domingo, 18 de outubro de 2020

3 dicas para melhorar sua lineart

Olá, colega desenhista!
Se tem uma coisa que deixa qualquer pessoa chateada é quando a linha de contorno do desenho - lineart - sai toda tremida. A gente capricha no esboço, mas na hora de fazer a arte-final, a caneta nanquim se transforma numa fera indomável! Quem aqui já passou por isso?

Linha uniforme e contínua versus linha segmentada

Pois é. Hoje vou deixar aqui dicas e exercícios para ajudá-los a melhorar essa questão. Não encarem como regras a serem seguidas, afinal, estou apenas compartilhando alguns truques que me ajudaram a desenvolver um traçado mais firme e uniforme no contorno dos meus desenhos.

1) Seu braço é um compasso
Como assim?! rs Calma, explico: nosso braço é dividido em várias articulações, sendo as principais o ombro, o cotovelo e o punho. O movimento que fazemos com cada articulação dessa influencia diretamente no resultado do desenho. 

Riscando uma curva mexendo apenas o eixo do punho.

Para desenhos pequenos, movemos livremente os dedos e o punho. Note na imagem acima que a abertura de ângulo que conseguimos ao mover é bastante limitada, porém suficiente para riscar traços firmes e curtos. Para desenhos em formatos um pouco maiores, o ideal é usarmos cotovelo e ombro. Observe na imagem abaixo a linha contínua que consegui fazer movendo o braço todo, apoiado no eixo do cotovelo.

Usando o cotovelo como eixo, podemos chegar numa linha contínua com abertura de quase 180º!

Preencher um papel com diferentes tamanhos de círculos é um ótimo exercício para perceber como o seu braço pode te ajudar a ganhar confiança. É importante que façamos alongamento e aquecimento dessas áreas antes e depois de desenhar.

2) Entenda o material que está sendo usado
Uma caneta nanquim é diferente de um pincel, que é diferente de um lápis, que é diferente de uma caneta pra dispositivos digitais. O peso, a composição, a carga, a pressão exercida, ângulo da ponta e até mesmo o atrito com a superfície interferem no resultado do seu traço.

Minha folha de teste de materiais de desenho.

Criei uma tabela de teste para catalogar os materiais que tenho, mas mesmo assim, mantive o hábito de experimentar as coisas num pedacinho de papel antes de usar. Vai que a carga de uma caneta acaba no início de um projeto importante! Já pensou?!

3) Prática!
Desde cozinhar até falar um idioma, se você não praticar, não vai melhorar. Com desenho, arte-final e colorização é a mesma coisa.

Sei que às vezes bate uma preguiça de pensar num desenho legal pra só treinar arte-final. Ou então a gente fica pensando "poxa, não quero cagar estragar esse desenho!" e aí vai acumulando zilhões de esboços numa pastinha... Pensando nisso, reuni alguns rascunhos meus para que você possa exercitar arte-final, seja no digital ou imprimindo pra finalizar com nanquim. Se der ruim, faz de novo e de novo até dar certo.

Clique na imagem acima para fazer download do PDF com os desenhos.

Eu vou super aceitar se você me enviar seus rascunhos também, viu? Inclusive, já fiz isso algumas vezes com minha amiga Joy. Gosto dessa troca e a gente vai poder ir acompanhando o desenvolvimento um do outro pelo Instagram. É só me marcar na postagem!

Me conta nos comentários se esse post foi útil.
Bons estudos, e até a próxima! o/

8 comentários:

  1. 😲! DEvo tentar isso assim que puder! Quantas dicas interessantes! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luki san! Tenta sim, vai ser legal ver o resultado. *-*

      Excluir
  2. Dicas muito boas, gostei muito também do material para baixar. Parabéns! E obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Naneeeee
    Que incrível!!!! Me fez lembrar das aulas de desenho na faculdade. Lembro do professor falar inúmeras vezes que não podíamos ter medo do traço. Bastava fazer direto. Muitos colegas faziam o traço cheio de pelinhos...rs
    De fato é frustrante quando a linha não fica como queremos. Por isso, deixo uma dica. Faça o decalque. Caso eu acabe tremendo é só fazer o decalque e pronto.
    Amei. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silviaaaaaa!
      Que legal sua recordação da faculdade. Precisamos perder o medo e ter mais confiança. Traço com pelinhos só quando o desenho precisar ser cabeludo. rs Ótima dica a do decalque, obrigada por compartilhar. s2

      Bjos

      Excluir
  4. gostei muito do blog, ta de parabéns !! até compartilhei com meus amigos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Espero que seus amigos também gostem.

      Excluir