segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Tinta Acrílica - releituras de grandes mestres

Pegue um cappuccino e venha sentar aqui comigo para conversarmos sobre uns estudos que andei fazendo recentemente com tinta acrílica.

Prólogo
Um belo dia, passei por uma obra de Amadeo Modigliani no meu livro MASP de Bolso. A estética das obras desse artista me agrada muito, e eu acho super divertido como ele deixa as pessoas com pescoços compridos em seus quadros. Justamente essa característica me fez lembrar de um cachorro da raça galgo que conheci, e querer pintá-lo à Modigliani.

Cãozinho Athos à Modigliani. Tinta acrílica sobre papel, 29,7cmx42cn.

A princípio seria apenas um estudo, pois não usava tinta acrílica há bastante tempo. Mas o resultado agradou tanto, que quis transformar essa ideia em uma série.

Materiais, estilos e técnicas
Como o objetivo inicial era praticar pintura com tinta acrílica, me mantive exclusivamente nesse material. Até por comodidade de ser uma tinta que seca mais rápido e que proporciona um resultado imediato. Como substrato, usei papel para desenho no formato A3, de gramatura 180g/m². Na foto abaixo é possível ver o que tinha disponível em cima da mesa:

Pinceis de cerdas chatas, forminha de gelo que usei como godê, tubos de tinta e bloco de papel A3.

Em relação aos estilos e técnicas, isso vai depender da obra que eu for me basear para pintar. Cada artista possui um gestual diferente, e por isso pode ser necessário ir mudando a técnica de pintura para conseguir o efeito de cada estilo. Se eu for pegar um Da Vinci por exemplo, precisarei usar pinceis mais macios e trabalhar transição de cores por meio do esfumado; mas se eu pegar como referência um Picasso, as pinceladas serão mais marcadas e a transição de cores vai ser mais dura.

A doideira... digo, processo criativo
Para a segunda pintura da série escolhi misturar o Tocador de Pífano, de Manet, com uma calopsita. Estava trocando mensagens com amigas artistas enquanto folheava outro livro de arte, daí o nome da calopsita de uma delas apareceu na conversa, e logo imaginei o passarinho como uma obra.

À esqueda: Tocador de Pífano, Manet - À direita: Harley.

Após ter esse estalo, a primeira coisa que fiz foi esboçar o desenho no papel. Depois, tentando ao máximo copiar as pinceladas de Manet, fui destacando figura e fundo. Estudar as obras dos artistas é fundamental nessa parte, porque a gente consegue pegar uns detalhes mais aprofundados de como eles desenvolveram suas pinturas na época. Costumo consultar meus livros, mas existe muito material de qualidade e livros grátis disponíveis para leitura na internet!

À esqueda: esboço do desenho - À direita: primeiras camadas de tinta.

Me joguei nesse trabalho! O tempo passava e eu nem percebia. Em algumas etapas da pintura eu precisava esperar a tinta secar para pode trabalhar outras camadas por cima, como foi o caso do chapéu que pode ser visto na imagem abaixo:

Comparação de antes e depois dos detalhes na pintura.

Para produzir o efeito de que as penas da ave estavam passando na frente do chapeuzinho, primeiro pintei o chapéu, esperei secar e depois trabalhei a tinta branca por cima. Penugem e pelagem eu faço da seguinte forma: crio manchas de cor ocupando a área inteira, e depois, com um pincel mais fino, vou trabalhando melhor os detalhes.

Detalhe de antes e depois do rostinho da calopsita.

Um processo demorado e trabalhoso, que exige tempo e atenção, mas que no fim das contas é gostoso de fazer. O resultado foi este:

Pintura finalizada.

Conclusão
O que a princípio era um estudo acabou virando ideia para uma série. Óbvio que preciso aprender muita coisa ainda em termos de pintura, mas acredito que vou melhorar com a prática. Aliás, não tem pra onde fugir, né? Se a gente não pratica, não aprende, não evolui.

Se quiser saber um pouco mais sobre tinta acrílica, tenho alguns posts sobre o assunto aqui no blog, que você pode ler depois com calma. Por enquanto me conta nos comentários o que achou ou o que ficou faltando. Vamos trocar experiências!

Beijos, até a próxima! o/


10 comentários:

  1. Ambos ficaram maravilhosos, mas os detalhes da calopsita e o processo me deixaram boquiaberto.
    Excelente trabalho, excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Heitor!
      Fico feliz em saber que gostou!
      seu retorno sobre o post é muito importante.
      Obrigada por comentar =)

      Excluir
  2. Nane, que processo incrível! To de cara. Preciso nem falar que as duas pinturas ficaram bestiais né? Isso só me deixa mais animado para estudar um pouco mais tinta acrílica. Os detalhes no rosto do Harley... vixe Maria. Incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mateus!

      Cara, vou te falar... você que já tem uma base muito boa com guache, vai tirar de letra. A diferença no resultado é que a tinta acrílica vai te dar cores mais "brilhosas", mas no processo e no gestual de maneira geral, é a mesma coisa.

      Outra diferença importante é que depois que a tinta acrílica seca, fica dura e não conseguimos mais diluir. =P Comprei um produtinho chamado Medium, que retarda essa secagem pra que eu possa ter mais tempo de mexer nas cores.

      Estou ansiosa para ver seus estudos!
      Abração!!

      Excluir
  3. nossa que maravilhoso! Eu sou negação com acrílica, seu post me fez querer tentar melhorar ahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz de ter te empolgado para fazer novos estudos. O caminho é esse mesmo, a gente precisa testar, errar, aprender, testar de novo... até conseguir.

      Obrigada por comentar. Volte sempre!

      Excluir
  4. Nossa, que incrível! Amei tanto o processo quanto o resultado!
    Me deixou com vontade de pintar também 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raphaella!!!
      Quando for pintar, compartilha o resultado com a gente também.

      Abração.

      Excluir
  5. BENINAAAAAAA!!! To passando aqui apresentando seu blog pra minha amiga Nathalia e vejo meu queridíssimo rabugento <3
    Ficou incrível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BENINAAAA!!!! Obrigada por trazer sua amiga pra tomar um cappuccino com a gente! Seja bem-vinda, Nathalia. <3

      Excluir