segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Matiz, Saturação e Valor - folha de teste para materiais artísticos

Olá, arteiros!
No post de hoje tem utilidade pra quem gosta de pintar.

Sempre que compro tintas, opto pelas três cores primárias - azul ciano, amarelo e magenta -, mais preto e branco. Quando não encontro as cores básicas na loja, pego cores aproximadas e faço uma tabela de misturas para entender quais novas cores elas formam. (É possível ver as misturas neste post sobre tinta acrílica)

O tempo passou, fui pintando um monte de treco, e chegou o momento de repor meus tubinhos de acrílica. Só que a gênia aqui esqueceu de anotar a numeração de referência antes de ir pra papelaria, e chegando lá, escolheu "no olho" as cores. Conclusão: errei 2 cores das 3 que precisava comprar.


Em vez de comprar amarelo de cádmio claro, trouxe o amarelo limão; e no lugar de azul ultramar, veio o azul cobalto na cestinha. A compra foi feita há 2 anos, mais ou menos, antes dos tubos menores acabarem de vez. Mas sabe quando eu notei que comprei errado? Ontem!

Lá estava eu, animadíssima para pintar com as acrílicas, mas tive que parar tudo e testar as misturas para saber se a mudança nos tons afetaria muito a paleta a qual estava acostumada.

Uma nova folha de teste para download
Pensei em usar aquela tabela com o círculo cromático que disponibilizei aqui, mas como as cores que tenho de acrílica não são primárias, precisei fazer uma nova página de testes. Desta vez, uma em que eu pudesse explorar mais matiz, saturação e brilho das cores.




  • Matiz ou gama está relacionado ao espectro de cores, à variedade que nos é apresentada.
  • Quando acrescentamos branco ou preto em alguma cor, estamos alterando seu brilho/valor. Ao misturar branco para deixar uma cor em tom pastel, estamos, em "termos técnicos", aumentando o brilho/valor dela.
  • Para mexer na saturação, misturamos a cor com cinza. Quanto mais cinza, menos saturada a cor fica. Em outras palavras, cores saturadas são aquelas cores mais vivas, e cores menos saturadas são cores que parecem desbotadas.
Você pode visualizar e baixar a tabela de teste do Cappuccino clicando na imagem abaixo:


O arquivo em PDF é composto por 2 folhas, sendo a primeira delas a tabela vazia para imprimir, e a segunda, um guia de como utilizar corretamente a tabela.

Compartilhem com quem precisa
Todos os materiais disponíveis para download no Cappuccino são de minha autoria, gratuitos e de venda proibida. Faço isso para que o conhecimento artístico (teórico e prático) possa alcançar cada vez mais pessoas, ajudando no crescimento da nossa comunidade. 

Sendo assim, fique à vontade para indicar para seus amigos artistas! \(^_^)/ 
A sua opinião nos comentários deste post também é muito bem-vinda. 

Bons estudos e até a próxima! o/

4 comentários:

  1. Conheço pouco sobre pintora com tinta acrílica e esse post me deixou curioso.

    Em especial com o controle de saturação e brilho utilizando a tintas preta e branca. Já experimentei algo assim, mas com o preto parece "queimar" as cores.

    Quando quero dar o peso e sombreamento faço com com algum tom de violeta. Isso se mostrou eficiente para mim na aquarela e também no digital.

    Mas digo tudo isso como leigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andy!
      Obrigada por comentar.

      Que interessante sua maneira de de fazer sombra com tons de violeta!

      Verdade, o preto "queima" a cor. A adição de preto ou branco mexer no brilho da cor, e aí dá essa sensação de desbotado. Algumas pessoas defendem que misturar preto em uma determinada cor é transformá-la em um tom de cinza.

      Neste post usei acrílica para exemplificar o uso da tabela, mas dá pra utilizar qualquer tipo de material, até mesmo lápis de cor.

      É uma ótima ferramenta de consulta.

      Excluir
    2. Massa, Nane. Vou imprimir esse gabarito e testar com aquarela, isso pode dar uma expandida na minha percepção de pintura.

      Creio que será uma ferramenta bem útil.

      Excluir
    3. Oba, fico feliz!
      Espero que ajude.
      \o/

      Excluir