sábado, 13 de maio de 2023

Ilustração com lápis - Halt e Will

Faaala, desenhista! Tudo joia?

No post anterior eu falei que, na minha opinião, os materiais mais básicos para se começar a desenhar são: lápis, borracha e papel. Lá eu dei dicas de em quais tipos de cada um desses materiais seria interessante investir no começo. Sei que isso pareceu controverso, afinal minhas ilustrações atualmente são feitas com todo tipo de material - aquarela, guache, nanquim, lápis de cor. Mas eu não tinha condiçõe$ de ter tudo isso quando comecei a desenhar, e os meus primeiros trabalhos remunerados da vida, acredite, foram feitos só com lápis (grafite).

Quando a gente tá no período escolar, acaba tendo bastante contato com as ilustrações de livros infantil e infanto-juvenil. Ainda hoje, pela natureza da minha profissão, sou exposta a elas o tempo todo! Lembro que alguns dos livros que li na juventude tinham imagens que pareciam feitas à lápis, como no exemplo abaixo:

Sherlock Holmes: o Cão dos Baskerville - Sir Arthur Conan Doyle
Editora Melhoramentos. Ilustrações: NW Studio.

Curtia demais as ilustrações dos livros! Batia uma vontade de desenhar assim também, sabe? Na verdade, até hoje, lendo algumas histórias, fico empolgada querendo desenhá-las... só me falta tempo rs.

Bom, senti que falhei em não mostrar para você um desenho meu feito só à lápis. Aqui no blog há uma porção de esboços espalhados nas postagens, mas desenho finalizado eu acho que não tem. Daí eu tirei um dia pra me empenhar em resolver isso e provar que dá sim pra gente ter um bom resultado usando apenas lápis e borracha! Vem comigo:

Vídeo do processo de desenho.

Para essa ilustração, escolhi um trecho do livro Rangers - Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan, do autor John Flanagan. É uma aventura épica sobre arqueiros e destinado a um público jovem; o autor escreve de forma simples e o livro é bem gostoso de ler. Não é um livro ilustrado, mas seria bem legal se tivessem ilustrações de abertura de capítulo. Foi nisso que pensei ao escolher o que ia desenhar.

Você viu o resultado no vídeo, mas vou colocar aqui também:

Personagens Halt e Will, desenhados por mim.

Olha... eu adorei ter feito essa ilustração! Espero um dia ter a oportunidade de trabalhar com uma editora num projeto assim. E você, anima fazer o exercício também?

Abraços, e até a próxima! o/

6 comentários:

  1. Acho muito chic ilustrações a lápis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito, mas sou suspeita pra falar. rs

      Obrigada por comentar, lindeza!!!

      Excluir
  2. Hey Nane! Que ilustração linda, sempre fui muito fã dos seus traços e acho eles incríveis com alguém tipo de mídia! Mas sou suspeita pq sou sua fã!
    Quando eu era criança eu gostava de assistir um programa da TV Cultura que chamava "Á mão livre" e o professor ensinava os fundamentos, tudo com lapis, borracha e papel.. bem clássico.

    Obrigada por compartilhar suas ilustrações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Déboraaaaa! Noooosssaaaaa.... acho que lembro desse programa da TV Cultura. Mas eu era muito pequenininha quando passava e não sei se cheguei a assistir. Vou procurar no YouTube e trazer pra um post aqui no blog, que tal?

      Obrigada pelo comentário e pela inspiração, amiga! Também sou sua fã! <3

      Excluir
  3. Post perfeito para inspirar. Vou de finalização a lápis em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em saber disso, Andy! Obrigada pelo apoio de sempre.
      Tenho certeza de que seus desenhos ficarão maravilhosos!

      Excluir