Sobre paletas
No contexto artístico*, chamamos "paleta" o conjunto de cores disponíveis para executar um trabalho. Podem ser tanto as cores que vão ser misturadas entre si, quanto cores já misturadas e selecionadas previamente. Também chamamos de paleta aquele instrumento de madeira ou acrílico no qual as tintas são dispostas.
Às vezes a paleta de um artista** acabam funcionando como uma espécie de assinatura de suas obras!
O que é paleta reduzida?
Na semana passada, durante algumas pesquisas que vinha fazendo, achei o canal da Escola de Belas Artes da UFRJ no Youtube e acabei assistindo a algumas todas as lives gravadas sobre composição pictórica e pintura. Numa dessas aulas aprendi sobre "paleta reduzida" e fiquei impressionadíssima. Talvez para um estudante do curso de Artes isso não seja novidade, mas para mim foi como se um horizonte inteiro de novas possibilidades tivesse aberto diante dos meus olhos.
EBA UFRJ - Live de ensino remoto, professor Licius Bossolan
(paleta reduzida a partir de 01:40:21)
Aprendemos na teoria da cor que a partir das cores primárias (amarelo, magenta e do azul) podemos formar toda uma variedade de matizes, e adicionando branco ou preto a essas misturas, conseguimos criar ainda mais tons. Temos aí então uma paleta básica composta por 5 cores: 3 cores primárias + 2 (preto e branco). Mudando o tom de alguma dessas cores primárias, as misturas podem se tornar únicas e diferenciadas.
Na paleta reduzida vista na aula, aprendi que conseguimos chegar a um espectro semelhante aos resultantes das cores primárias misturando apenas 3 cores: vermelho terroso, amarelo ocre e preto.
Quando falamos de espectro, estamos nos referindo à sensação de cor que nossos olhos captam por meio do reflexo da luz. Observe que no disco acima, a cor preta vibra para a casa dos azuis, e quando misturado ao amarelo ocre, acaba causando uma sensação de verde. Física ótica purinha, gente!
Meus testes
Empolgadona, acabei fazendo vários estudos de paleta reduzida, usando três mídias diferentes: tinta à óleo, aquarela e tinta acrílica.
O de tinta à óleo (imagem acima) foi feito no papel mesmo, com tinta da marca Acrilex. A coisa foi ficando tão interessante ao meu ver, que no final arrependi por não ter feito em tela. Acho que vou refazer em algum momento.
Talvez o mais polêmico tenha sido esse com tinta acrílica, um estudo de folhagem em "monocromia" de amarelo sobre papel. Usando apenas amarelo (Corfix), preto e branco (Acrilex) consegui efeitos visuais de tons verdes bem intensos. A polêmica em cima disso é que, de acordo com a teoria da cor, os verdes são obtidos por meio da mistura de amarelos e azuis.
Se quiser ver mais detalhes, postei os resultados no meu perfil do Instagram.
Curiosidades
A teoria da cor que estudamos hoje em dia só foi publicada por Goethe no início do século XIX.
Em tempos passados, pintores do renascimento e do barroco faziam seus tons de verdes e violetas a partir dos efeitos óticos que o pigmento preto proporciona ao ser misturado com ocres, brancos e vermelhos.
O pigmento azul já foi muito caro, pois era feito a partir de uma pedra preciosa chamada lapis lazuli. Sendo assim, apenas nobreza e clero tinham grana o suficiente para bancar pinturas que levavam essa cor.
Com o passar do tempo, novos materiais foram sendo descobertos para extrair pigmentos azuis, como cobalto, cobre...e também pigmentos sintéticos livres de metais, como é o caso da ftalocianina.
Para quem interessar, deixo outra sugestão de aula:
EBA UFRJ - Análise de formação da pintura "A Ponte de Pedra", de Rembrandt.
No vídeo, o professor explica como teria sido o processo de composição pictórica do artista barroco Rembrandt para a paisagem "A Ponte de Pedra".
Dever de casa
Quem sou eu pra passar dever de casa?! Mas gostaria muito de sugerir que vocês façam o estudo de paleta reduzida, ou que testem seus materiais para explorar quantas misturas diferentes podem fazer com o que existe aí na sua casa. Vai ser surpreendente, tenho certeza!
Bons estudos e até a próxima! o/
-----------------
* - artístico aqui se refere a qualquer atividade ou ofício que envolva o uso de técnicas artísticas: design, arquitetura, ilustração, artes plásticas etc.
** - artista, portanto, também pode ser lido como qualquer pessoa, profissional ou não, praticante de atividades do meio artístico.
Perfeito. Estudar teoria das cores empolga bastante.
ResponderExcluirSempre lidei com as cores de forma intuitiva (não dei a atenção devida na faculdade), o que gerou alguns problemas, inclusive em minha profissão como designer.
Só depois de me dar mal algumas vezes, passei a estudar. Não o suficiente (acho que nunca é suficiente), mas o bastante para entender melhor as cores e fazer as coisas mais certas.
Após meu relato pessoal, só posso dizer que é um belo post, recheado de informações importantíssimas a qualquer Artista. A parte do ˜Espectro˜ me deu um estalo muito bom.
Quero ver se consigo um tempo para assistir aos vídeos.
Ei, Andy!
ExcluirMuito obrigada pelo comentário e relato pessoal.
Espero que este post tenha ajudado nos estudos de teoria da cor. Estou curiosa pra saber onde o "espectro" vai te levar.
Os vídeos que linkei são bem longos, reconheço. Mas dá pra assistir na velocidade x2... um no almoço, outro na janta. rs
Depois me conta o que achou.