segunda-feira, 3 de maio de 2021

Desafio de Abril - desenho de pote

Olá, meus guerreiros! Fazer parte do mercado de ilustração é uma batalha sem fim, ora lutando contra o bloquei criativo, ora contra os prazos, e sempre treinando pra melhorar nossas habilidades. Certo?

Pois muito que bem, tirei algumas semanas para me dedicar a um treinamento. Precisava testar uns materiais de desenho, e vou compartilhar tudo por aqui.

O retorno do desenho de pote
Para quem ainda não conhece ou é novo aqui no blog, tenho uma série de posts com dicas para quebrar o bloqueio criativo. Uma das formas é colocar palavras em um pote e sortear para desenhar. Assim eu fiz a cada semana do mês de abril para poder testar materiais novos. 

Quem acompanha pelo Instagram, viu semana a semana o que rolou, mas vou postar aqui mais informações sobre o processo todo.

Semana 1 - zumbi e aqualine
Eu tinha acabado de receber minhas aquarelas líquidas pelos correios, e estava doida pra testar. Foi aí que o desafio começou e sorteei as palavras: zumbi, magro, divertido e corda. 


Para trabalhar a característica de magreza, desenhei o monstrinho com os ossos bem marcados, sobretudo na face, pra deixar bem esquelético mesmo. O elemento corda foi usado emaranhado num prato, lembrando ao mesmo tempo um cérebro e uma macarronada. Imaginei que esse jogo de imagens também traria o conceito de "divertido" pra ilustração. As características de zumbi da personagem vieram tanto pelo corpo se deteriorando, quanto pelo uso das cores mais frias e cadavéricas. Assustador, mas bem simpático! 

Semana 2 - princesa e desenho digital no Procreate
Investi na compra do app Procreate após pesquisar muito a respeito. Em relação a funcionalidade, até agora, não achei tão diferente do app gratuito que eu já usava - o Sketchbook Pro. As principais diferenças estão na interface dos aplicativos e nos atalhos de toque. Ainda estou no período de transição e tenho muita coisa para descobrir.

Na semana 2 as palavras que sorteei foram: princesa, lanche, roqueira e magra. Acabou repetindo uma palavra da semana anterior.


Busquei referências de mulheres rockeiras na internet para poder compor o visual do meu desenho. Peguei inspiração nos cabelos e óculos da Rita Lee; acessórios com bastante personalidade e jaqueta de couro; alfinetes com logo de banda; e tatuagens da rainha Pitty. Queria muito comer um chocolate na hora que estava desenhando, então essa vontade acabou indo para a ilustração também!

Vídeo da finalização do desenho digitalmente.

Apesar do rascunho ter sido feito em papel, o processo de finalização dele foi todo digital. No vídeo acima é possível acompanha tudo em timelapse.

Semana 3 - o cavaleiro em nanquim
O terceiro "brinquedo" que precisava ser testado era uma caneta nanquim com ponta de pincel da UniPin. Gosto muito dessa marca para canetas descartáveis, uso vários tamanho de ponta pra arte final, mas dela ponta de pincel nunca tive antes.

Palavras sorteadas da semana: cavaleiro, gordo, ranzinza e bola.


Apesar de ter usado novamente a aquarela líquida pra aproveitar a tinta que ficou no godê, o que eu quis estudar aqui nessa ilustra foi a brush pen. Ela é bem resistente e consegui traçar linhas de várias espessuras sem deformar a ponta.

Sobre a narrativa do desenho, imaginei um cavaleiro gordinho e zangado, segurando uma bola que poderia ser a munição de um canhão. Não busquei muita referência externa para fazer essa ilustração, trabalhei mais com o que já existia pronto no meu imaginário. Deixei fluir.

Semana 4 - fada faminta e a tinta guache
A última semana do desafio teve como tema as palavras: fada, gulosa, grande e celular. Nessa ilustra eu trabalhei com tinta guache. Não é uma tinta que tenho muita experiência de uso, mas ficava com vontade de usar, inspiradas nos trabalhos de colegas (inclusive, quem não conhece o Mateus Cena, recomendo seguir o cara! Ele é fera na pintura com guache).


Quando sorteei as palavras, a primeira imagem que veio na minha cabeça foi aquela fada gigante do jogo Zelda - The Breath of the Wild. Juro pra vocês, quase fiz  uma fanart! Mas aí pensei direitinho e optei ir por outro caminho: desenhar uma fadinha faminta pedindo comida em um app pelo celular. Dei uma roubada na palavra "grande", que no desenho aparece no objeto de interação, um celular bem grande em relação à fada.

Você pode fazer também!
E assim se passou o mês de abril por aqui. Alternando trabalho e experimentações de material nesse desafio criativo. Foi bem bacana e eu recomendo demais, caso tenha um tempo livre pra isso.

Você pode fazer a sua versão das palavras sorteadas acima ou então sortear palavras novas para desenhar. Se postar com a #desenhodepote e #cappuccinocomnanechan eu consigo te achar no Instagram e repostar seus desenhos. \o/ Vai ser bem legal!!

Gostou do post? Vamos trocar ideia nos comentários.
Abraço e até a próxima!

10 comentários:

  1. Acho sensacional os caminhos que vc escolhe para ser criativa. Fico imaginando seu cérebro tipo o filme Divertidamente. Personagens correndo pra lá e pra cá procurando e elaborando ideias..rs.
    Vamos lá:
    Em algum lugar eu comentei sobre o desenho do zumbi. Adorei tudo. A corda como macarrão ficou show!
    A Roqueira também está demais. As cores combinaram muito bem.
    O cavaleiro está com muito movimento. Tenho a sensação que a qualquer momento ele vai se mexer. Amo isso nos desenhos.
    A fadinha parece desenho digital. Como vc fez isso? Amei. Amo guache. Esse TGA conheci na faculdade e foi amor a primeira vista.
    Continue. Está sensacional 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, sua linda!
      Obrigada pelas palavras de carinho e apoio. Adoro vocês aqui no Cappuccino comigo, aprendo muito trocando experiências.

      A guache TGA tá sendo novidade pra mim, acredita? Eu já havia trabalhado com a Talens em projetos bem específicos, e com as guaches de linha escolar pra gastar sem dó em algumas invenções de moda.

      As ilustrações digitais editoriais que estão mais "na moda" hoje em dia são essas com cores chapadas (sem variação de tons) e traços simples. Foi fácil reproduzir essa estética com a tinta guache por ela ser opaca e cobrir bem o papel.

      Bjs

      Excluir
  2. Você se saiu muito bem amiga! Muito criativa dominando o desenho de pote! Parabéns! Não consigo escolher um preferido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!!!
      E mais obrigada ainda por ter me apresentado esse desafio divertido.
      Beijos.

      Excluir
  3. Todos os desafios ficaram impressionantes! Adorei o que fez com guache, já tentei fazer algo bem flat assim, mas nunca saiu nada. kkkkkk Adorei essa ideia do desafio de sortear o tema, vou pensar nisso depois viu.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mateus!
      Viu que te citei no post? rs Minha inspiração de uso de aquarela!
      Rapaz, ainda estou batendo cabeça, viu... mas é praticar quando puder e ir aprendendo com erros e acertos.

      Se fizer o sorteio de palavras, me avisa.
      Abração!

      Excluir
  4. Se foi no Insta, não vi. Já tem um tempo que não entro no Instagram. Dei uma afastada... Depois vou conferir. Mas vi no post e agradeço pela força. Ainda continuo pintando, é impossível parar. Mas o tenho produzido, ou é para o porfólio, para o blog ou para àquela ideia que disse estar trabalhando nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi aqui no post mesmo. \o/
      Que bom que a pintura não sai de você, Mateus!
      Boa sorte nas suas produções.

      Excluir
  5. Eu adorei o Zumbi, é legal ver um post tão variado, mostra que você manda muito independente do material.
    Eu tive poucas experiências com guache, acho incrível suas artes usando esse tipo de material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Heitor!
      Gosto de experimentar novos materiais e novas técnicas, mas não me considero especialista em nenhuma delas. Rs

      Fico feliz em saber que minhas artes agradam e agradeço muito pelo seu comentário.

      Excluir