segunda-feira, 22 de março de 2021

Passando a borracha

Ai, a borracha....
Vou começar o post bem assim, com um suspiro!


Acordei reflexiva hoje, meu povo. Observando a poeirinha que a borracha deixa no papel, e pensando na importância dessa ferramenta tão fofa do nosso estojo, lancei uma enquete no stories do Instagram perguntando pros seguidores se eles usavam mais o lápis ou a borracha no desenho.

Resultado da enquete.

Apesar de não ser nada estranho usarem mais o lápis do que a borracha, o resultado me levou a um transe filosófico sobre a seguinte questão:

Usar a borracha é errado?

Provavelmente em algum momento na sua vida de artista você escutou alguém dizer que é errado usar a borracha, ou que usar demais a borracha enquanto desenha é característica de um mau desenhista.

Não sei quem ou como começou esse boato, mas hoje em dia, com a maturidade que adquiri na caminhada artística como designer e ilustradora, posso dizer com todo meu coração que a borracha é extremamente necessária para nosso processo de evolução e que essa associação do uso frequente da borracha com falta de competência artística é a maior besteira!

Usar borracha é entender que tudo que é feito pode ser desfeito e que o erro não faz de você um artista ruim. Se te ajuda a alcançar um bom resultado, use e abuse dela.

Precisamos normalizar o uso da borracha

Nós aprendemos mais com erros do que acertos, fato! E se temos medo de errar, provavelmente nem começaremos algo novo, ou então, não arriscaremos sair da zona de conforto.

Notei que em desenhos recentes fiz a borracha trabalhar mil vezes mais que o lápis porque queria deixá-los com linhas bem limpinhas. Me sinto uma fraude por isso? Lógico que não! Venho trabalhando esse processo no digital também, fazendo rascunhos livres e beeeeem caótico e uma camada, e na camada de cima, redesenho apenas as linhas importantes pra deixar o desenho base organizado.


A borracha nos liberta! Ela permite que voltemos atrás quando erramos, quando um risco não sai do jeito que prevíamos. Não só pra consertar falhas, mas a borracha também serve para dar acabamento num desenho, pra "limpar" os cantinhos, para puxar pontos de luz... super útil!

Mas então por que nos desencorajam a usá-la?

Se existem ferramentas pra traçar linhas retas, pra fazer linhas curvas, pra fazer círculos perfeitos, pra apagar erros... Por que não usá-las? 

O motivo aceitável pro não uso da borracha talvez seja o de libertar o gestual artístico na fase de esboço, para que o desenhista não fique "preso" à linha perfeita logo de cara, e para que o traço possa fluir livremente.


De fato, com o passar do tempo, a gente vai adquirindo mais destreza pra não precisar usar tanto as réguas e os compassos. Mas é consequência de anos de prática, de bastante exercício, de tempo investido em desenho ao longo da vida. Da mesma forma, um desenhista experiente em seu ofício, já cansado de sabendo desenhar um monte de coisas "de cabeça", consegue chegar a um resultado satisfatório de representação gráfica sem usar tanto a borracha.

O tabu do uso da borracha pode ser um grande fardo no desenvolvimento do desenhista iniciante. A pressão do "e se eu errar" bloqueia a pessoa! Eu sei porque já passei por isso inúmeras vezes.

Podemos usar o "não use a borracha" como uma sugestão de exercício criativo, e não como uma regra de comportamento. 

Estamos combinados?

Chega de amassar papel só pra não ter o orgulho ferido! Vamos botar as borrachas pra jogo, vamos desenhar livremente, respeitando nossos próprios processos e as diferentes etapas de desenvolvimento artístico.

Aproveitando o espaço deste post, gostaria de pedir sugestões de borrachas, pois as minhas estão acabando. rs

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Naneee
    Que show de post.
    O meu primeiro prof de arte dizia exatamente isso. Pra não exagerar na borracha, faz o rascunho e depois vc passa a limpo. Não era proibido, era mais Pra gente perder o medo.
    Eu amei seus desenhos. Eu uso as borrachas da Staedtler mars, Faber Castell free alguma coisa, lápis borracha, caneta borracha, esfuminho e ainda corto as borrachas pra transformar em ferramentas de apagar pra algum detalhe. Uso se dó... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia!!!! Obrigada pela sua presença.

      Também tive um professor que nos encorajava a não usar borracha. O propósito dele era de libertar o desenho, mesmo. O chato é quando a mensagem bacana do exercício se perde e começamos a ser julgados pela quantidade de vezes que pegamos a borracha. Aí ninguém merece... ¬¬

      Amiga, me passa as dicas de lápis borracha!
      Preciso arrumar um pra mim.
      Bjs

      Excluir
  2. Mano, nunca ouvi isso. Eu sempre usei muito a borracha xDD CLaro que eu uso mais o lápis, pois pratiquei muito para ter uma linha confiante. Porém a borracha sempre é e será essencial em meus trabalhos. A borracha não só corrige os erros mas também nos mostram outras rotas as vezes com os resquícios que deixa para trás de linhas antigas com menos opacidade. Borrachas são incríveis, assim como todas as ferramentas de desenho. <3 Amei o post amigona! ÒwÓ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luki san! Que bom que pensa assim.
      A borracha é super importante mesmo. E seus desenhos são incríveis!!!
      Obrigada por comentar, amigão.

      Excluir
  3. Vamos lá... vou resumir meu comentário.
    Uso mais o lapis porque gosto muito de deixar os riscos no desenho. E também tenho preguiça apagar.

    Agora vamos para a parte longa.... então acho que tudo depende do efeito que você quer dar.
    Nunca me prendi ao fato de que usar mais a borracha quer dizer que você é um péssimo artista. Quando quero um outro tipo de acabamento, mais limpo eu uso sem dó. O fato de eu ter preguiça de usar a borracha muitas vezes me faz pensar melhor no fato "ONDE PRECISO POR ESSE TRAÇO PARA EU NAO TER QUE APAGAR DEPOIS" é como se fosse um quebra cabeça por pura preguiça de apagar. Kkk quando eu aprendi a desapegar da perfeição e assumir os traços errados muita coisa funcionou melhor, porém uso muito a bonita, quando ela não é substituída pelo ctrl+z

    Se você observar minha última ilustra, da menina com os livros, preservei o lapis...amo o efeito!
    Obrigada pela postagem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoooooooo preguiça!!!! Rsrs me identifico, inclusive.

      Acho que quando a gente é mais novo e iniciante as coisas que ouvimos dos outros causam mais impacto. E eu lembro de ter escutado que “um bom desenhista não precisa de borracha porque acerta de primeira”. Hoje, pensando nisso, eu entendo que é um reflexo técnico que o artista adquire após longa jornada profissional e tempo de experiência. Mas quando somos jovens e imaturos, nem sempre a interpretação se dá corretamente. XD

      Percebi evolução bem maior quando me libertei dessas fórmulas, sabe? E assim como vc, vejo as linhas como um elemento gráfico importante e que proporcionam efeitos lindíssimos nos desenhos.

      As linhas que não apagamos contam uma história sobre o processo criativo do artista e eu amo ler essas histórias. Suas aquarelas sempre perfeitas!!

      Obrigada pelo seu relato, amiga. Beijos mil!

      Excluir
  4. Adorei essa parte e concordo com cada letra:

    "Nós aprendemos mais com erros do que acertos, fato! E se temos medo de errar, provavelmente nem começaremos algo novo, ou então, não arriscaremos sair da zona de conforto."

    Engraçado, ouvi muito esse negócio da borracha, p%$# besteira ao meu ver. Uso a borracha bem viu. Já tentei desenhar com lápis de cor, mas é irritante não poder limpar ou corrigir o desenho depois. Sabe de algo engraçado? Eu tô indo na contra mão do que disse, ultimamente eu rabisco bastante com um lápis 3H e depois, corrijo apenas os traços que atrapalham. Às vezes, até reforço o contorno com um HB, mas tenho limpado menos o desenho. Exceto quando vou pintar com aquarela, aí tenho que deixar o traço quase invisível. Inclusive, eu peguei o costume de sugerir volume rabiscando e "rachurando" o esboço também, não tem utilidade, é só por diversão. Então meus esboços têm ficado bem "sujos", meio que por causa do fato do guache cobrir tudo depois, tenho tido menos ímpeto de deixar a linha "perfeita".

    Agora, de borracha Nane, eu descobri uma da Pelikan Pk20 uns meses atrás e adorei viu, até falei dela no blog. Tirando ela, uso a Tombow Mono e a knock. Uma limpa tipos e uma Pentel Click Eraser. Elas me atendem perfeitamente.

    Agora, essa em formato de comida que tem aí, dá nem vontade de usar de tão perfeita que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus!!! \o/

      Rapaaaaz... como vc consegue desenhar com 3H? Hahahaha tô tão acostumada com minas macias que esses dias peguei um HB por engano e quando risquei o papel, arrepiou minha alma. XD

      Brincadeiras à parte, talvez o ponto mais importante dessa discussão que tivemos no post e nos comentários, é essa percepção de que todos os métodos são válidos. Esboço limpo ou esboço sujo é uma questão de preferência e adaptação de cada artista. Não tem esse negócio de certo e errado... Tudo depende da finalidade, ou do efeito esperado.

      Igual você falou: na aquarela, seu processo é de limpar as linhas quase que completamente; no guache, o acúmulo das linhas (e hachuras) te norteiam pro volume do desenho.

      Vou pesquisar essas indicações de borracha!
      Obrigada por compartilhar suas experiências.

      Excluir