domingo, 21 de fevereiro de 2021

Art Nouveau de Alphonse Mucha

Fiquei muito contente com o retorno de vocês no Instagram sobre o trabalho de releitura que venho desenvolvendo ultimamente com base nas obras de Alphonse Mucha, seguindo a proposta do post Releituras de Grandes Mestres. Desta vez, são duas cadelinhas que ganharão retrato no estilo mais popular da Belle Époque, o Art Nouveau.



Falarei um pouco mais sobre esse movimento artístico e sobre o artista que busquei inspiração para realizar esta encomenda. Vem comigo!

Quem foi Alphonse Mucha?
Alphonse ou Alfons Mucha foi um artista gráfico tcheco que viveu entre os anos de 1860 e 1939, e cujo nome está bastante atrelado ao movimento artístico Art Nouveau - "Arte Nova". Este estilo teve berço na Europa e foi muito influenciado pelas gravuras japonesas (ukiyo-e), às quais os europeus puderam ter um contato maior depois da reabertura do Japão no século XIX.


Mucha se formou em Viena como designer de cenários e trabalhou como pintor de retratos, atraindo olhares de nobres mecenas, que puderam patrocinar seus estudos acadêmicos em Munique e em Paris. Nestes locais, ele pôde frequentar ateliês de vários artistas, aprendendo técnicas de desenho e pintura.

Quando a grana do patrocínio acabou, Afonso...digo, Alphonse, precisou se virar como ilustrador pra ganhar dinheiro. (Gente como a gente, não é mesmo?!) Nessa fase, seus trabalhos mais marcantes foram cartazes pra peças de teatro do Theatre de la Renaissence, onde atuava Sarah Bernhardt.


Foi após trabalhar com os cartazes dessa atriz - que era super famosa na época -, que Mucha conseguiu mais visibilidade e passou a ser chamado para ilustrar campanhas publicitárias e embalagens. 


Materiais e técnicas utilizadas
Mucha utilizava o processo litográfico (gravura e impressão em pedra) para confecção dos cartazes e embalagens. Além disso, principalmente na sua série de pinturas com temática folclórica eslava, encontramos trabalhos lindíssimos feitos com tinta à óleo, pastel, carvão e aquarelas. 


Outros nomes da Art Neuveau
Não só de Mucha viveu Art Nouveau, meu povo. Muitos outros artistas contribuíram para o movimento: Emile Gallé, Josef Olbrich, Otto Wagner, Gustav Klimt, Gaudí, Victor Horta, Charles Mackintosh, Henry van del Velde... vale à pena terem seus nomes e obras "googleados" com calma depois. ;)

Finalizando
Quando estava no curso de graduação tive oportunidade de estudar Art Nouveau em dois momentos (na disciplina de História da Arte e na de História do Design) e ela se tornou um dos meus movimentos favoritos (até já fiz um post sobre isso). A fotografia já havia libertado os artista do formalismo, e mesmo assim, Mucha se recusava a fazer "arte pela arte", dizendo que focava seus esforços na produção de coisas belas.

Bom, espero que tenha curtido esse resumão sobre Alphonse Mucha e sobre a Art Nouveau. A história é bem mais longa, então convido você a participar nos comentários com mais informações, dúvidas, e opiniões sobre o assunto... vamos conversar!

Até a próxima! o/

_____________
Referências:
ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Blucher, 2013.
Catálogo da exposição Mucha - O legado da Art Nouveau. Fiesp, 2019.
KIECOL, Daniel. Mucha. Paris: Konemann, 2017.

4 comentários:

  1. Todas as vezes que visito o cappuccino sinto saudades da época da faculdade. ❤
    Que post incrível, Nane! Cheio de informação, experiência pessoal, lembranças de 2013 (amei o desenho) e a história da Arte Nova é fantástica. Tô bem ansiosa pra ver seus trabalhos com as características dela.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Silvia! Obrigada pelo seu retorno sobre o post. Embora a gente vivesse sobrecarregada na época, sinto bastante falta da pesquisa. Estudar é delicioso demais.

      Sobre os trabalhos, tenho atualizado pelo Instagram, mas certamente virá pro Cappuccino também depois de pronto.

      Beijos,

      Excluir
  2. Que aula de arte! Que texto bacana e leve, com tantas referências. Parabéns! Quero aprender ainda mais com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha curtido a leitura.
      Venha sempre que puder, vamos trocar experiências.

      Excluir