segunda-feira, 21 de março de 2022

Pintei a Monalisa!

Olá! Peguem suas canecas e venham conversar sobre pintura.

Como puderam notar, estou bastante empolgada com os estudos de pintura à óleo, e sempre que consigo uma brechinha no trabalho, procuro pesquisar cada vez mais literaturas sobre as técnicas existentes e assistir a vídeos sobre como alguns artistas trabalham. Além da técnica, considero importante também entender o contexto no qual os artistas viveram, e pra isso recorro a livros biográficos ou filmes.

Um exercício bem legal que tenho feito é tentar reproduzir obras de arte. Mas calma lá! A reprodução não tem como objetivo ficar uma cópia exata, e sim servir como aprendizado para formação de cores na paleta, estudo de composição, aplicação de tinta na superfície etc. 

Na verdade, isso meio que já estava acontecendo com tinta acrílica na série de pinturas dos Obras dos grandes mestres da Arte protagonizados por bichos, mas há diferença no comportamento das tintas.

Vamos falar da Monalisa agora
Coloquei quatro obras diferentes em votação no Instagram para definir qual seria o próximo quadro da série dos bichos. Dentre as opções estava a Monalisa, que não foi a escolhida (quem ganhou o voto foi Moça do Brinco de Pérola). Suspirei de alívio, óbvio, mas fiquei com a dúvida: "será que eu teria capacidade de pintar uma Monalisa caso ela ganhasse a votação?"

Estudo de pintura: Monalisa

Parti pro estudo me propondo o desafio. Tinha a meu favor poder consultar um livro sobre Leonardo DaVinci e suas pinturas, além do fato de já ter estudado paleta reduzida/restrita e conseguir identificar seu uso pelo pintor na obra Monalisa.


A preparação do suporte (papel paraná/papelão compacto) foi feita com base acrílica, e depois, uma camada diluída de tinta ocre. Aos poucos as manchas foram tomando forma e a figura da Gioconda foi aparecendo na minha frente.

Etapas iniciais da pintura.

Não vai ser surpresa falar isso, mas a parte que mais senti dificuldade foi a hora de fazer o rosto dessa pessoa! Trabalhar a técnica do esfumato na teoria é muito simples, mas na prática é super trabalhoso e exige uma paciência que eu, na condição de ansiosa, precisei desenvolver.

Pintura do rosto de Monalisa.

Foi um período de dedicação e imersão total. Fiquei cansada, tive vontade de largar na metade, mas aguentei até o fim, porque apesar das dores de cabeça pra solucionar uma pincelada ou outra, estava divertido.

Como disse lá no começo do post, esses estudos não tem como finalidade ser uma cópia fiel do original. É lógico que a gente espera que fique minimamente parecido com a referência, mas já valeu a pena por ter exercitado novamente a paleta reduzida e a técnica de esfumato.

Estudo finalizado.

Fiquei bem feliz com o resultado e com o que pude aprender no processo. Penso até em emoldurar futuramente esse troféuzinho de 15cm x 21cm pra pôr na parede.

A Monalisa original se encontra no Museu do Louvre, em Paris. Vou deixar aqui dois links bem legais para quem tiver interesse em olhá-la de perto. E "de perto" mesmo, pois o alcance do zoom das imagens é absurdo:


Encerro meu relato por aqui, com a promessa de fazer novos estudos futuramente.
Boa semana a todos. Até a próxima! \o/

6 comentários:

  1. Nane essa pintura ficou insana! Sua técnica de transição com óleo esta muito avançada. Fiquei com vontade de pintar algo assim também. Nesse estilo clássico... Tem horas que tenho saudades de tinta óleo, aí lembro dos efeitos alérgicos e a nostalgia passa. Hj,esse posto é da acrílica para mim. Estudo muito observando o trabalho de outros artistas também, ver como eles resolvem as pinceladas é uma aula. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mateus! Muito obrigada pelo seu comentário.

      Realmente, para os alérgicos, tintas à base de água são as melhores opções - acrílica, guache, aquarela, pva. Meu medo na tinta óleo era justamente o cheiro dos solventes (querosene, terebintina, aguarrás) mas vi que no mercado já existem solventes menos agressivos e com odor reduzido - que são os que uso. Mesmo assim, por questões de segurança, prefiro trabalhar sempre com máscara e luvas.

      Fico aguardando sua pintura clássica. Aprendo muito contigo!
      Abração.

      Excluir
  2. Fascinante! Parabéns por esse belíssimo trabalho.

    Me falta o que comentar, simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu trabalho, e ver sua evolução constante é incrivel também.
    parabéns

    ResponderExcluir