sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Histórias da Ajudaris 2021

Oi, gente! Como estamos?

Em agosto deste ano participei como ilustradora solidária do projeto Histórias da Ajudaris, produzido pela Ajudaris - uma instituição de Portugal que fomenta projetos educacionais em várias escola do país. 

O projeto Histórias da Ajudaris promove a produção de textos de qualquer gênero literário a partir de um determinado tema, que muda a cada ano. Ilustradores voluntários recebem os textos produzidos pelas crianças e fazem ilustrações para que seja publicado um livro cuja a venda é revertida em fundos para projetos de melhoria na educação do país.

No ano de 2021 o tema proposto foi "Se eu fosse". Recebi 3 histórias de crianças diferentes, de idades diferentes, querendo ser coisas diferentes: um livro de receitas; o secretário geral das Nações Unidas; e o universo. Foi muito maneiro viajar na criatividade desses pequenos autores. As ilustrações podem ser visualizadas abaixo.




Todas elas foram feitas em mídia digital usando o aplicativo Procreate. Aproveitei a liberdade para testar estilos novos e experimentar as texturas das ferramentas de desenho do programa. Os vídeos com as etapas podem ser visualizados nos carrosséis das minhas postagens do Instagram.

Ano que vem as histórias terão o tema "Água". Se você é ilustrador e ficou interessado, pode participar como voluntário entrando em contato com a Ajudaris pelo email: historiasdaajudaris@ajudaris.org 

Se animar, me avisa! Eu também estarei no time de ilustradores do próximo ano e podemos trocar figurinhas sobre as histórias que recebermos.

No mais...
A novidade é de agosto e eu só estou contando agora, né? Que vergonha. A demora para atualizar o blog não é por falta de produção não, heim gente! É falta tempo livre pra sentar e redigir os posts mesmo. (Por favor, não me abandone xD)

Espero que a produção de vocês esteja a todo vapor também!
Até a próxima! o/

4 comentários:

  1. Sensacional! Ilustrações belíssimas conduzidas pela criatividade infantil.

    Esse projeto é sem dúvidas uma das iniciativas que já me surpreenderam no que envolve arte de ilustrar.

    Me interessei, tanto que também vou me inscrever. Espero que eu consiga.

    No mais, feliz fim de ano a você, Nane. E parabéns pelo grande trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andy!

      Tenho certeza que a equipe da Ajudaris te receberá de braços abertos para o projeto. \o/

      Feliz fim de ano para você também!

      Excluir
  2. Ficaram ótimos, e as texturas deram um charme a mais em cada uma das artes. Interessante a premissa e o resultado do projeto.

    ResponderExcluir