domingo, 24 de maio de 2020

Cor da embalagem X Cor da tinta

Quem nunca sofreu com a diferença entre a cor da tampa/tubo da canetinha e a cor real da tinta, que atire a primeira bolinha de papel! Pode acontecer com outros materiais também, mas geralmente o que mais prega peça são as canetinhas, tanto do tipo hidrocor quanto marcadores.

Adquiri recentemente um estojo de marcadores Magic Color com 12 cores para voltar a mexer com esse material. O preço é bem acessível comparado a outras marcas, e a tinta é bem forte, mas tem lá suas peculiaridades. Uma delas é que as cores das tampinhas nem sempre correspondem às cores verdadeiras da tinta, e pode acabar causando uma bagunça na hora da colorização. 

Tinta x cores das tampinhas.
Em algumas a diferença é gritante!

Já até fiz postagem compartilhando minha cartela de cor e folha de testes para ajudar a experimentar os materiais antes de usá-los, e hoje vou trazer uma nova dica para evitar erros. Vi essa solução observando a ilustradora Baks (Bárbara Fonseca) em um vídeo, no qual usa Magic Color para colorir um desenho.

Simples e sensacional: em uma das extremidades da caneta, ela colou uma etiqueta com a "cor real" do marcador. Senti um estalo na cabeça e me perguntei "como não pensei nisso antes?". Abaixo mostro passo a passo de como fazer.

Risquei as canetinhas em um papel branco, e depois recortei as tiras.

Usando fita adesiva transparente, colei as tiras correspondentes a cada caneta.

Gostei muito da ideia e pretendo fazer de pouco em pouco com outras canetinhas, e até mesmo com alguns lápis de cor. O resultado foi este:

Canetinhas devidamente etiquetadas.

Acredito que vai me ajudar bastante daqui pra frente, além das tabelas e dos testes, pois a consulta é mais imediata e agiliza o processo. Espero que tenham gostado!

Até a próxima! o/

6 comentários:

  1. I love this. さすがナネちゃんだな~

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa ideia. Eu vi uma moça que fez algo parecido. Ela comprou umas tabelas de plástico. Colocou numa argola. É nessa tabela ela colou as cores das copics. Menina eu endoidei. Farei essa ideia com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante essa ideia da tabela nas argolas para consultar. Tenho as minhas tabelas pra consulta de cores dos materiais dentro de uma pastinha, mas acho que facilita ainda mais ter a cor real grudada nas canetas também.
      Vou dar uma pesquisada nesse sistema que você falou!
      Obrigada pela dica, Silvia!

      Excluir
  3. Adorei a ideia! E fica bem bonito!

    ResponderExcluir