segunda-feira, 5 de abril de 2021

O círculo cromático do Cappuccino

Oi, gente! Tudo bem? Desenharam alguma coisa no feriado de Páscoa? Espero que tenha sido bem proveitoso. Eu passei os 3 dias desenvolvendo e testando com muito carinho uma coisa bem legal que poderá te ajudar a definir suas paletas de cor na hora de colorir uma ilustração: um círculo cromático pra poder imprimir e preencher em casa.


Já explico o que seria um disco cromático, mas antes, gostaria de dizer que o post de hoje vai acabar sendo um complemento de outro post de 2017, no qual expliquei alguns conceitos importantes sobre teoria da cor (este aqui: Coloridos fantásticos e onde habitam).

Disco ou círculo cromático

Bom, o círculo cromático é uma ferramenta que usamos para consultar as relações das cores entre si. Nele há indicação de cores que combinam, das cores que contrastam, de qual mistura de cores vem uma determinada cor, e uma série de outras informações. É possível comprar o disco pronto em papelarias ou lojas especializadas em material artístico.

Meu primeiro contato com as cores organizadas como disco foi na disciplina de Cor, quando cursava Design na faculdade. Cada aluno fez o seu próprio círculo usando tinta guache, e foi um exercício bem divertido.

Círculo cromático do Cappuccino

O arquivo que vou disponibilizar hoje é um PDF com 5 páginas: uma com o círculo, outra com instruções de uso, e as outras três são os discos das relações entre as cores, conforme mostrado na imagem a seguir.


O legal é que você pode imprimir a página 1 várias vezes, e até usar papeis diferentes. Aqui no post estou usando aquarela, então meu círculo foi impresso em um papel de gramatura mais alta, especial para técnicas aguadas. As páginas tem formato original A4 (21cm x 29,7cm), mas para melhor aproveitamento de papel, optei imprimir 2 páginas por folha.



Comecei preenchendo meu círculo pelas cores primárias e fui fazendo as misturas entre elas para completar os espaços. Na parte inferior da folha, há uma área destinada a anotações sobre o material utilizado, e ao lado, espaços para registrar suas cores preferidas. As instruções de como preencher corretamente seu círculo cromático está na página 2.

O próximo passo foi recortar os discos das páginas 3, 4 e 5. Nessas páginas você também encontra o passo a passo de como recortar, além das orientações sobre como fazer a sobreposição deles no círculo cromático.

Algumas etapas da montagem do "brinquedo" envolvem uso de objetos cortantes e perfurantes, então se você for uma criança, peça a um alguém mais velho te supervisionar.


Só é possível usar 1 disco sobreposto de cada vez, variando de acordo com a relação que você busca entre as cores. Nas fotos acima mostro os discos sendo usados sobre um mesmo círculo cromático.

Download do círculo cromático

Gosto de ajudar quem busca conhecimento em artes e ilustração, e por isso faço essas coisas com todo o carinho do mundo! O download do PDF, assim como outros materiais já disponibilizados aqui no Cappuccino, é gratuito e sua venda é proibida.



Me contem nos comentários o que acharam. A opinião de vocês, leitores e colegas queridos, é muito importante para futuras produções de conteúdo deste blog.

Espero que tenham gostado!
Até a próxima! o/

18 comentários:

  1. O que dizer??? Fantástico!!! Essa é já ótima experiência para entendermos como as cores funcionam.
    O mais legal é que ele pode ser usado em qualquer área da vida. Combinações de roupas, decoração, pintura e etc.
    Parabéns pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Silvia! Eu fico tão feliz que você tenha gostado.
      É isso mesmo que você falou: dá pra usar com tudo nessa vida.

      Bjs mil

      Excluir
  2. Parabéns, muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Poxa amei vou confeccionar e dar como um mimo para minhas clientes do meu brechó. Brechó Gadri. Fantástico, obrigada 🥰🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana!
      Que bacana dar esse mimo do Cappuccino para suas clientes. Elas ficarão felizes e com certeza ajudará a divulgar este blog! Obrigada pelo seu carinho e apoio ao meu trabalho.

      Aproveito para reforçar aos leitores que os materiais disponibilizados no Cappuccino são de minha autoria e podem ser baixados gratuitamente, sendo a venda terminantemente proibida. O objetivo é deixar o conhecimento mais acessível para aumentar a produção criativa de nossa comunidade artística.

      Excluir
  4. estava querendo fazer o circulo cromático com meus alunos e encontrei seu template maravilhoso! muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal! Fico muito feliz com esse retorno, obrigada.
      Espero que os alunos gostem.

      Excluir
  5. ótimo material! contribuiu bastante com um exercício a distância! Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Eu que agradeço.
      Saber que está sendo útil me motiva a produzir mais materiais como os deste post. Obrigada por ter utilizado no exercício.

      Excluir
  6. Muito bom! Estava procurando justamente por um círculo cromático desses para alguns trabalhos que vou fazer. Obrigada ao blog por compartilhar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do material!
      Fico feliz em ajudar.

      Excluir
  7. Gratidão nane , te encontrei procurando sobre assunto de cores , e aqui estou minha linda bençãos e prosperidade em todos os seus caminhos 🌼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!
      Feliz por você ter encontrado o assunto aqui no blog. Espero que tenha gostado.
      Que seus caminhos sejam abençoados também!

      Excluir
  8. Boa noite!
    Achei muito bacana e legal.pra usar como exercício de conhecimento das cores e combinações. Recomendei a uma amiga, que dá curso de colorir. Gostaria de saber se podemos passar pras colegas estarem imprimido e fazendo como exercícios?
    E o conteúdo escrito está ótimo. Estou estudando a sua percepção aqui.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz que tenha gostado do material. Fique à vontade para imprimir e compartilhar com seus colegas.

      Excluir
  9. Sensacional! Gratidão por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Liliane! É gratificante poder compartilhar minhas experiências com vocês. Obrigada pela visita ao blog.

      Excluir