segunda-feira, 24 de maio de 2021

Guache escolar x Guache profissional

Oi, galera!
Falei sobre tinta guache no post anterior aqui no blog e, ainda empolgada com a postagem, me propus um desafio: comparar guache escolar com guache profissional usando como base um mesmo desenho - uma fanart de Naruto.

Lá no Instagram eu fui postando etapa por etapa, mas eu queria muito trazer também o relato completo de como foi a experiência de uso desses dois materiais. O resultado me surpreendeu!

Desenho do Naruto que fiz para testar as guaches.

Mas primeiro, algumas palavras
O objetivo deste post não é dizer qual é melhor e qual é pior. Seria muito injusto, pois são materiais projetados para finalidades diferentes.

Quem é leitor do meu blog há mais tempo sabe que meu propósito aqui é deixar arte, design e processo criativo o mais acessível possível. Tanto em relação a conhecimento, quanto a materiais. Ao longo dos anos trabalhando como designer e ilustradora, fui tendo condições de investir um dinheirinho em materiais um pouco mais caros e com mais qualidade. Porém, criatividade, imaginação, força de vontade e experiência não são itens que a gente consegue comprar. 

Então, nunca se limite por falta de um ou outro material, combinado? Um bom artista não é aquele que tem os melhores materiais, e sim o que faz o melhor uso do que tem disponível.

Dito isso, vamos pra "batalha de tinta guache"
As duas marcas usadas nessa comparação são: potinhos de Acrilex - para categoria escolar; bisnagas TGA - na categoria profissional.

Pintura dos desenhos usando guaches Acrilex (à esquerda) e TGA (à direita)

Primeira diferença que encontramos de cara nessa comparação é o formato em que a tinta chega pra gente. Enquanto no potinho de guache escolar as cores já estão na sua saturação e mistura prontas pra uso, a guache profissional vem super concentrada e cabe a nós misturar as cores e diluir em água pra poder usar.

A cor vermelha da Acrilex já vem "pronta". Com a tinta TGA eu precisei misturar um pouco da cor magenta com a cor amarela até conseguir esse tom de vermelho.

Comparativo: guache TGA à esquerda / guache Acrilex à direita.

Com a tinta guache escolar, eu tinha praticamente todos os tons da paleta do Naruto em potinhos. Já com guache profissional, eu tive que misturar as cores para obter os tons necessários para pintar. É possível notar na imagem acima a diferença entre vibração das cores - a escolar é está mais saturada e "viva".

Cada fabricante tem a sua fórmula de pigmentos e aglutinantes para fazer um produto. E cada tipo de produto atende a um nicho específico. Na guache escolar eu notei a tinta bem mais viscosa, gelatinosa, e foi preciso muitas camadas para cobrir completamente uma área do desenho. Também foi preciso bastante calma nos detalhes de contorno, porque a tinta fica mais no pincel do que no papel.

A tinta guache profissional, por outro lado, fica mais fluida e o pincel desliza no papel que é uma maravilha! Além disso, não precisei passar muitas camadas pra preencher as áreas do desenho, pois a tinta é bem concentrada em pigmento e rende bastante. Mas cuidado pra não diluir demais! rs Precisa ir dosando a água direitinho.

Pinturas finalizadas lado a lado.

Outra grande dificuldade que tive foi o uso da tinta em si. Independente de ser escolar ou profissional, eu ainda não domino o uso de guache e cometi vários erros técnicos. =P

Conclusão
Hoje em dia, prezando pela maior qualidade e durabilidade dos projetos entregues em mídia tradicional, opto usar guaches profissionais. Mas isso não anula o fato de que posso (e devo) brincar e produzir coisas incríveis também com materiais de linha escolar.

Mesmo tendo usado materiais com finalidades distintas, acredito que cheguei num resultado estético muito satisfatório em ambos os desenhos. Teve algum que você gostou mais?

Espero que este post sirva de incentivo para que você ouse, use e abuse dos materiais que já tem em casa. Desenhe sempre, desenhe feliz!

Até a próxima! o/

2 comentários:

  1. Naneeeee
    Adoro comparação de materiais. Como muito bem colocado no post é o artista quem faz e não o material.
    Depois que experimentei a tinta TGA nunca mais usei as escolares. Sou apaixonda por elas.
    Perdi minha paleta de mistura de cores que fiz na faculdade. Preciso fazer outra.
    Fica difícil escolher um dos dois. A qualidade do trabalho está incrível. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiiilvia!
      Gostei tanto de fazer isso! Já estou até olhando aqui nos meus pertences se tenho mais materiais das duas categorias pra propor uma nova comparação.

      O círculo cromático aqui do cappuccino pode te ajudar como base pra sua nova paleta, amiga. Me chama que eu te faço companhia.

      Beijão! Obrigada por comentar.

      Excluir