terça-feira, 8 de setembro de 2020

Desenho botânico

Olá, galera! Tudo joia?
No post de hoje vou falar um pouquinho sobre minha relação com o desenho botânico, um motivo que veio ganhando muito destaque recentemente entre artistas e ilustradores, mas que já existe e é praticado há vários séculos.

A humanidade sempre se relacionou com a natureza ao longo de sua existência, mas só a partir do Renascimento que os artistas puderam olhar para ela de forma mais científica. Nessa época, entender a natureza de maneira aprofundada permitia ao artista representá-la com fidedignidade.

Desenhos botânicos do artista renascentista Albrecht Dürer, século XVI.

Chamamos de Botânica a ciência que estuda o Reino das Plantas, e o desenho é um elemento fundamental para o desenvolvimento desse estudo. Neste contexto, podemos classificar grosseiramente as ilustrações botânicas em dois tipos: científicas e artísticas. 

Silvia Cordeiro // Marie Burke
Ilustrações botânicas com propósitos diferentes.

As ilustrações botânicas científicas são direcionadas aos conteúdos instrucionais e didáticos, pois precisam seguir metodicamente a estrutura de uma planta como ela realmente é. Costumamos ver esse tipo de desenho em livros de Biologia, catálogos, publicações especiais, enciclopédias etc. Já as ilustrações artísticas tem liberdade absoluta em relação à técnica, ao uso de materiais, simplificação de formas, abstração, criação de elementos, e por aí vai.

No meu caso, reproduzir qualquer um dos tipos citados acima me tira da zona de conforto. Desenhar plantinha não é o meu forte, mas quis trazer pro blog alguns estudos que fiz nesta semana.


Passamos por um feriadão e fiquei com vontade de desenhar e estudar alguma coisa. Pensei no quanto precisava me aventurar por desenhos botânicos e lembrei deste perfil bem legal do Instagram com fotos lindas de orquídeas, para dar uma ajuda com referências.

O primeiro desenho que fiz foi este aqui:

Imagem de referência X Desenho com lápis de cor.

Usei lápis de cor da linha Super Soft da Faber Castell sobre papel preto Fabriano neste estudo. Apesar de destoar bastante da foto, achei bem legal o exercício e tentei aproveitar ao máximo o processo como um topo. Até mesmo para desenvolver mais a experiência com o lápis de cor.

O gosto pela coisa acabou me levando para um segundo estudo, o qual registrei algumas etapas para mostrar melhor aqui no blog: 

Imagem de referência X Início do desenho.

Como estava desenhando em um papel escuro, optei por fazer o risco/esboço com lápis giz na cor branca. O pigmento do giz não gruda permanentemente no papel e fica mais fácil apagar sem danificar sua fibra. Grafite também funciona, porém ao apagar algum erro, a borracha pode manchar a impressão colorida do papel, deixando algumas áreas opacas e esmaecidas.

Etapas e colorização do desenho.

À medida em que eu fui passando o lápis de cor, o giz branco foi saindo. Tentei evitar linhas de contorno na flor, deixando a passagem de cores o mais natural possível. Observar a planta e pensar na sua estrutura facilita muito na hora de desenhar e estabelecer os pontos de luz e sombra.

Resultado do segundo estudo.

Desenho finalizado, com gostinho de quero mais. O processo todo me exigiu paciência e muita concentração, o que não foi fácil... mas também não foi impossível. Fiquei satisfeita com o resultado mesmo não sendo 100% perfeito. Afinal, perfeiçãããão só vem com a prática, né?

Agora me conta, qual tipo de ilustração te tiraria da zona de conforto?
Até a próxima! o/

4 comentários:

  1. Naneeeee
    Vamos tomar cappuccino juntas e falar sobre esse trabalho bafo.
    Adorei a ideia de usar papel preto. Acredita que só usei 1 vez na vida ? 🤦🏻‍♀️
    Lápis de cor é um material que eu amo muito. Acho que vc sabe rs material mais acessível e fácil de usar. Paciência, como vc mencionou, é a palavra chave para o uso do lápis de cor. Existem várias técnicas para usar o lápis de cor, mas pra quem gosta de uma pintura mais lisa é preciso paciência mesmo e concentração.
    Adorei a escolha e as cores da planta. Essa luz que o amarelo trouxe está sensacional. Você deixou a planta com leveza e muita delicadeza. Esse estudo está mais que perfeito. É uma verdadeira obra.
    Já vou lá nesse insta escolher uma imagem pra desenhar.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silviaaaaaa!!! Uma avaliação positiva sua sobre lápis de cor me faz ganhar o dia, pois se tem alguém que sabe trabalhar com isso, é você. Obrigada pelo incentivo e inspiração.
      Bjs.
      PS: cuidado pra não se perder no Insta, é cada foto mais linda que a outra.

      Excluir
  2. COMO ISSO FICOU LINDOOOOOO! Claro que eu ja tinha visto...mas não custa reforçar!

    ResponderExcluir