sábado, 25 de abril de 2020

Ilustração da capa do álbum Grandma - Rikinish

Falar de processo criativo é algo comum aqui no blog, mas costumo falar sempre dos projetos pessoais e estudos. Afinal, considero este espaço como um local onde podemos trocar experiências para crescermos juntos. Por outro lado, também acho que seria importante dizer que arte, desenho, ilustração - pelo menos para mim - vai além de um passatempo, é minha profissão. 

Pensando nisso (e aproveitando o lançamento da fita cassette), no post de hoje resolvi contar um pouco sobre meu processo criativo da ilustração feita para a capa do álbum musical "GRANDMA", do beatmaker Rikinish, que conheci durante sua estada aqui em São Paulo.

Mockup de fita cassette.

A primeira coisa que eu fiz após receber o briefing foi escutar todas as músicas várias vezes para sentir qual caminho deveria seguir. Apesar de não ter alguém cantando, pude entender a história por trás de cada música. A ilustração deveria conter alguns elementos essências: Rikinish, suas avós, chá verde, e um pombo; e em relação ao estilo, composição, acabamento, me foi dado "carta branca". Para me orientar, montei um quadro com referências de cultura pop japonesa, paletas de cor, utensílios para chá, vovós, pombos etc.

Quadro de referências para projeto GRANDMA - @rikinish

Essa visão romântica de que um desenhista pegar o papel em branco e já sair fazendo uma obra de arte é coisa de filme! Na vida real não é assim. Pelo menos comigo há muita tentativa e erro, muito papel amassado, dores de cabeça, e inúmeras camadas ocultas nos softwares até conseguir um resultado satisfatório.

Na imagem abaixo está o caminho percorrido desde o rafe (no papel) até a arte-final (digital).

Do rascunho à arte-final.

Optei por um arranjo circular em uma cena onde os personagens estão reunidos para tomar chá. Gosto de dar um caráter dinâmico aos desenhos, criar uma atmosfera na qual uma história possa ser contada com base no que está sendo visto. Não estão posando para uma foto, estão interagindo espontaneamente, conversando, rindo. Acho que quando pensamos em todos os detalhes, conseguimos produzir significados mais profundos.

Versão final - capa do álbum GRANDMA - @rikinish

Essa é a versão final colorida da ilustração. Além de estampar a capa da fita cassette e miniaturas das plataformas de streaming de música, foram feitos alguns itens promocionais com ela. (Você pode adquirir os produtos no Bandcamp.)

Clique na imagem acima para acompanhar Rikinish nas redes sociais.

Foi uma experiência bem diferente e fiquei muito feliz com o resultado. Agradeço ao Rikinish pela oportunidade e espero poder participar novamente de projetos assim. Esse e outros trabalhos podem ser visualizados no meu portfólio online (tem um botão aqui no menu lateral do blog).

Agora me conta, quais foram suas experiências profissionais com ilustração? Ah! Ficou parecendo uma pergunta de entrevista de emprego, né? Foi mal... mas me conta, tá! Vamos trocar figurinha.

Até a próxima! o/
----------------------
リキニッシュ、私のデザインに信じてくれてありがとうございます。
嬉しかったです。

6 comentários:

  1. Maneira
    Que delícia de conteúdo. De fato ter ideias, planejar e colocar em prática até a entrega não é fácil. Acho muito cansativo. Esse é um percurso muito pessoal. São tantas pesquisas, tanta informação que parece que a cabeça vai explodir.
    Adoro esses assuntos de processo criativo.
    Parabéns, pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvia!
      Também gosto de falar sobre processo criativo, justamente por não existir uma fórmula pra isso. Varia de pessoa pra pessoa e às vezes até de projeto pra projeto. Gosto de descobrir sempre novas possibilidades, e por isso a nossa troca é importante.
      Beijo!

      Excluir
  2. Eu não tenho muita experiência com encomendas de ilustração, mas é bem isso que você falou! Um processo delicado, a ilustração não aparece sozinha no papel, e quase nunca é feita de uma vez so! E muitas pessoas, pensando que é fácil não valorizam o ilustrador. Esse posto é de suma importância para todos, ilustradores e compradores de arte....
    Agora, a pergunta que não me cala, A FITA VOLTOUUUUUUUUU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Débora! VOLTOOOOOU!!! kkkkk
      Falou e disse. Uma boa parte do processo de desenvolvimento de uma ilustração ocorre dentro da cabeça do ilustrador, no sentido de pesquisa, referências, elaboração, síntese etc. Só depois de tudo isso formado, mesmo que inconscientemente, é que o desenho ganha vida no papel ou na tela.
      Obrigada pelo seu apoio. s2

      Excluir
  3. Nane, adorei como reuniu as referências e como mesclou tudo.
    Parabéns, o projeto ficou show!!! Doidera essa de K7 voltar né? Acho que no Japão ainda usam k7, né? E isso é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mateus! Obrigada pelo apoio.
      Acho que o k7 está voltando como um artigo vintage rs. Fiquei impressionada em saber o quanto esse objeto ainda tem procura no mercado, não só no Japão. Legal né?!

      Excluir