segunda-feira, 17 de maio de 2021

Guache

Não acredito que, em todos esses anos de blog, eu nunca tenha feito uma postagem exclusiva sobre guache. Que vergonha! Mas de hoje não passa. rs

Com certeza, você em algum momento da vida usou tinta guache! Por ser uma tinta composta basicamente de pigmento, aglutinante e água, a tinta guache muitas vezes é usada para desenvolver atividades lúdicas com crianças. Antes da popularização dos produtos próprios para pintura corporal, se usava guache até pra pintar os rostos dos pequenos nas datas comemorativas da escola.


Essas tintas de potinhos coloridos que a gente acha fácil nas papelarias geralmente são tinta guache escolar. Mas temos no mercado as guaches de uso profissional também.


De modo geral, podemos dizer que guache é uma tinta aquarela opaca. O que muda na composição das duas é a proporção dos ingredientes, e a adição de materiais opacos (como gesso, por exemplo) ao pigmento do guache. Daí, temos de um lado a aquarela, que é uma tinta translúcida e que precisa de um fundo branco e um papel com textura pra poder "aparecer"; e de outro, o guache, de alta cobertura e que pode ser aplicado em qualquer fundo, independente de cor ou textura.



Na foto dos círculos cromáticos acima há um comparativo entre as cores de aquarela e as cores de guache. Note que no círculo das aquarelas ainda conseguimos ver a textura do papel, enquanto no círculo de guache, a única textura visível é deixada pelo pincel ao preencher a área com tinta.

Testando guache profissional
Há muitos anos, direto do túnel do tempo, quando ainda estava no início do curso de Design na Ufes, tive uma disciplina sobre Teoria da Cor na qual precisamos comprar guaches profissionais. A professora, artista plástica, recomendou comprar as cores básicas da marca Talens.

O preço de 1 potinho de Talens dava pra comprar uns 12 potinhos de tinta escolar. Foi o primeiro susto que eu levei! Mas em compensação, a pigmentação é bem forte e o rendimento dela para pintar é excelente. Foi possível fazer todos os trabalhos do semestre e ainda tenho tinta nos vidrinhos hoje, mais de 10 anos depois. Estão com o prazo de validade vencidos, mas mesmo assim dá pra usar porque guache não estraga.


Este ano, com pandemia e tudo mais, voltando a fazer trabalhos com tinta, encontrei no mercado a marca TGA. Também são guaches de linha profissional, de fabricação nacional e de valor bem mais em conta que a Talens. Comprei uma caixinha com 5 bisnagas (cores básicas + preto e branco) e custou uns R$50. 


Depois de comprar, dei uma pesquisada e descobri que outros ilustradores daqui do Brasil também usam essa marca. Fiquei super feliz e empolgada com a aquisição! 

Meus últimos estudos foram feitos com aquarela, e apesar da composição ser a mesma, são técnicas diferentes. Voltar a mexer com guache não foi fácil, mas foi bem gostoso. Vou deixar abaixo alguns estudos feitos com a TGA nos últimos dias: 



Algumas observações
Jamais subestimem um material pela finalidade dele. Como assim? É possível fazer trabalhos muito maravilhosos com materiais de baixo custo e de linha escolar. Talento e criatividade são qualidades que podem ser desenvolvidas independente das ferramentas que temos disponíveis no momento para o fazer artístico.

Juntar uns trocados para comprar materiais profissionais pode valer à pena quando queremos investir numa carreira mais sólida de ilustrador, artista ou designer. A durabilidade de um material profissional é bem maior, e tendo qualidade maior embutida no seu trabalho, é possível cobrar um valor mais alto por ele.

E não custa nada lembrar: não é o material que faz o artista.
Bons estudos e até a próxima! o/

----------
EXTRA - posts relacionados:

4 comentários:

  1. #guachenaoestraga !!!

    Adorei o post! Guache é um material incrível, que só fui notar a pouco tempo, porque eu não tinha ideia que existia um guache de melhor qualidade, que desse bastante opacidade! Sugiro, se me permite, um post sobre opacidade (aquarela, guache, marcadores, posca e acrílica) fazendo o teste da linha preta! É muito interessante. A pintura com guache me lembra muito o efeito opaco das pinturas digitais! Só que muito mais emocionante hahaha
    Seus trabalhos ficam incríveis!!
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Débora!
      Adorei a sugestão e vou anotar para fazer tão logo eu puder. A ideia da comparação é muito boa. Sinta-se sempre à vontade para sugerir postagens, viu?

      Obrigada pelo feedback sobre as pinturas. Realmente, lembra arte digital "flat" que está na moda agora. Gostei! rs

      Bjos

      Excluir
  2. Show Nane! Vc arregaça em qualquer material que usa. Tá de parabéns! TGA, sempre quis testar por causa do custo, mas sabe aquela história sobre mecher em time que ta ganhando né? Aí, mantenho o gache Talens msm. Kkkkk Também conheci Talens através de um professor, o de teoria da cor e elas duraram um bom tempo depois disso. O pessoal desperdiçava muito, vi gente acabando com os potes em uma semana. Kkkk Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus! Estou sempre buscando aprender um pouquinho mais dos materiais a cada dia, e fico feliz por conseguir resultados que agradam.

      Acho que quem está acostumado com guache escolar acaba pecando um pouco na primeira vez que vai usar uma profissional justamente por essa questão da diferença no pigmento e no rendimento da tinta. Tivemos a sorte de ter uma professora nos orientando!

      Gostei da experiência com a TGA, viu. Rendimento muito bom também, e por metade do preço da Talens (com base nos preços da papelaria onde comprei). Mas se você tiver condições de continuar com a Talens, fica firme nela. rs

      Até mais! o/

      Excluir