segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Como limpar os pinceis

Pintar é uma delícia! Mas uma parte do processo que muita gente ainda peca é na limpeza dos materiais após o uso, principalmente os pinceis. Às vezes por preguiça (quem nunca?), ou por não saber o modo mais adequado pra fazer isso.


No post de hoje vou mostrar como limpo os meus pinceis no dia a dia. É um processo bem simples e que, salvo uma peculiaridade ou outra, funciona para qualquer tipo de tinta. Vamos lá?

Você vai precisar de:
- sabão neutro em barra ou detergente neutro;
- água corrente;
- esponjinha velha;
- papel toalha ou flanela;
- limpa pincel ou pente modelador (opcional).

Como fazer?
Para começar, você precisa tirar o excesso de tinta do pincel usando um pedaço de papel toalha, papel higiênico, ou paninho. Isso vai ajudar a poupar sabão e esforço na hora de lavar as cerdas. Depois, retire um pedaço de mais ou menos 1cm da barra de sabão e guarde o restante.


Esse processo funciona para qualquer tipo de tinta, mas se você estiver utilizando tinta à óleo, recomendo que, depois de tirar o excesso com papel, passe o pincel no solvente para soltar ainda mais o resíduo que fica nas cerdas.


O solvente que uso pra tinta à óleo é o Ecosolv Acrilex. Coloco um pouco dentro de um potinho de vidro com tampa pra ir usando enquanto estou pintando. A tinta que sai das cerdas vai decantando no fundo do pote de vidro, deixando o solvente limpo por cima. Dá pra reutilizar o solvente várias e várias vezes desta forma.

Se você estiver usando aquarela, guache, nanquim ou tinta acrílica, use água em vez de solvente nessa etapa. Mas atenção: jamaaaaais deixe o pincel "de molho" no copo com água! Isso estraga o cabo (que muitas vezes é feito de madeira) e pode fazer o ferrolho (parte de metal) soltar.


Continuando... Umedeça o pincel e esfregue as cerdas no sabão neutro, fazendo movimentos circulares. Você vai ver que a tinta soltará na espuma do sabão. Em seguida você pode "massagear" a cerdas para limpar, ou passá-las em um limpa pinceis (objeto verde na imagem acima).

Algumas pessoas não gostam de usar limpa pinceis porque dizem que pode danificar as cerdas. Particularmente, não vejo problema algum. É só ter cuidado, passar com delicadeza e muito amor.


Enxague as cerdas do pincel em água corrente e repita o processo até a espuma ficar sem tinta. 

Lembretes: algumas tintas endurecem e se tornam impermeáveis ao secar, como é o caso do nanquim e da tinta acrílica. Lembre de sempre lavar os pinceis imediatamente após o uso, para não correr o risco de estragar.
 

Como tenho o péssimo hábito de colocar pincel na boca e fazer a maior lambança segurando as coisas com a mão suja de tinta, também faço a limpeza de ferrolho e cabo do pincel. Para isso, uso uma esponjinha velha, com o lado abrasivo pro ferrolho, e o outro lado para o cabo. 

Evite usar o lado abrasivo para limpar o cabo, pois pode acabar apagando as informações impressas nele, como modelo, número e material que a cerda é feita.


Feito tudo isso, é só secar bem o pincelzinho com papel toalha ou flanela e pronto. Seu pinceis ficarão limpos e podem ser usados novamente.

Concluindo
Vai dar preguiça? Vai sim. Mas é extremamente importante cuidar bem dos pinceis para que tenham uma longa vida útil. Fora que alguns modelos custam os olhos da cara, e quando estragar vai bater aquela dor no coração... Ai, ai!

Se você está chegando agora no mundo da pintura, recomendo ler meu post sobre pinceis, no qual explico alguns dos tipos que existem, e indico modelos para ajudar sua experiência.

Tem alguma coisa que você faz de diferente para limpar e conservar seus pinceis? Compartilha aqui nos comentários. 

Até a próxima! o/

12 comentários:

  1. Naneeeeee \o/
    Que post limpinho rs
    Eu costumo deixar meus pincéis de molho na água de um dia para outro. Deixo só as certa na água, sem encostar na madeira ou no ferrolho. Aí sigo com as dicas acima. Pra mim, fica mais fácil. Quando é tinta à óleo deixo no solvente do mesmo jeito, sem encostar o ferrolho ou a madeira.
    Amei seu post 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Silviaaaa! \o/
      Eu também fazia assim, deixava de molho... e esquecia lá de molho! XD

      Como afeta a memória das cerdas (que é a capacidade das cerdas voltarem para a posição original), já nem deixo mais porque sei que vou esquecer.

      Sabe quando a gente dorme com cabelo úmido e acorda com ele todo amassado? Com a ponta dos meus pinceis era a mesma coisa, tadinhos hahahahahah

      Obrigada por compartilhar sua dica!
      Bjos

      Excluir
  2. Muito top esse post, ficou tudo explicadinho. Só achei engraçado como chamou a parte metálica do pincel, "ferrolho" eu conheço como virola. Sempre que vou a uma loja de material de arte e vejo esse pente verde, penso, compro ou não compro. É foda... Estou precisando começar a fazer isso com meus pincéis de acrílica, só lavo eles com detergente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus!
      Rapaz, eu nem sei se "ferrolho" é o nome certo. Depois de ler o seu comentário, fui pesquisar e encontrei também os nomes: férula, tala, contera... kkkkkk

      Lavar só com detergente resolve bem. Mas notei que o limpa pinceis ajuda a remover resíduo antigo de tinta, que fica presa nas cerdas da parte de dentro do metal.

      Esse pente verde não é obrigatório, mas se quiser uma opção mais barata, pode usar um pente modelador (aqueles redondos que acha até em farmácia).

      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
    2. Acho que tenho um pente desses perdido em algum lugar lá em casa. Vou experimentar! kkkk Estou precisando é dar um trato nos meus pinceis com reservatório. De vez em quando, desmonto, limpo as cerdas e no reservatório, além de usar um palito de madeira com algodão, uso água sanitária para limpar melhor. Não importa se uso água filtrada, os resíduos das tintas sempre voltam para o reservatório e tenho que limpar depois.

      Abraços!

      Excluir
    3. Geeeente!!!
      Adorei essa dica para pinceis com reservatório!

      Excluir
  3. Uso pincéis para nanquim e aquarela. A limpeza é semelhante à desse post, só o sabão neutro que eu ainda não havia pensado.

    Algo que faço, que pode parecer "nojento", é afinar as cerdas (dos pinceis redondos) com saliva utilizando a boca. Aprendi em um vídeo de algum artista que não lembro de imediato.

    A saliva tem uma resina que faz bem para os pinceis e os deixa apontadinhos. hahaha

    Pois é, não bato bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy do céu!!! "\(*0*\) ~ (/*0*)/"
      Que curioso isso da saliva, cara. A acidez não danifica as cerdas?

      (Quando vejo que os fios estão muito "rebeldes", passo aqueles cremes de cabelo XD)

      Excluir
  4. Olha, tenho meus pincéis há um tempão e eles permanecem funcionando muito bem, bizarro haha. Ah, o que tem na saliva é o uma enzima e não uma "resina" como eu disse.

    Qualquer dia acho aquele vídeo novamente.

    E pensando aqui com meus botões: creme de cabelo não deve ter um gosto muito bom, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O creme de cabelo é pra passar nos pinceis, Andy! hahahaha

      Excluir
  5. Aqui era só na base do detergente, papel toalha e deixar secar. Mas faz tanto tempo que não uso mais pincéis que vou ter que lavar pra tirar a poeira deles.
    Ótimo post ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse post também me instigou a querer usar meus pincéis. Faz tempo que não pinto uma aquarela. Acho que nesse fim de semana rola.

      Meus pincéis estão na mesma situação que os seus, Heitor. Vou resolver isso o quanto antes, é tão bom pintar!

      Excluir