu perfil do Instagram. Se tiver umas dicas para me dar, ficarei muito feliz. Assim a gente vai se ajudando!
Até a próxima! o/
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