sexta-feira, 2 de junho de 2023

Aquarela TGA

Queridos cappucciners, trouxe hoje o kit de aquarelas lançamento da TGA para experimentar e compartilhar minhas impressões com vocês. \o/ 

Nane, quem é TGA?
Você vai encontrar algumas menções à TGA nos meus posts sobre guache. É uma marca brasileira de tinta que descobri numa das minhas andanças em papelaria. O primeiro contato foi com guache de bisnagas, cujo precinho é super acessível, e tem uma qualidade de pigmentos excelente! Desde então passei a usá-la como alternativa para a guache Talens (que custa os zói da cara).

Pois bem, agora a TGA está fabricando aquarelas e lançou em maio um kit com 12 pastilhas, podendo ser estojo em metal ou em papel. Quando aparece material de arte novo no nosso feed do Instagram, uma voz na cabeça grita "já quero!", não é mesmo?


Para minha surpresa, a marca entrou em contato comigo pra falar que gostou muito das minhas artes com a guache dela e disse que me enviaria de presente um kit de aquarela 12 cores + 6 cores extras, que ainda serão lançadas (imagens acima)! ✨😱✨ Gente! Fiquei tão feliz!! 

Bora pro review?

Vou começar descrevendo a embalagem de metal: é um estojinho preto de aproximadamente 12cm x 7cm, que abre igual lata de biscoito. Sabe como? Mas a tampa não é solta não, ela é presa em um dos lados por uma dobradiça, e depois de aberta vira um godê. As tintas são protegidas por outra aba interna de metal, na cor branca. Na parte de baixo do estojo há uma alça de metal que eu imagino servir para pendurar o estojo em algum lugar.

Em seguida, fui pra parte divertida de desembrulhar as pastilhinhas. Gostei que além do nome da cor, a TGA coloca o código do pigmento que foi usado. Passei a achar essa informação extremamente necessária quando comecei a pintar com tinta à óleo, e fiquei feliz quando vi que tinha nas pastilhas da TGA. Nas aquarelas da Winsor&Newton, por exemplo, não há essa informação.


Os rótulos são de papel, mas um deles veio em papel adesivo e quando retirei, a tinta se soltou completamente da panelinha e ficou resíduo de cola no produto. Outra coisa que reparei foi que não havia um padrão de lacre dos rótulos. Alguns eram fechados com fita adesiva (tipo durex), outros com adesivo de papel... Achei os de papel mais práticos de abrir, porque os de fita adesiva eu precisei da ajuda de um estilete/tesoura.


Em relação à apresentação das tintas, também reportei ao fabricante que as consistências e os volumes das tintas do meu kit variavam um pouco. Algumas estavam mais secas, outras porosas, outras mais pastosas... E eu entendo que seja um baita desafio padronizar tudo isso, já que cada pigmento tem sua característica química. Chegar numa fórmula ideal leva tempo. Mas confio que a TGA consiga resolver isso logo logo.


A parte boa é que, mesmo com a diferença nas texturas, o pigmento ativa bem rápido e se solta da pastilha com facilidade! Fiz a cartela de cores para ter ideia de como a tinta se comporta quando diluída. Outra coisa bacana é que no estojo cabe um total de 20 pastilhas! Além das 12 que vieram, consegui armazenar as 6 extras e ainda sobrou espaço pra mais 2.


Dos pigmentos do meu kit de 12 cores, o que senti mais dificuldade para trabalhar foi o Verde de Cromo (PG17), mas recorrendo ao livro Manual do Artista, li que esse pigmento tem poder tintorial baixo. Ou seja, apesar da cor ser linda, ele é um materialzinho difícil mesmo! rs Já para as cores que ainda serão lançadas (sim, spoiler), a cartela ficou assim:


Apaixonada nesse laranja... *suspiro*

Informei todos esses detalhes à TGA antes de escrever esta postagem no blog, pois quero que nossa relação de confiança continue. Afinal, pode ter sido algo isolado do meu kit, e assim como tenho o compromisso de ser honesta com meus leitores (mesmo o Cappuccino tendo pouco alcance), me senti na obrigação de ser honesta em relação à aquarela deles também.

De modo geral, recomendo o produto pra quem procura uma linha um pouco mais profissional e não tem grana pra bancar aquarelas Van Gogh, Pestilento ou Winsor&Newton. As cores são bem bonitas, as pastilhas rendem horroooores, e o kit é mais acessível que as concorrentes da mesma categoria. Já para quem está começando a experimentar aquarela mas ainda tem um pouco de receio, pode procurar pelas linhas escolares: Pentel, Giotto, Molin...

Partiu usar numa ilustração?
Falei, falei, falei... e agora tá na hora de mostrar um pouco de ação por aqui.

Para experimentar tudo daquele jeeeeito que nós gostamos, colocando a mão na massa, desenhei um sapinho de cartola.


Estou nessa onda de desenhar mundinhos em miniatura e lembrei que há personagens sapos na história dA Polegarzinha. Poxa, acho que seria muito divertido ilustrar essa história um dia! É cheia de bichinhos que eu gosto.


Esse foi o resultado do estudo! Acho que usei quase todas as cores. Vocês gostaram?

Tentei deixar a postagem o mais completa possível, mas se ficou alguma dúvida ou se surgiu alguma curiosidade, pode deixar nos comentários que eu volto pra responder.

Gostaria de aproveitar para agradecer a TGA pelo presente e dizer que fiquei muito feliz. Acho que toda blogueira - independente da área de atuação - sonha um dia ter esse tipo de oportunidade, e poder realizar esse sonho no mês de aniversário de 13 anos do Cappuccino foi emocionante!

Até a próxima! o/
----------------
Extra:
As aquarelas da TGA estão sendo vendidas diretamente por eles no Instagram (@tgatintas). Quem precisar de mais informações, pode acessar o site tgatintas.com.br e entrar em contato por lá também.

2 comentários:

  1. Olá Nane! Conheci o blog recentemente por acaso e estou adorando, continue com o conteúdo maravilhoso!

    Vim falar hoje sobre a alça de metal embaixo do kit, comumente utilizada e podendo ser feita de vários materiais. Ao contrário como você disse, ela está ali para dar suporte quando você segurar a aquarela por baixo, já que ela possui um design prático para aquarelar em viagens, lugares públicos e etc. Você usa ela como se fosse um anel e sustenta a aquarela com os outros dedos, é muito prático e ajuda bastante a aquarela não escorregar da sua mão.

    Espero ter ajudado e continue sempre com seu blog. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela visita. Espero que continue acompanhando as postagens!

      Agradeço imensamente pela explicação sobre a alça de metal que vem na latinha das tintas. Eu não fazia A MENOOOOOR IDEIA da função, mas agora que vc falou faz todo o sentido. Hahahaha! Amo essa troca de experiências, muito muito obrigada mesmo!

      Excluir