O Cappuccino fez 10 anos neste mês! Descobri por acaso revendo postagens antigas e fiquei feliz e assustada ao mesmo tempo, pensando em tudo o que rolou de lá pra cá. Sempre tratei este espaço como um local de troca de conhecimentos e continuo sentindo muito prazer em escrever minhas experiências aqui.
Quem acompanha o blog desde o começo, se fizer uma forcinha, vai lembrar das constantes mudanças dos banners de topo, ora para combinar com a configuração visual da página, ora para comemorar alguma data importante. Em ritmo de festa de 10 anos, vou postar hoje um TOP 10.

Primeiro banner personalizado do blog foi feito em 2011! Misericórdia...
Eu sei, terrível! Mas lembro com muito carinho que foi uma das primeiras tentativas de ilustração digital. Apanhava com o Photoshop e pegava dicas com a Joyce (Caixola), que, sempre paciente, me ajudou.

Ainda 2011, muito apegada no desenho da canequinha...
Apesar da mudança na tipografia e inserção de alguns desenhos na composição, ainda fiquei um bom tempo apegada no desenho da canequinha. Você vai reparar que em alguns banners a seguir, a "Nane cupcake" ainda vai aparecer.

2012 - Troquei a imagem do topo na época em que queria ser mangaká.
Acho que em 2012 foi o período no qual mais consumi quadrinhos... Trabalhava como bolsista em projeto de pesquisa da universidade e juntava meus trocados para comprar material de desenho, e comprei meu primeiro estojinho aquarela em bisnaga Pentel, com 12 cores.

Nesta versão de banner, comecei a definir a identidade do blog em tons de azul.
O ano de 2012 durou 5 anos! Foi o ano mais produtivo da minha vida, quando fazia mil coisas e ainda sobrava tempo para fazer mais mil outras coisas: projeto de pesquisa, aulas, trabalhos, desenhos, quadrinhos, reuniões etc. Foram 59 postagens no blog neste ano, gente... só quem viveu, sabe.

Esse foi o meu primeiro "auto retrato" totalmente digital.

Passei a estudar estilos de pintura digital também.
Meu primeiro contato com mesa digitalizadora foi também em 2012, quando meu primo emprestou a Genius dele pra mim. Até então eu desenhava no papel, escaneava e tratava ou coloria no Photoshop.

Banner de 2013, quando quis estudar animação.
Finalmente 2013! Comecei a estudar algumas coisas sobre animação e o meio digital facilitava o processo de desenhos quadro-a-quadro. Não me aprofundei muito no assunto, pois nesse ano me graduei e logo ingressei no mercado de trabalho.

Esse topo ficou no blog por muito tempo (2013 - 2017).
O trabalho em agência me deixou sem tempo para viver dedicar a estudos pessoais, e consequentemente isso afetou a produção de postagens para o blog. Entre 2013 e 2014 retomei às técnicas tradicionais para desenhar no tempo livre e tive contato com os marcadores.

Banner criado em 2017 e ficou no blog até 2019.
O banner acima é um dos mais recentes. Lembro que as redes sociais estavam estourando nesse período e, consequentemente, a preocupação com direitos autorais de imagens. Quis fazer uma espécie de "carimbo" para colocar nas fotos postadas no blog para identificar a origem delas caso fossem compartilhadas por terceiros.

Chegamos ao banner atual.
A minha intenção com este banner foi trazer você para minha mesa de trabalho. Na imagem estão objetos que fazem parte do meu cotidiano e que de certa forma me representam. Continuo querendo aproximar as pessoas dos meus processos criativos e das descobertas, num bate-papo descontraído, tomando um cappuccino juntos.
A postagem ficou enorme, mas espero que tenham gostado. Preparei com muito carinho.
Qual versão de banner você lembra? Qual a sua preferida?
Me conta, gostaria de saber.
Até a próxima! o/