segunda-feira, 7 de março de 2022

Aquarela - estudante de Hogwarts

Olá, bebedores de cappuccino!
Vou relatar por aqui um estudo que fiz com aquarela no finalzinho do ano passado, após ficar um bom tempo dedicada aos trabalhos com tinta à óleo. Na verdade, o gatilho pra usar aquarela veio quando estava organizando meus materiais e, ao folhear o sketchbook que dedico às técnicas aguadas, encontrei alguns desenhos inacabados.

Desenhos encontrados no sketchbook

Lembro como se fosse hoje: tinha recém maratonado os filmes de Harry Potter e o povo da internet estava comentando sobre os novos filmes da franquia. Passei um tempo nessa vibe de "e se eu tivesse estudado em Hogwarts na minha adolescência, como seria?". Todas as viagens da nossa cabeça são estudos em potencial!

Puxei do fundo da memória minha aparência de adolescente, estilo, corte de cabelo, acessórios que usava etc, e tentei mesclar ao ambiente escolar bruxo, sobretudo em relação à casa em Hogwarts que o chapéu escolheu pra mim - Corvinal (eu fiz o teste pra descobrir).

Pintura em aquarela.

Escolhi trabalhar com as aquarelas em pastilha desta vez, fazendo muitas sobreposições de camadas e explorando as manchinhas de tinta. Um diferencial foi ter usado aquarela até para as linhas de contorno do desenho em vez de nanquim ou lápis de cor, como fazia antes.

Desenhando linhas com aquarela.

Por fim, usei tinta prateada para detalhes no desenho, como óculos, gravata, brincos e pulseiras; e caneta posca branca para puxar pontos de luz. 

Colorização finalizada.

Foi um estudo divertido de fazer! Sei que ao olhos de outras pessoas pode parecer meio bobo fantasiar esse tipo de coisa, mas é como a minha mente funciona rs.

Confesso que enquanto escrevo esta postagem, penso em um novo estudo me projetando em Hogwarts novamente, mas desta vez como professora - que é "um papel" mais condizente com minha idade atual. O que será que ensinaria por lá? XD

Finalizo por aqui, pedindo que evitem bloquear a imaginação de vocês. Seja num universo de livro, desenho animado, HQ, filme ou jogo... libere a sua mente para brincar a vontade.

Até a próxima! o/

8 comentários:

  1. Gatilho pra eu querer ir pegar meus materiais! Nada boba sua ideia não, é uma delicia fantasiar e criar tudo isso! Parabéns pela arte eu amei, so queria ter uma varinha magica para fazer meus trabalhos e poderia ficar desenhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria tudo de bom ter uma ajudinha mágica para o trabalho! Amei a ideia. Estou curtindo muito os seus trabalhos com aquarela e guache no Instagram, amiga. Arrasando demais!

      Obrigada por comentar s2

      Excluir
  2. Bobo nada! Eu já pensei isso tbm, mas nunca passou do pensamento. Engraçado esse seu post, estou relendo os livros, estou no segundo. Além deles, estou relendo Senhor dos Anéis também (já estou no segundo livro) e além deles, também estou lendo outro livro no celular. – Quando me afastei do Instagram, percebi que tinha mais tempo sobrando do que imaginava. – Decidi revisitar a fantasia da minha adolescência com a mente de um adulto, e isso é muito legal. Perceber as coisas de jeito diferente... Estou na vibe da aquarela esses dias, testando um material novo. Agora, preciso comprar um papel diferente para ver como a tinta reage nele. Mas das tintas que uso, a aquarela é a que menos tenho experiência. Ela tem muita personalidade... rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS.: O desenho ficou muito legal! Tenho experimentado materiais diferentes também, como tinta dourada, lápis metálico, relevo e até cola com glitter. Venho explorando novas possibilidades... Uma hora mostro os resultados.

      Excluir
    2. Mateus, estou doida pra ver os seus estudos! Leio o comentário e vou me empolgando junto. Achei interessante isso que você falou de se afastar das redes sociais e perceber como a gente perde tempo com essas coisas. E é verdade! Eu mesma já não utilizo tanto quanto antes e a tendência é reduzir ainda mais.

      Como você está testando a tinta dourada? Tenho algumas aqui, mas fico perdida sem saber o que fazer.

      Abração! o/

      Excluir
    3. Já testei de diversas formas, mas obtive os melhores resultados em papeis ou trabalhos com cores escuras. Só assim para a tinta se destacar bem. O próximo item dessa lista de desejos é o Medium Shine da Pestilento, ele deixa a pintura com um leve brilho e é bem interessante. Mas tá em falta no momento...

      Excluir
  3. Aquarela é mesmo fascinante. Não utilizo esse material com frequência, não por falta de vontade, mas sim de tempo. É muito legal, mas demanda bastante tempo.

    Essa sua versão de si como personagem do universo HP ficou lindona, acho que muita gente gostaria de ter uma dessas.

    No mais, parabéns pelo trabalho, tens muito jeito com a aquarela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez os primeiros contatos com aquarela sejam mais demorados porque a gente precisa estudar e experimentar bastante. Pintura a óleo sim que é um troço demorado, viu... misericórdia! rs

      Muito obrigada pelo seu comentário, Andy.
      Me diverti bastante no processo.

      Excluir